
Tempo viagens ICE vs VE
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Tempo viagens ICE vs VE
Desculpem a minha ignorância, ou então sou de outro planeta...
As minhas viagens em VE sempre demoraram mais do dobro do tempo que a mesma viagem em ICE.
Agora piorou para Monte Gordo pois tenho de fazer a maior parte do troço PCR Aljustrel - PCR de Loulé a 50km/h.
Lisboa - Porto em 4:30 horas? (descontando 1:30 de carregamento, dá 3:00)
Não no meu planeta.
Não havia o planeta Malm? Aparentemente também há o planeta PeMiFer.
As minhas viagens em VE sempre demoraram mais do dobro do tempo que a mesma viagem em ICE.
Agora piorou para Monte Gordo pois tenho de fazer a maior parte do troço PCR Aljustrel - PCR de Loulé a 50km/h.
Lisboa - Porto em 4:30 horas? (descontando 1:30 de carregamento, dá 3:00)
Não no meu planeta.
Não havia o planeta Malm? Aparentemente também há o planeta PeMiFer.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Em conversa recente:
Fulano: Gosto muito de elétricos, já experimentei a mota BMW, mas tenho medo que quando a bateria precisar de ser substituída não haja para troca.
Eu: (silêncio
) Na BMW não prevejo isso... (silêncio
) mas realmente na Renault já se passa isso em relação ao Fluence... 
Fulano: Gosto muito de elétricos, já experimentei a mota BMW, mas tenho medo que quando a bateria precisar de ser substituída não haja para troca.
Eu: (silêncio



- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Pedro, o teu carro tem pouca capacidade e carrega devagar. Logo demoras muito mais tempo.
Estava a falar-se de um Leaf 30kWh fazer Porto-Lisboa em não-sei-quanto-tempo. A 100km/h por exemplo, basta uma paragem, duas para lá chegar com alguma reserva.
Com as baterias actuais (Leaf2, Leaf 30kWh, ioniq, etc - e já não falando de Teslas) a diferença entre uma viagem de fumarolas e de VE, existindo, não é extraordinária.
Estava a falar-se de um Leaf 30kWh fazer Porto-Lisboa em não-sei-quanto-tempo. A 100km/h por exemplo, basta uma paragem, duas para lá chegar com alguma reserva.
Com as baterias actuais (Leaf2, Leaf 30kWh, ioniq, etc - e já não falando de Teslas) a diferença entre uma viagem de fumarolas e de VE, existindo, não é extraordinária.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Ainda recentemente fiz 316km Vendas Novas - Viseu com duas paragens de 20 minutos em 5H
Lisboa -> Monte Gordo são 332km podia apontar para o mesmo tempo (5 horas).
Se o Pedro leva quase 7 horas, a explicação pode estar no que o Bruno Alves escreveu.
Lisboa -> Monte Gordo são 332km podia apontar para o mesmo tempo (5 horas).
Se o Pedro leva quase 7 horas, a explicação pode estar no que o Bruno Alves escreveu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Bolas, essa bateria está pior do que eu pensava. Eu começo por fazer a 70km/h no morangwatt mas geralmente vou aumentando para 80-90 consoante as condições climatéricas e com A/C ligado. Sim, demoro certamente o dobro do tempo, sobretudo porque a carga em Aljustrel acaba por ser bastante mais demorada do que em qualquer outro PCR.pemifer Escreveu: ↑29 jun 2018, 15:18Desculpem a minha ignorância, ou então sou de outro planeta...
As minhas viagens em VE sempre demoraram mais do dobro do tempo que a mesma viagem em ICE.
Agora piorou para Monte Gordo pois tenho de fazer a maior parte do troço PCR Aljustrel - PCR de Loulé a 50km/h.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Ai sim? Porquê? Comigo não é. Cada qual seu planeta. Temos de partilhar mais.
Eu faço 3h para o Algarve. Fui seguindo primeiro as viajens que fazia o jfr2006 com o Leaf de 30 e, ainda que a 120km/h o Ioniq pareça ter vantagem, não me pareceu um carro com muito menos possibilidades. O i3 dizem que é eficiente e carrega rápido mas não sei quem é que está a fazer relatos de viagens longas...
A diferença deve ser aquela questão da resistência interna que diminuiu bastante no Leaf 30 e foi medida informalmente aqui no fórum. Menos resistência, menos calor, viagens mais longas.
Se quiseres ver e pagares a gasolina, eu levo-te a Aljustrel e ainda voltamos antes de almoço. Parece que estamos a andar de Tesla!
Esta frase saiu particularmente mal. Leaf de 24 menos 2 barras. Não 6h menos 2.
