Aquisição de eléctrico
-
- Registado: 02 mar 2022, 08:51
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Aquisição de eléctrico
Bom dia. Sou utilizador diário de um veículo a combustão, sendo que a escadalada do preço dos combustíveis e os problemas associados a filtros de partículas e afins me tem feito equacionar a aquisição de um VE.
No entanto, as dúvidas são muitas e os receios alguns.
O meu perfil de utilização é de 24000 kms/ano. O meu dia-a-dia são 60/90 kms, essencialmente em estrada nacional, a uma velocidade comedida. Não sou muito de acelerar, conseguindo andar com o meu veículo a diesel com médias a rondar os 4l/100km.
Uma vez por outra, faço uma viagem Coimbra-Porto (tendo um outro veículo a combustão que poderia utilizar em vez de ir de VE). Anualmente, faço uma viagem ao Sul de Espanha e Algarve, sendo que para esta viagem não poderia utilizar o veículo a combustão, por falta de espaço para levar a bagagem. Bem sei que não comprar um VE por causa de uma viagem anual é uma parvoíce, mas tenho que arranjar uma forma de fazer a viagem.
A ideia seria carregar o VE na garagem, em tomada normal, tendo a possibilidade de iniciar a carga pelas 18h e só tendo que voltar a utilizar o carro às 8h do dia seguinte.
Outro factor que contribui para a indecisão é o facto de ter que pedir um crédito a 120 meses, receando o estado das baterias ao longo desse período de tempo e se ainda será possível responder às minhas necessidades diárias.
Por fim, a ideia passaria sempre por comprar usado, dado que o orçamento é limitado aos 22 000€.
Se puderem partilhar as vossas opiniões, agradecia.
um abraço
No entanto, as dúvidas são muitas e os receios alguns.
O meu perfil de utilização é de 24000 kms/ano. O meu dia-a-dia são 60/90 kms, essencialmente em estrada nacional, a uma velocidade comedida. Não sou muito de acelerar, conseguindo andar com o meu veículo a diesel com médias a rondar os 4l/100km.
Uma vez por outra, faço uma viagem Coimbra-Porto (tendo um outro veículo a combustão que poderia utilizar em vez de ir de VE). Anualmente, faço uma viagem ao Sul de Espanha e Algarve, sendo que para esta viagem não poderia utilizar o veículo a combustão, por falta de espaço para levar a bagagem. Bem sei que não comprar um VE por causa de uma viagem anual é uma parvoíce, mas tenho que arranjar uma forma de fazer a viagem.
A ideia seria carregar o VE na garagem, em tomada normal, tendo a possibilidade de iniciar a carga pelas 18h e só tendo que voltar a utilizar o carro às 8h do dia seguinte.
Outro factor que contribui para a indecisão é o facto de ter que pedir um crédito a 120 meses, receando o estado das baterias ao longo desse período de tempo e se ainda será possível responder às minhas necessidades diárias.
Por fim, a ideia passaria sempre por comprar usado, dado que o orçamento é limitado aos 22 000€.
Se puderem partilhar as vossas opiniões, agradecia.
um abraço
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Aquisição de eléctrico
Para o que descreve e orçamento, Ioniq 28kWh sem dúvida. Dentro do orçamento que dispõe, é o melhor carro para fazer viagens longas. Já tenho aqui relatadas várias viagens a atravessar Espanha, para a Andaluzia, Múrcia e Catalunha.
As baterias deste carro têm demonstrado ser muito robustas, com pouca degradação mesmo para carros com muitos milhares de kms.
As baterias deste carro têm demonstrado ser muito robustas, com pouca degradação mesmo para carros com muitos milhares de kms.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Subscrevo o que diz o rnlcarlov, parece um excelente candidato à aquisição de um Hyundai Ioniq 28.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Bem-vindo @ruiki !
Suponho que o carro usado para as viagens anuais seja o que queres trocar, certo? Supondo que o outro carro seja o mais pequeno da casa, não pode ser ao contrário?
O plafond, 22.000€, serve para comprar :
Os LEAF 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas a velocidade de carregamento em PCR é péssima e só piora com o calor e cargas sucessivas. Ou seja, além de encarecer o custo de carregamento em PCR, ainda prejudica os tempos de espera.
https://ev-database.org/car/1106/Nissan-Leaf
Os Renault ZOE 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas se te preocupa o espaço de bagagem...
https://ev-database.org/car/1077/Renault-Zoe-R90
Os BMW i3 94Ah fazem perto de 200km, têm bateria refrigerada, carregam a boa velocidade nos PCR e estão a provar ser fiáveis. Para os mais "assustados" há a opção REx (gerador a gasolina). A bagageira é mais pequena que no ZOE...
https://ev-database.org/car/1068/BMW-i3-94-Ah
Por fim os Ioniq 28kWh ... há relatos de fazerem mais de 150km, que facilmente chegam aos 200km de autonomia por carga. Carregam a boa velocidade em PCR, sem que isso mude com o calor ou cargas sucessivas. A fiabilidade está a provar-se ser alta.
https://ev-database.org/car/1057/Hyundai-IONIQ-Electric
P.S.:
Pessoalmente só faria um crédito de 120 meses para um Tesla... qualquer outro carro, mesmo que seja um BEV, não faria! Se estivesse na tua situação, trocava o carro mais pequeno da casa por um BEV "barato", para poder poupar nas deslocações diárias, tentando um crédito o mais pequeno possível.
