Consumo carro VS carregamento

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Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 14 fev 2024, 09:37

civic Escreveu:
14 fev 2024, 09:15
Sim, tens razão, de qualquer das formas não me parece que esse valor seja muito relevante em termos de eficiência, o SoC inicial e o final servirá mais para ver a linearidade desse valor, o que para baterias pequenas ainda se torna menos importante, na minha opinião. Mas é como diz o Nerusonu, é dificil saber esses valores sem o LEAFSPY, eu no i4 não tenho como o fazer, no car scanner só consigo ver a temperatura da bateria e nem sei se isso é fiavel.

Neruson. já alterei o valor. E mesmo assim houve qualquer coisa com esse carregamento, pois é completamente diferente do outro que tens, é só o dobro do desvio. ;)
Não faço ideia porquê mesmo. Para já não devo fazer outro DC tão depressa, mas quando fizer depois reporto.
Agora vai andar umas semanas só a AC provavelmente

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 14 fev 2024, 11:23

civic Escreveu:
14 fev 2024, 09:15
Sim, tens razão, de qualquer das formas não me parece que esse valor seja muito relevante em termos de eficiência, o SoC inicial e o final servirá mais para ver a linearidade desse valor, o que para baterias pequenas ainda se torna menos importante, na minha opinião. Mas é como diz o Nerusonu, é dificil saber esses valores sem o LEAFSPY, eu no i4 não tenho como o fazer, no car scanner só consigo ver a temperatura da bateria e nem sei se isso é fiavel.

Neruson. já alterei o valor. E mesmo assim houve qualquer coisa com esse carregamento, pois é completamente diferente do outro que tens, é só o dobro do desvio. ;)
No ID3 com o carscanner consigo ver mais de 200 sensores e os que estão no CB do carro dão a mesma informação, assim considero que a fiabilidade é elevada.
Agora só carrego na 6ªfeira, quando regressar a Portugal.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 15 fev 2024, 10:21

Tal como eu suspeitava, mesmo com o tempo mais quente (devia ter menos consumo) mas acelerando um pouco mais (nada de extremos, são apenas 30km em AE dos 80, e em vez de ir a 100 fui a 110/120) o desvio do display do carro vs tomada aumenta:


Leaf30 14/02/2024 - Temp bateria 27ºC - Temp Ambiente 17ºC - Odometro 145214
Distância 80.2km - Consumo Display 15.8 kWh/100km
Energia EVSE 17.1kWh - SOC 18-100%
Leafspy inicio 3.4kWh - LeafSpy final 18.4kWh (energia carregada na bateria pelo BMS: 15kWh)

A carga foi na mesma a 16A 1F, mas fazendo as contas o desvio entre display e tomada passa para 35%, ou seja, o consumo "da tomada" foi de 21.3kWh/100km quando no display o carro me engana com uns bonitos 15.8kWh/100km

Não tenho bateria para brincar muito, mas já consegui fazer uns 40km com o carro a marcar 20kWh/100km (seriam uns 8kWh), chegar a casa com 10% de bateria e carregar da tomada uns 16/17kWh. Isto a puxar mesmo por ele. Já estávamos na ordem dos 50% de desvio :shifty:

É isto que uma resistência interna muito elevada faz, e provavelmente uma bateria dimensionada para dar 30/40kW e o motor a puxar 80kW :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 10:36

Pois, as perdas por temperatura mudam todo o panorama. E olha que o desvio é bem maior do que dizes. ;)
Porque será que todos os EVSE marcam sempre a menos do que o real da ficha? vêm todos descalibrados ou é propositado?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 15 fev 2024, 13:32

Civic, entre 01/03/2022 e 26/11/2022 tenho 93 registos de carga, com:
kWh gastos
kWh carregados
temperatura no pack da bateria
SOC inicial
SOC final
tipo de carregador e potencia nominal (no caso dos PCN e PCR)
A informação dos kWh carregados e temperatura é fidedigna, retirada do carscanner, os SOC é do CB do carro, os kWh gastos em casa é do carregador do Apr e os da rua é das apps respectivas.

Estás interessado?

