Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

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ruimegas
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Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por ruimegas » 05 abr 2011, 12:12

Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA
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"We knew long ago that the Nissan Leaf would not be capable of level three fast-charging from the get-go, and there's good reason for this, which we'll get back to in a bit. It's now been brought to our attention that many of those who are pre-ordering the Leaf are shocked to find out that fast-charging is optional. What may first look like an oversight by the company really isn't at all. Nissan simply failed to outline exactly why fast-charging is optional, so we'll do it for you.

You see, the J1772 standard for electric vehicle charging only applies to level one and two connectors, not level three. Currently, no standard for level three exists, though this will likely change soon. Nissan does not want to commit to a connector that may quickly become obsolete. This makes perfect sense to us, and once the level three standard is established, Nissan will install the optional port for those interested. Of course it's not gonna be free, but it should be a relatively low-cost option because the majority of the components needed for level three charging are already found in the Leaf.

Here's the answer to fast-charging straight from Nissan's FAQ section of the Leaf site. It's not very specific but does validate what we said above:
Q: How long does it take to charge?
A: Most people will charge it like a cell phone overnight at home. A full charge will take 8h on a 220/240V home charging station. A 480V quick-charging capability will eventually be available in many markets once a standard is set.
And here's Coloumb's take on level three charging, which points out the reasons why Nissan likely choose to make the connector optional:
There are currently no International standards for voltages and currents or connectors for plug-in vehicles; however, standards should come to fruition in the next few years. To achieve very short charging times, Level 3 chargers supply very high voltages (300-500VDC) at very high currents (100's of Amperes) directly to the plug-in vehicle battery. Chargers that range from 30kW to as much as 120kW exist today in prototype form.
As you can see, there are just too many variables to account for in regards to level three charging. So let's get a move on here and get that standard straightened out so that fast-charging can become commonplace and Leaf owners can fill up in 20 minutes or less. Thanks to Mark for the tip!"

Em: http://green.autoblog.com/2010/05/22/ni ... ional-why/
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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por RJSC » 05 abr 2011, 12:42

Pelo menos na Europa acho que está a ser mau o investimento em carregadores chademo.
Existe um standard desenvolvido na Alemanha que permite maior potência e usa electricidade trifásica, além de permitir a carga lenta e rápida num só conector.
Na Europa onde existe eletricidade trifásica em todo o lado deveria ser esse o standard adotado em todas as viaturas.

Falo deste conector (Mennekes):
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O chademo só se adequa a países com redes elétricas como a do Japão (onde foi criado) onde se distribui a eletricidade monofásica com 100V.

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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por mjr » 05 abr 2011, 13:00

RJSC Escreveu:Pelo menos na Europa acho que está a ser mau o investimento em carregadores chademo.
Existe um standard desenvolvido na Alemanha que permite maior potência e usa electricidade trifásica, além de permitir a carga lenta e rápida num só conector.
Na Europa onde existe eletricidade trifásica em todo o lado deveria ser esse o standard adotado em todas as viaturas.

Falo deste conector (Mennekes):
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O chademo só se adequa a países com redes elétricas como a do Japão (onde foi criado) onde se distribui a eletricidade monofásica com 100V.
Uma vez que com a carga rápida a tensão é aplicada directamente às baterias, qual é o princípio de funcionamento do standard alemão para utilizar tensão trifásica?
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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por RJSC » 05 abr 2011, 13:08

O princípio é utilizar o controlador do motor como carregador, usando o mesmo circuito que carrega a bateria na travagem regenerativa, só que em vez de ter como fonte de energia a tensão trifásica gerada pelo motor do carro utiliza a da rede.

É o processo que já a Tesla usa nos roadsters para carregar a 240V monofásico com 70A. No caso do roadster é monofásico porque o conector só tem 2 pinos para energia, já que nos EUA não há eletricidade trifásica em lado nenhum e eles nem se preocuparam com os que vendem na Europa.

É um processo muito mais inteligente e económico uma vez que quase não exige hardware adicional. Neste momento o leaf tem um carregador à parte na traseira e podia estar a utilizar o circuito da travagem regenerativa para o fazer. Parece-me uma daquelas manias da indústria automóvel estabelecida, tal como a insistência da Nissan (e da Ford no Focus EV) em meter uma bateria chumbo de 12V sem necessidade nenhuma.

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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por mjr » 05 abr 2011, 14:14

É de facto uma solução muito mais interessante!

Suponho então que a única razão para que exista um carregador separado do controlador do motor, no caso do LEAF, seja devido ao facto de este não suportar cargas a a partir de uma só fase. Estamos a falar de um volume e peso completamente desnecessários.

Não percebo como é possível um país com as dimensões dos EUA ter uma rede de distribuição em baixa tensão tão fraca, que nem sequer utiliza trifásico. A electrificação do parque automóvel é uma óptima oportunidade para investirem na rede.
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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por ruimegas » 05 abr 2011, 14:34

mjr Escreveu:É de facto uma solução muito mais interessante!

