Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por OCasal » 05 jul 2018, 08:26


Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3454
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 05 jul 2018, 09:41

Pena é que no UK o volante é do lado oposto, senão poderia ser que alguns cancelamentos fizessem com que alguns carros viessem para cá.

Quando a Nissan fizer o restyle do Leaf2 (daqui a 2 anos) já deve vir com arrefecimento das baterias. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

anolsi
Mensagens: 208
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por anolsi » 05 jul 2018, 09:52

Atendendo às noticias, que tinha ouvido é provável que surja um Leaf 2019 já com isso (e com o pack maior)...

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por brunoa » 05 jul 2018, 09:56

Nonnus Escreveu:
05 jul 2018, 09:41
Quando a Nissan fizer o restyle do Leaf2 (daqui a 2 anos) já deve vir com arrefecimento das baterias. :idea:
Peço desculpas Nonnus, mas o controlo ativo de temperatura do pack de baterias deveria ter sido uma preocupação inicial na conceção do 1º Leaf.

Outros fabricantes assim o fizeram para pack de baterias bem mais pequenos e com químicas bem mais tolerantes.

Creio que a Nissan deve ser dos pouco fabricantes que não tem este controlo. (único e grave erro, no meu entender, que a Nissan não corrigiu com a chegada do 2.0
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por hmendes » 05 jul 2018, 10:04

brunoa Escreveu:
05 jul 2018, 09:56
Nonnus Escreveu:
05 jul 2018, 09:41
Quando a Nissan fizer o restyle do Leaf2 (daqui a 2 anos) já deve vir com arrefecimento das baterias. :idea:
Peço desculpas Nonnus, mas o controlo ativo de temperatura do pack de baterias deveria ter sido uma preocupação inicial na conceção do 1º Leaf.

Outros fabricantes assim o fizeram para pack de baterias bem mais pequenos e com químicas bem mais tolerantes.

Creio que a Nissan deve ser dos pouco fabricantes que não tem este controlo. (único e grave erro, no meu entender, que a Nissan não corrigiu com a chegada do 2.0
Concordo com o que dizes, mas ainda assim a Nissan consegue ter degradação média de baterias equivalente aos packs refrigerados, na minha opinião pessoal, a grande diferença efetiva é na limitação de potência por aquecimento (que é o assunto em causa :) )

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 05 jul 2018, 10:44

A degradação tema ver com o tratamento que damos às baterias, o facto de não ter arrefecimento limita o carro na carga e descarga, o que faz mesmo a diferença entre o ter ou não são estas limitações, a degradação será a mesma ou até menor, ou seja, num LEAf tens de carregar a metade da potência devido ao aquecimento, mas isto não faz degradar as baterias, antes pelo contrário, faz pior a carga rapida mesmo que tenha a temperatura controlada.
O LEAF tem caracteristicas, o pessoal só tem que optar por ele ou não vendo essas caracteristicas, não acho que seja depois da compra que vai investigar o seu comportamento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por OCasal » 05 jul 2018, 10:53

A polémica é precisamente por alegarem que não são informados sobre essa característica antes da compra do carro! Estamos a falar de publicidade enganosa apenas...

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 05 jul 2018, 11:00

Não são informados que o carro não tem arrefecimento de baterias?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por mafgod » 05 jul 2018, 11:13

A grande maioria compra sem saber detalhes técnicos... seja VE ou CI, ou outra coisa qualquer.

Quantos compram CIs e sabem os problemas/limitações dos filtros de partículas/FAP e afins?
Quantos de CI andam a passear os seus carros nas auto estradas para regenerar o filtro?
Será que foram informados?
Quando o cI está a regenerar o filtro, o consumo aumenta, os consumidores foram informados?

O Rapidgate é chato e pode ser limitativo, mas daí até ser considerado má fé.... vai um grande passo.

E os ZOE que estão a carregar com o AC ligado para as baterias, será que foram informados que a energia que estão a consumir, parte é para o AC?
Será que quando for a pagar, quem tem ZOE não vai ficar chateado por estar a consumir muito mais energia do que a que vai para as baterias, logo a média é alta?

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 05 jul 2018, 11:22

O aquecimento de baterias é comum a todos os EV, até a Tesla que aparentemente tem o melhor sistema de arrefecimento também pode ter limitações por temperatura alta das baterias.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”