Gráfico com base nos dados de vendas do site
EV Sales. Agrupei arbitrariamente os PHEV em "Base" e "Premium" cabendo na 2ª categoria todos os BMW's (excepto o 225xe),Mercedes, VW Passat, Outlander, Porche e Volvos, Audi Q7 e A8. (detalhe de vendas
aqui). Em 2017 existiram 102 veículos que o site EV Sales não discriminou e não classifiquei.
Conclusões:
1) O crescimento tem sido exponencial (no sentido matemático do termo...), sendo que de um crescimento de 50% em 2016 passamos para 126% para 2017. Não me parece irrealista ambicionar 10.000 veículos vendidos em 2018
2) A quota foi PEV foi de 1,9%, mas já de 3,2% em dezembro. Pensar em quotas de 5% em 2018 é algo não irrealizável.
3) Sei que muitos discordam, mas a autonomia é um fator decisivo para massificação do uso dos veículos elétricos. Não foi por acaso que o mais vendido este ano foi o que oferecia mais autonomia (excluindo os Teslas)
4) O mercado PHEV está totalmente distorcido pelos incentivos fiscais empresariais, servindo essencialmente a BMW e Mercedes fazerem carros especialmente para este fim. Vejamos o que aconteceu este ano: 352 BMW330, 327 BMW530e, 215 Mercedes C350e, 219 Mercedes GLC350e, 147 Passats GTE, 118 Volvos V60. As vendas de PHEV de segmento equivalente ao um zoe ou leaf são muitos mais modestas, por exemplo a Volkswagen vendeu o dobro de Passats GTE em relação a Golfs GTE. Algo devia ser feito para rever a forma como estes incentivos são dados, pois a não ser que em 2018 estas pessoas passem a comprar Teslas S, vamos continuar com este estado de coisas, com vendas de PHEV "Premium" na casa dos 3-4 mil veículos em 2018, com muito pouca utilização da vertente elétrica.
5) 2018 vai ser um ano dominado pelo Nissan Leaf, simplesmente porque será o melhor carro, sabendo-se que os concorrentes anunciados como o Tesla Model 3 só chegaram em 2019. Não acho irrealista o Leaf vender 3000 unidades em 2018.
6) Também o próximo ano apesar poder novamente ter crescimentos à volta de 120%, vais ser o último ano antes da explosão de 2019. Basta ver o que vai acontecer nos EUA este ano com o Model 3. Se Musk vender meio milhão de carros como quer, temos 100% de certeza que a massificação elétrica vai começar. Com a quantidade de modelos de carros elétricos anunciados para final de 2018,2019 e 2020, a revolução vai finalmente trinfar. Sempre me considerei como um utilizador desta 2ª geração e será finalmente nessa altura que comprarei um.