Eu faço 3h para o Algarve. Fui seguindo primeiro as viajens que fazia o jfr2006 com o Leaf de 30 e, ainda que a 120km/h o Ioniq pareça ter vantagem, não me pareceu um carro com muito menos possibilidades. O i3 dizem que é eficiente e carrega rápido mas não sei quem é que está a fazer relatos de viagens longas...
A diferença deve ser aquela questão da resistência interna que diminuiu bastante no Leaf 30 e foi medida informalmente aqui no fórum. Menos resistência, menos calor, viagens mais longas.
Se quiseres ver e pagares a gasolina, eu levo-te a Aljustrel e ainda voltamos antes de almoço. Parece que estamos a andar de Tesla!
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Eu vou detalhar. Leaf 30 a 100%, saída do centro do Porto com 2 adultos, 2 adolescentes (17 e 15) é um bebé (13meses) a bordo, mais bagagem respetiva. Velocidade de 100km/h em AE. Ao aproximar de Coimbra vi que não conseguiria chegar a Pombal mantendo aquele ritmo, assim saio em Coimbra para carregar no PCR de Coimbra. 22 minutos e saída a 86%. 1:55 já no papo. Continuação de viagem a 100km/h em AE. Paragem em Santarém pois o SOC restante não me permitiria chegar a Aveiras. 30 min à carga e já vamos em 3:30. Sigo para o Parque das nações onde chego após 50minutos e um total de 4:20. Na volta nem detalho porque os últimos 100km/h foram feitos com potência limitada, para mim isto não é forma de viajar, principalmente com compromissos marcados e o tempo escasso.rnlcarlov Escreveu: ↑28 jun 2018, 17:56Pouco mais de 4h30 levo eu de Lisboa ao Porto num clone de 16kWh. Mais ou menos a mesma coisa para o Algarve. Um leaf de 30kWh fará certamente em menos tempo (a menos que apanhem muita espera nos PCRs de AE)hmendes Escreveu: ↑27 jun 2018, 13:09Lisboa - Algarve não posso afirmar, mas Porto - Lisboa leva seguramente 4h30 num Leaf 30kWh, não considero um retrocesso, no entanto só o fiz uma vez e vos garanto que não faço outra. Nesse aspecto ainda há coisas a melhorar no VÊ no que diz respeito a viagens longas, não nos enganemos, todos gostaríamos de viajar à velocidade normal (120km/h) na autoestrada, sem prejudicar fortemente a autonomia...
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Obrigado pela partilha. Devíamos ter tópicos específicos para viagens grandes. Então temos uma velocidade média na casa dos 95km/h (assumindo 315km) e um consumo talvez na casa dos 50kWh, que dá uma média próxima de 16kWh/100km.
Eu não tenho Leaf, parece-me muito, mesmo com vento desfavorável. Temperaturas baixas? Aquecimento? Bichas?
Eu não tenho Leaf, parece-me muito, mesmo com vento desfavorável. Temperaturas baixas? Aquecimento? Bichas?
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
16kWh/100km é efetivamente a média marcada no computador de bordo nestas viagens. Este relato em particular foi em Abril, sem AC/Aquecimento, não chovia e sem trânsito, quanto ao vento não sei precisar, é coisa que nunca tomei sentido... Nem queromigle Escreveu: ↑30 jun 2018, 16:19Obrigado pela partilha. Devíamos ter tópicos específicos para viagens grandes. Então temos uma velocidade média na casa dos 95km/h (assumindo 315km) e um consumo talvez na casa dos 50kWh, que dá uma média próxima de 16kWh/100km.
Eu não tenho Leaf, parece-me muito, mesmo com vento desfavorável. Temperaturas baixas? Aquecimento? Bichas?

Reparem que continuo satisfeito, nós vendemos o único CI de 5 lugares da casa, tal é a confiança no Leaf, agora que este tipo de carros apresentam limitações nas grandes viagens apresentam. Já tenho feito mais vezes esta viagem e conto fazer mais, no entanto também já aluguei um CI e já fui com um CI emprestado, sempre em situações em que não estava à vontade com o timming.
Agora a pergunta que se impõe, voltarei a comprar CI? Não, jamais, o próximo passo é adquirir o Leaf 60 ou um equiparável a 2/3 anos, este em princípio também ficará cá por casa, pois em breve teremos mais um encartado. Entretanto ando à procura de um motociclo equivalente a 125 cá para casa.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Acho muito estranho que não consiga ir do centro do Porto até à AS de Pombal a 100km/h. 16kW.h/100km também me parece bastante, estaria vento de frente?
Mesmo assim, a 16kW.h/100km são 24kW.h para fazer os 150km até Pombal. Não estará a ser escondida muita capacidade? Tem o LS?
Mesmo assim, a 16kW.h/100km são 24kW.h para fazer os 150km até Pombal. Não estará a ser escondida muita capacidade? Tem o LS?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt