Azeitão-Faro
Azeitão-Faro
Com um susto pelo meio, e algumas surpesas, lá consegui chegar ao Algarve!
Partida de Azeitão com o carro completamente carregado ás 6H00. Decidi fazer novo carregamento em Setúbal pois, sendo a minha primeira grande viagem, estava com algum receio.
Saida de Setúbal ás 6h50, tendo feito um misto de estrada nacional e alguns kms de auto-estrada, para no total usar o caminho mais curto: 137km; nada que me assusta-se pois já tinha conseguido melhores autonomias. Algo correu mal, e não sei bem o quê, pois a 60km de Beja começo a ver que se calhar ia ser apertado... chego a Beja já entrado profundamente na reserva e não consígo descobrir aquele que era o meu posto preferencial, por ser mais perto! Sigo para outro, ligeiramente mais afastado onde chego com 7 km!!!! Azar! embora pareça funcionar, não tem mostrador;está apagado!
Com muita paciência e usando os bips como referência introduzi código, mais as outras informações para carregamento; ao fim de três tentativas e para meu alívio lá consegui iniciar o carregamento.
Início do carregamento em Beja: 9h45; término ás 15h50.
ok. já percebi que chegar a Faro (147km), não vai dar! decidi, pois ir a Albufeira á procura do tal posto misterioso num estacionamento público....
Queria ir por São brás, mas depois deste susto, pensei ir por Castro Verde, A 2 e Albufeira. (124km).
Inicio a viagem com muitos cuidados e por razões que desconheço, embora tenha reduzido a velocidade média, começo a notar que talvez, talvez consiga chegar a Faro sem fazer outro carregamento...
Tendo este troço corrido bem, chego ao fim da A2 e noto que consigo chegar a Faro; acabo por chegar ao destino ás 18h15 com..... 52km ainda de autonomia........!!!!!!!! ou seja: feitas as contas dá 145km efectuados mais os 52, total de 197km!!! nem queria acreditar e para dizer a verdade. nem sei como consegui estender a autonomia. Talvez o ter mantido uma velocidade média baixa...
Em Faro não consegui carregar no posto junto á estação, mas tive mais sorte com o da marina que estava a funcionar bem.
Hoje aproveitei para fazer um dia de praia ...em Albufeira para testar o tal posto de carregamento no P5. Efectivamente existe, é de carregamento lento através duma vulgar tomada doméstica; mas dá para desenrascar! Pagamos é estacionamento :€ 1.2/hora. E atenção que existe uma forte probablidade de o lugar estar ocupado por um ci.
Amanhã vou testar o do forum Algarve.
Quando regressar vou tentar meter algumas fotos.
Também achei que a subida da serra, embora por auto-estrada, não lhe trouxe um consumo exagerado.
Partida de Azeitão com o carro completamente carregado ás 6H00. Decidi fazer novo carregamento em Setúbal pois, sendo a minha primeira grande viagem, estava com algum receio.
Saida de Setúbal ás 6h50, tendo feito um misto de estrada nacional e alguns kms de auto-estrada, para no total usar o caminho mais curto: 137km; nada que me assusta-se pois já tinha conseguido melhores autonomias. Algo correu mal, e não sei bem o quê, pois a 60km de Beja começo a ver que se calhar ia ser apertado... chego a Beja já entrado profundamente na reserva e não consígo descobrir aquele que era o meu posto preferencial, por ser mais perto! Sigo para outro, ligeiramente mais afastado onde chego com 7 km!!!! Azar! embora pareça funcionar, não tem mostrador;está apagado!
Com muita paciência e usando os bips como referência introduzi código, mais as outras informações para carregamento; ao fim de três tentativas e para meu alívio lá consegui iniciar o carregamento.
Início do carregamento em Beja: 9h45; término ás 15h50.
ok. já percebi que chegar a Faro (147km), não vai dar! decidi, pois ir a Albufeira á procura do tal posto misterioso num estacionamento público....
Queria ir por São brás, mas depois deste susto, pensei ir por Castro Verde, A 2 e Albufeira. (124km).
Inicio a viagem com muitos cuidados e por razões que desconheço, embora tenha reduzido a velocidade média, começo a notar que talvez, talvez consiga chegar a Faro sem fazer outro carregamento...
Tendo este troço corrido bem, chego ao fim da A2 e noto que consigo chegar a Faro; acabo por chegar ao destino ás 18h15 com..... 52km ainda de autonomia........!!!!!!!! ou seja: feitas as contas dá 145km efectuados mais os 52, total de 197km!!! nem queria acreditar e para dizer a verdade. nem sei como consegui estender a autonomia. Talvez o ter mantido uma velocidade média baixa...
Em Faro não consegui carregar no posto junto á estação, mas tive mais sorte com o da marina que estava a funcionar bem.
Hoje aproveitei para fazer um dia de praia ...em Albufeira para testar o tal posto de carregamento no P5. Efectivamente existe, é de carregamento lento através duma vulgar tomada doméstica; mas dá para desenrascar! Pagamos é estacionamento :€ 1.2/hora. E atenção que existe uma forte probablidade de o lugar estar ocupado por um ci.