Suponho então que a única razão para que exista um carregador separado do controlador do motor, no caso do LEAF, seja devido ao facto de este não suportar cargas a a partir de uma só fase. Estamos a falar de um volume e peso completamente desnecessários.

Não percebo como é possível um país com as dimensões dos EUA ter uma rede de distribuição em baixa tensão tão fraca, que nem sequer utiliza trifásico. A electrificação do parque automóvel é uma óptima oportunidade para investirem na rede.
Pergunta de ignorante na matéria...possibilidade de adaptar a tomada Trifásica à tomada ChaDemo?
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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por RJSC » 05 abr 2011, 15:23

Sem um controlador de motor novo ou um carregador externo (enorme como os que estão na estrada) a fazer de adaptador não é possível, tinha que ter sido desenhado dessa maneira.

Foi um erro da indústria.
A mobi.e resolveu o problema, mas infelizmente com um custo elevado. Os carregadores rápidos da mobi.e já suportam chademo e carregamento com tensão trifásica direta, eles só têm que acrescentar o novo cabo e conector do outro lado do carregador assim que os veículos com o novo conector começarem a sair.
Esta informação foi dada por um engenheiro da EFACEC numa conferência sobre mobilidade elétrica o ano passado na Universidade de Aveiro.

Foi o preço que nós (estado) tivemos que pagar para permitir a montagem de uma rede de carregamento rápido com os veículos que existem no mercado nesta altura, que à exceção do Tesla Roadster são todos Japoneses (LEAF, iMiev e seus clones C-Zero e iOn).
Por causa dos Japoneses tivemos que desembolsar nos carregadores chademo... Nem quero saber quanto custou cada um, para não me dar uma coisa má. Considerando que um EVSE para casa custa 800€... Nem quero imaginar quanto desembolsámos pelos carregadores chademo.

Infelizmente desta vez a Europa não conseguiu impor os seus standards superiores de material e redes elétricas.

Entre isto e não ter carregadores rápidos para VE's venha lá o chademo, mas era muito melhor ter prevalecido o standard Europeu, que por acaso até a Tesla usa nos Roadsters com outro conector.

Quanto à Nissan não ter aproveitado o controlador para carregar, já não estranho nada.
Alías, penso que li em algures que os carregador interno do LEAF é "outsourced" de outra empresa, coisa até extremamente comum nos CI, por exemplo, o meu Renault Clio tem toda a eletrónica de controlo do motor da Delphi, mas por exemplo a Fiat já costuma usar eletrónica da sua subsidiária Magneti Marelli.
A Nissan não tinha necessidade nenhuma de um carregador à parte, assim como não tinha necessidade nenhuma de uma Bateria de Chumbo de 12V num Veículo construído de raiz para ser elétrico. São os vícios instalados na "velha" indústria automóvel e a se calhar a pressa para sair para o mercado.

Já vi equipamento eletrónico com 2 micro-controladores quando só um fazia a coisa (com muito mais trabalho a fazer o software é certo), e depois mais tarde vir uma versão 2 do produto mais barata e então só com um micro-controlador.

Esta exemplo parece passar-se com as Playstation's (apesar de ter 26 anos não jogo consolas e nunca tive nenhuma por opção, o dinheiro era concentrado no PC que dava para tudo).
Primeiro sai uma grande, feita com múltiplos chips separados e no ano seguinte vem a "slim" mais pequena e mais barata com os vários chips integrados dentro do mesmo circuito integrado.
E porque é que a Sony não produz já o chip com tudo integrado para as primeiras consolas? Há muita coisa na indústria que não faz sentido visto do exterior, mas para quem lá está que já têm vícios instalados até é normal
Última edição por RJSC em 05 abr 2011, 15:54, editado 1 vez no total.

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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por batalha » 05 abr 2011, 15:38

Que sistema têm os japoneses? Por cá, mesmo partindo do princio que teria de se fornecer DC para carregamentos rápidos, se fossem 400v mesmo que levasse mais 5min a carregar seria uma enorme economia!

RJSC
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Re: Porquê a tomada de carga rápida do Leaf opcional - EUA

Mensagem por RJSC » 05 abr 2011, 15:57

batalha Escreveu:Que sistema têm os japoneses? Por cá, mesmo partindo do princio que teria de se fornecer DC para carregamentos rápidos, se fossem 400v mesmo que levasse mais 5min a carregar seria uma enorme economia!
Os japoneses são ainda piores que os Americanos. Os Americanos já aumentaram para 120V, o máximo que conseguiam mantendo a compatibilidade com os equipamentos antigos, e os Japoneses ainda vão em 100V.
Li também que estão a estudar, em vez de passarem para 230V AC, passar a rede elétrica nacional para DC.

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