Entretanto olhando para a minha tabela já percebi porque ter o SOC é relevante, a eficiência acima de 80% é menor.
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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 13:44

pbaptista Escreveu:
15 fev 2024, 13:32
Civic, entre 01/03/2022 e 26/11/2022 tenho 93 registos de carga, com:
kWh gastos
kWh carregados
temperatura no pack da bateria
SOC inicial
SOC final
tipo de carregador e potencia nominal (no caso dos PCN e PCR)
A informação dos kWh carregados e temperatura é fidedigna, retirada do carscanner, os SOC é do CB do carro, os kWh gastos em casa é do carregador do Apr e os da rua é das apps respectivas.

Estás interessado?

Entretanto olhando para a minha tabela já percebi porque ter o SOC é relevante, a eficiência acima de 80% é menor.
Se conseguires enviar isso em Excel é porreiro, dá para comprar com os restantes. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 15 fev 2024, 13:58

civic Escreveu:
15 fev 2024, 13:44
pbaptista Escreveu:
15 fev 2024, 13:32
Civic, entre 01/03/2022 e 26/11/2022 tenho 93 registos de carga, com:
kWh gastos
kWh carregados
temperatura no pack da bateria
SOC inicial
SOC final
tipo de carregador e potencia nominal (no caso dos PCN e PCR)
A informação dos kWh carregados e temperatura é fidedigna, retirada do carscanner, os SOC é do CB do carro, os kWh gastos em casa é do carregador do Apr e os da rua é das apps respectivas.

Estás interessado?

Entretanto olhando para a minha tabela já percebi porque ter o SOC é relevante, a eficiência acima de 80% é menor.
Se conseguires enviar isso em Excel é porreiro, dá para comprar com os restantes. ;)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 16 fev 2024, 06:38

Energia reportada pelo carregador-- 19.28
Km percorridos-- 119
Consumo reportado pelo CB-- 14.3 kWh/100km
Percentagem adicionada et%(dos 45 aos 80)
Temperatura exterior 13°
Temperatura máxima do pack 16°
Velocidade máxima de carga 11kW
Carregador(wallbox Moon)
Odometro 52399


Complemento:
Energia reportada pela EEVEE 21.07

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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 17 fev 2024, 14:12

Primeiro registo:
16/02/2024
SOC partida:80% (CB)
SOC chegada:39% (CB)
Km saida:65268 (CB)
Km chegada: 65414 (CB)
km percorridos: 146 (CB)
Media/100: 19,7 kWh (CB)
KWh saida: 54,05 (ODB2)
kWh chegada: 25,48 (ODB2)
Media/100:19,6kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
PCR Villafranca de los Barros: potencia nominal 50kW
Eletricidade gasta: 37,25 kWh (app do posto)
Eletricidade carregada: 32,58kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Eficiência: 87%
temperatura exterior:13,5º (CB)
temperatura "media" da bateria:21,44º (calculada somando o valor da temperatura mais elevada com o valor mais baixo de temperatura das células, dividindo por 2, valores retirados do ODB2, via carscanner)
temperatura "inlet" bateria:17 (ODB2)
SOC saida:87% (CB)

Como podes ver o desvio da media de consumo entre o CB e os cálculos feitos com a informação do carscanner é 0,1, irrelevante diria eu.
Penso que eficiência foi afectada pelo facto de ter carregado até aos 87%, antes dos 80% a eficiência era cerca de 93%.
Apesar de o valor nominal ser 50kWh, o posto indicava que estava a carregar a 47,31kWh e o carro indicava que estava a ser carregado a 44/45 kWh, oscilava entre esses dois valores.
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pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 17 fev 2024, 14:57

2º carregamento

17/02/2024
SOC partida:87% (CB)
SOC chegada:17% (CB)
Km saida:65414 (CB)
Km chegada: 65750 (CB)
km percorridos: 336 (CB)
Media/100: 14,2 kWh (CB)
KWh saida: 58,05 (ODB2)
kWh chegada: 10,78 (ODB2)
Media/100:14,1kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Casa: potencia nominal 6,9kW
Eletricidade gasta: 25,13 kWh (leitura do carregador, via telegram )
Eletricidade carregada: 22,48kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Eficiência: 89%
temperatura exterior:18º (CB)
temperatura "media" da bateria:15,5º (calculada somando o valor da temperatura mais elevada com o valor mais baixo de temperatura das células, dividindo por 2, valores retirados do ODB2, via carscanner)
temperatura "inlet" bateria:15 (ODB2)
SOC saida:50% (CB)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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