Amanhã vou testar o do forum Algarve.
Quando regressar vou tentar meter algumas fotos.
Também achei que a subida da serra, embora por auto-estrada, não lhe trouxe um consumo exagerado.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Azeitão-Faro
Grande aventura. Claro que andar a velocidades baixas é fundamental para estender a autonomia. Ainda bem que decidiste recarregar em Setúbal. Eu provavelmente teria feito o mesmo, quando se faz uma viagem pela primeira vez há sempre surpresas. O facto de ser plano até à serra também te terá facilitado a tarefa, já que ainda são bastantes kms. Parabéns pelo feito. Na volta o consumo deverá ser bastante parecido, aconselho o mesmo ritmo até Beja (ou um bocadinho mais rápido) que pode ser aumentado com um carregamento em Albufeira. Entre Beja e Setúbal, pelos visto é aconselhável ir um bocadito mais devagar. Descer a média da velocidade de 80 Km/h para 60 Km/h deve estender a autonomia mais de 30 km. E manter a velocidade em valores constantes ajuda muito.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Azeitão-Faro
Muitos parabens Flyer
Re: Azeitão-Faro
Parabéns!
Eu prefiro fazer directo passando por Palmela: são menos kms e tem menos subidas.
Em Beja foi quase o "morrer na praia"!
O segundo trajecto é que parece impossível... desentorpeceu?
Quantas pessoas a bordo?
Atenção que o regresso é a subir!
Boas férias!
Eu prefiro fazer directo passando por Palmela: são menos kms e tem menos subidas.
Em Beja foi quase o "morrer na praia"!
O segundo trajecto é que parece impossível... desentorpeceu?
Quantas pessoas a bordo?
Atenção que o regresso é a subir!
Boas férias!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3475
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Azeitão-Faro
Grande Homem!
Assim é que as pessoas começam a ver VE's a circular pelo país!
Assim é que as pessoas começam a ver VE's a circular pelo país!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Azeitão-Faro
Parabéns Flyer! É de facto uma grande viagem e aventura para um VE com autonomia de 150-200km. Para ter uma ideia de porque quase não conseguiste chegar a Beja na primeira manga e depois até ao Algarve foi mais fácil, consegues indicar qual a velocidade média em cada um dos trajetos?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Azeitão-Faro
http://imageshack.us/a/img839/1927/img2131qv.jpgmjr Escreveu:Parabéns Flyer! É de facto uma grande viagem e aventura para um VE com autonomia de 150-200km. Para ter uma ideia de porque quase não conseguiste chegar a Beja na primeira manga e depois até ao Algarve foi mais fácil, consegues indicar qual a velocidade média em cada um dos trajetos?
http://imageshack.us/a/img580/7517/img2154r.jpg
http://imageshack.us/a/img254/2491/img2155cg.jpg
http://imageshack.us/a/img841/378/img2166d.jpg
Regresso a casa com saída de Faro, carregamento em Albufeira (no P1), e partida para Beja, onde cheguei ás 19h30.
Pausa para jantar e carregamento; saída á 1 da manhã com viagem directa para Azeitão onde cheguei ás 4.
Realmente penso que o susto na ida para o Algarve se deve a uma velocidade média mais alta (85 km/h). Embora na ida de Beja para Faro a redução de velocidade média não tenha sido muito drástica (70 km/h).Este regresso foi directo (150km) e ainda cheguei com 30 km de reserva, apesar de vir de luzes ligadas.
Aproveitei não haver trânsito de madrugada para manter uma velocidade média mais baixa (55 km/h).
Conclusão: viagens de longo curso são possiveis, embora muito demoradas e arriscadas, pois ficamos á mercê da "boa disposição" dos postos da mobi-e.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Re: Azeitão-Faro
Grandes fotos sim sr!
Deve ter dado show por essas bandas o carro!
Está muito bonito, parece ter mais autonomia que o meu Leaf, gostava de o ver no encontro de VN de Gaia!
Deve ter dado show por essas bandas o carro!
Está muito bonito, parece ter mais autonomia que o meu Leaf, gostava de o ver no encontro de VN de Gaia!
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Azeitão-Faro
100% de acordo com a tua conclusão. Mais uma vez o ditado "devagar se vai ao longe" nunca fez tanto sentido. O andar de I-MiEV, nesse aspeto, até é positivo, já que os outros não estranham tanto o carro ir tão devagar (devem pensar, pelo seu tamanho, que ele não anda muito mais que aquilo).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Azeitão-Faro
Pois.... só que na auto-estrada, por ir devagar fui diversas vezes confundido com a polícia; não é normal seguir a velocidade baixa com um carro daquele tamanho......Malm Escreveu:100% de acordo com a tua conclusão. Mais uma vez o ditado "devagar se vai ao longe" nunca fez tanto sentido. O andar de I-MiEV, nesse aspeto, até é positivo, já que os outros não estranham tanto o carro ir tão devagar (devem pensar, pelo seu tamanho, que ele não anda muito mais que aquilo).
para mais , na sexta, havia controle de radar á velocidade na A2.....
quanto á ida ao encontro no Norte, bem gostaria, mas precisaria de mais uns dias, que infelizmente não disponho.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X