
O calor e os VE
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O calor e os VE
Bom dia Verão escaldante.
Tenho visto dezenas e dezenas de carros parados na estrada devido ao excesso de calor.
Noutro forum também relatam semelhante fenomeno.
Como se teem portado os VE relativamente ao calor por estes dias ?
Tenho visto dezenas e dezenas de carros parados na estrada devido ao excesso de calor.
Noutro forum também relatam semelhante fenomeno.
Como se teem portado os VE relativamente ao calor por estes dias ?
- migle
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Re: O calor e os VE
O meu está na garagem. Isto não são dias para andar de carro. Acho que são mais resilientes do que as pessoas são.
Eu era para ter ido levar dois filhos a casa de uma avó e mudei os planos. Levo os amanhã que estará mais fresco.
Eu era para ter ido levar dois filhos a casa de uma avó e mudei os planos. Levo os amanhã que estará mais fresco.
- BrunoFonseca
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Re: O calor e os VE
Eu como ando mais à noite não tenho tido grandes constrangimentos.
Com o AC ligado gasta mais um pouco. Por outro lado, enquanto está à carga no PCR a climatização automática fica ligada que ajuda no caso de querer ficar dentro do carro
Com o AC ligado gasta mais um pouco. Por outro lado, enquanto está à carga no PCR a climatização automática fica ligada que ajuda no caso de querer ficar dentro do carro
Re: O calor e os VE
Eu tenho conduzido normalmente, sempre com AC (uso-o quase sempre, mesmo com temperaturas muito menos agressivas).
Se houve algum problema, o carro não se queixou e eu não dei por ele.
Se houve algum problema, o carro não se queixou e eu não dei por ele.
- mjr
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Re: O calor e os VE
Falhas catastróficas com o calor não conheço em VEs. Poderá haver alguma perda de funcionalidade por limitações térmicas na carga e na descarga (limitação de potência).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- migle
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Re: O calor e os VE
Pois, aquela coisa das ventoinhas de radiadores a trabalhar ao máximo em viagens grandes, a cruzar cordilheiras, a ouvirem-se mais do que o próprio motor, isso era no tempo dos carros com motor de combustão interna.
O mesmo com os travões. Na N1 espanhola, a descida de Vitória para San Sebastian, com duas faixas, os camiões circulam a 50km/h porque são quase os 100km em descida contínua. Os travões não aguentariam maior velocidade. Eu fiz o troço só com as patilhas de regeneração. O meu pé não foi ao travão uma unica vez, portanto esses também não aquecem.
Neste aspecto, robustez, resiliência, não há comparação.
PS Ainda não fiz o Marão, pelo IP4, mas suspeito que seja semelhante...
O mesmo com os travões. Na N1 espanhola, a descida de Vitória para San Sebastian, com duas faixas, os camiões circulam a 50km/h porque são quase os 100km em descida contínua. Os travões não aguentariam maior velocidade. Eu fiz o troço só com as patilhas de regeneração. O meu pé não foi ao travão uma unica vez, portanto esses também não aquecem.
Neste aspecto, robustez, resiliência, não há comparação.
PS Ainda não fiz o Marão, pelo IP4, mas suspeito que seja semelhante...
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Re: O calor e os VE
O meu anda ,quando tem de andar,seja com o° graus ou 40°.
Não vou deixar o carro na garagem ao fresco e eu vou a pé ao calor.Se degrada mais paciência, peças novas para mim é que não há

Não vou deixar o carro na garagem ao fresco e eu vou a pé ao calor.Se degrada mais paciência, peças novas para mim é que não há


- migle
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Re: O calor e os VE
(eu alterei planos de viagem por causa das pessoas, não do carro, bem entendido...)
Em relação ao calor produzido por o carro fazer um grande esforço, é preciso ter em conta que a bateria e todas as ligações eléctricas estão dimensionadas para um esforço muito maior: que é o do carregamento. Não há nada que se compare, nem subir o Marão em velocidade com atrelado, aos 45kW continuamente durante meia hora do carregamento. Nada esgota a bateria tão rápido quanto ela carrega. Por isso é que estamos sempre a falar no carregamento e só nos preocupamos com o arrefecimento da bateria nesse contexto. Ao pé disso, subir montanhas para um VE é fichinha.
Em relação à questão do calor ser mau para a longevidade das baterias, aí o que interessa é o calor acumulado ao longo de toda a vida. Um dia de 45C, à partida não deve ter grande efeito. Embora o facto de uma pessoa viver no Arizona ou no sul de França em princípio tenha (digo sul de França como sítio ideal, porque o frio também é mau).
Em relação ao calor produzido por o carro fazer um grande esforço, é preciso ter em conta que a bateria e todas as ligações eléctricas estão dimensionadas para um esforço muito maior: que é o do carregamento. Não há nada que se compare, nem subir o Marão em velocidade com atrelado, aos 45kW continuamente durante meia hora do carregamento. Nada esgota a bateria tão rápido quanto ela carrega. Por isso é que estamos sempre a falar no carregamento e só nos preocupamos com o arrefecimento da bateria nesse contexto. Ao pé disso, subir montanhas para um VE é fichinha.
Em relação à questão do calor ser mau para a longevidade das baterias, aí o que interessa é o calor acumulado ao longo de toda a vida. Um dia de 45C, à partida não deve ter grande efeito. Embora o facto de uma pessoa viver no Arizona ou no sul de França em princípio tenha (digo sul de França como sítio ideal, porque o frio também é mau).
- pedromgs
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Re: O calor e os VE
O carro é para me servir... Rola tudo normal e que bom que é puder ligar o ac a distancia....
Nissan Leaf 03/2017
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Re: O calor e os VE
Sejam VE ou CI não devem apertar muito com eles em viagem..principalmente carros com alguma idade.
Se os mantiverem na garagem e dependendo da estrutra do tipo garagem eu deixaria o capo aberto e os vidros abertos...uma vez com um incendio nas redondezas o vidro da frente partiu completamente com excesso de calor (mercedes).
Se os mantiverem na garagem e dependendo da estrutra do tipo garagem eu deixaria o capo aberto e os vidros abertos...uma vez com um incendio nas redondezas o vidro da frente partiu completamente com excesso de calor (mercedes).