VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

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noway
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VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por noway » 14 jun 2019, 13:43

Agora que se aproxima o período de férias para muitos de nós, para quem deixar o VE parado em casa... existe algum SoC aconselhado em que devemos deixar o dito de forma a minimizar a degradação?

Já se sabe que não devemos deixar o SoC nem muito baixo... nem muito alto... devemos então apontar para os 50% SoC ou existe alguma tensão média nas células Li-Ion recomendado para períodos de "repouso" prolongados?
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BrunoAlves
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por BrunoAlves » 14 jun 2019, 13:51

noway Escreveu:
14 jun 2019, 13:43
Agora que se aproxima o período de férias para muitos de nós, para quem deixar o VE parado em casa.
Fraquinhos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nem baixo nem alto. Aponta para os 50% e está tudo bem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por bpedrosa » 14 jun 2019, 13:57

noway Escreveu:
14 jun 2019, 13:43
Agora que se aproxima o período de férias para muitos de nós, para quem deixar o VE parado em casa...
No meu caso o ICE é que fica parado :) . Vou deixar quase seco, já me disseram que com o tempo a gasolina perde octanas... :lol:

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noway
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por noway » 14 jun 2019, 14:41

Vá... a viagem tem mesmo de ser pelo ar... senão era a electrões!
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por bpedrosa » 14 jun 2019, 15:19

noway Escreveu:
14 jun 2019, 14:41
Vá... a viagem tem mesmo de ser pelo ar... senão era a electrões!
A minha também é para uma ilha no Atlântico a cerca de 1000Km de Lisboa, mas o VE vai comigo... :)

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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por Apr » 14 jun 2019, 18:20

desliga a bateria de 12 que pode descarregar por causa do carwings.

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noway
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por noway » 14 jun 2019, 18:29

Mesmo no novo Leaf?
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por cfvp » 14 jun 2019, 20:45

Eu deixei o meu (Leaf 40kWh) 1 semana parado com 60% penso eu. Só perdeu 1% durante a semana e não tive problemas nenhuns quando voltei.
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por mjr » 14 jun 2019, 21:15

Eu deixo sempre entre 20 e 30% de SOC. Regra geral quanto menos melhor, mas há depois o risco de durante o tempo inativo a bateria se descarregar para níveis perigosos, além que não é prático chegar a casa e o carro estar sem carga.

Nas baterias mais antigas era uma situaçao mais crítica pois mesmo a 20% de SOC a tensão nas células era acima de 3,7V. Atualmente nas químicas NMC para 50% de SOC a tensão anda pelos 3,6V, pelo que não há grande ganho em deixar a menos de 50%. O que degrada a bateria quando parada são as reações parasitas, que dependem da temperatura e da tensão da célula, ambos de maneira exponencial.
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Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?

Mensagem por Apr » 15 jun 2019, 11:35

noway Escreveu:
14 jun 2019, 18:29
Mesmo no novo Leaf?
O novo Leaf continua a ter bateria de 12V, por isso os cuidados deverão ser os mesmos.

No meu caso particular já tive situações variadas, já deixei o meu leaf mk2 2 semanas parado e encotrei-o no estado em que o deixei, mas também ja aconteceu apanhar a bateria de 12V descarregada apos algumas semanas parado e acho que a culpa foi minha porque abusei do carwings.

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