Suponho que o carro usado para as viagens anuais seja o que queres trocar, certo? Supondo que o outro carro seja o mais pequeno da casa, não pode ser ao contrário?
O plafond, 22.000€, serve para comprar :
- Nissan LEAF 24kWh/30kWh/40kWh
- BMW i3 60Ah/94Ah (REx)
- Hyundai Ioniq 28kWh
- KIA e-Soul 27kWh/30kWh
- Renault ZOE 22kWh/40kWh (Q210/R240/R90/Q90)
- Volkswagen e-Golf 24,2kWh/35,8kWh
- outros com baterias mais pequenas ou menos conhecidos
Os LEAF 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas a velocidade de carregamento em PCR é péssima e só piora com o calor e cargas sucessivas. Ou seja, além de encarecer o custo de carregamento em PCR, ainda prejudica os tempos de espera.
https://ev-database.org/car/1106/Nissan-Leaf
Os Renault ZOE 40kWh conseguem fazer mais de 200km, mas se te preocupa o espaço de bagagem...
https://ev-database.org/car/1077/Renault-Zoe-R90
Os BMW i3 94Ah fazem perto de 200km, têm bateria refrigerada, carregam a boa velocidade nos PCR e estão a provar ser fiáveis. Para os mais "assustados" há a opção REx (gerador a gasolina). A bagageira é mais pequena que no ZOE...
https://ev-database.org/car/1068/BMW-i3-94-Ah
Por fim os Ioniq 28kWh ... há relatos de fazerem mais de 150km, que facilmente chegam aos 200km de autonomia por carga. Carregam a boa velocidade em PCR, sem que isso mude com o calor ou cargas sucessivas. A fiabilidade está a provar-se ser alta.
https://ev-database.org/car/1057/Hyundai-IONIQ-Electric
P.S.:
Pessoalmente só faria um crédito de 120 meses para um Tesla... qualquer outro carro, mesmo que seja um BEV, não faria! Se estivesse na tua situação, trocava o carro mais pequeno da casa por um BEV "barato", para poder poupar nas deslocações diárias, tentando um crédito o mais pequeno possível.
-
Desde já agradeço todas as respostas.
Respondendo às questões colocadas pelo zeuz, para trocar por um eléctrico com pouco uso, e atenta a retoma que me dão por um e outro carros, teria sempre que entregar o carro maior.
Dando à retoma o carro mais pequeno, teria sempre que ir para um eléctrico com mais uso e aí entro em terrenos que me assustam. Já vi Leaf's de 2013 ou 2014 a preços que poderia suportar. Mas farão os kms diários de que necessito? Efetivamente, o carro mais pequeno até precisa bem mais de ser trocado...Mas é como digo: a autonomia e o estado das baterias assustam-me.
Respondendo às questões colocadas pelo zeuz, para trocar por um eléctrico com pouco uso, e atenta a retoma que me dão por um e outro carros, teria sempre que entregar o carro maior.
Dando à retoma o carro mais pequeno, teria sempre que ir para um eléctrico com mais uso e aí entro em terrenos que me assustam. Já vi Leaf's de 2013 ou 2014 a preços que poderia suportar. Mas farão os kms diários de que necessito? Efetivamente, o carro mais pequeno até precisa bem mais de ser trocado...Mas é como digo: a autonomia e o estado das baterias assustam-me.
Pois esses Leafs de 2013 e 2014 é preciso ter alguma atenção, pois já são modelos muito antigos e a qualidade das baterias não é tão boa. No entanto nos mais modernos já não há grande razão para preocupação.
Se trocasse o pequeno, qual seria o orçamento?
Se trocasse o pequeno, qual seria o orçamento?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
8000/9000€, no máximo
Ok, por esse valor encontrei o Zoe (sem aluguer de baterias), Peugeot iOn e o Leaf. Só que o Leaf como é maior é capaz de não fazer sentido. O Peugeot iOn fica um bocado em conta com a autonomia. Portanto resta o Zoe, que mesmo com alguma degradação faz os 100kms com uma carga, com alguma facilidade.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Esses 8.000/9.000€ são mais concretamento o quê? Depois de vender o carro a combustão fica com esse valor para gastar sem recorrer ao crédito?
A questão é a seguinte, com um VE na ordem dos 15.000€ (ou até menos), já consegue fazer perfeitamente esses 60/90km/dia e os tais 24.000km/ano ( se carregar só em casa e com uma tarifa bi-hórário, com um custo a rondar os 0,10€/kWh), por cada 20.000km percorridos consegue facilmente uma poupança de 1.500€/ano em relação ao carro a combustão, portanto se tiver os 9.000€ e poder pedir +5.000€/6.000€ de financiamento, será uma questão de ver em quanto tempo passa a ganhar com a troca.
Este VE também poderá fazer as viagens Porto-Coimbra, sem grandes problemas, ficando só "limitado" pela ida ao Algrave e Espanha.
Em relação à questão de abdicar do carro principal, tudo depende também do seu valor na retoma, no entanto, num cenário de abdicar deste carro e não querer fazer a viangem mais longa de VE, há quem opte pela solução do aluguer de um carro a combustão para estar situações pontuais.