Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
Mensagens: 415
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 10 fev 2020, 09:10

Outra questão que não apontam soluções é no caso do cabo do posto de carregamento ficar preso.

Em minha opinião existem duas situações distintas e não apenas uma. A primeira é quando o carro fica preso ao posto de carregamento. A segunda é quando o cabo fica preso mas o carro não.

Na primeira situação não tenho solução alternativa.

Mas na segunda solução, acho que deviam ter outra solução do que ficar 4 horas à espera. Eu preferia que a responsabilidade de devolução do cabo ficasse da parte do OPC, que me tinha de enviar no espaço de 2 dias e entretanto davam-me algum crédito na fatura para fazer carregamentos em PCR em caso de necessidade.

Com esta solução, se acontecesse esta situação (cabo preso, mas carro livre), depois de falar com o Call centre a reportar a avaria e eles não conseguirem libertar o cabo, podia seguir imediatamente à minha vida em vez de ficar ali umas quantas horas à espera.

Se por algum motivo o cabo desaparecesse ou ficasse danificado, o OPC teria de dar um cabo novo com as mesmas características (comprimento, tipo de fichas, mono/trifásico).

O que acham ? Têm outras sugestões ?

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por kony76 » 10 fev 2020, 09:17

caz Escreveu:
10 fev 2020, 09:10
Outra questão que não apontam soluções é no caso do cabo do posto de carregamento ficar preso.

Em minha opinião existem duas situações distintas e não apenas uma. A primeira é quando o carro fica preso ao posto de carregamento. A segunda é quando o cabo fica preso mas o carro não.

Na primeira situação não tenho solução alternativa.

Mas na segunda solução, acho que deviam ter outra solução do que ficar 4 horas à espera. Eu preferia que a responsabilidade de devolução do cabo ficasse da parte do OPC, que me tinha de enviar no espaço de 2 dias e entretanto davam-me algum crédito na fatura para fazer carregamentos em PCR em caso de necessidade.

Com esta solução, se acontecesse esta situação (cabo preso, mas carro livre), depois de falar com o Call centre a reportar a avaria e eles não conseguirem libertar o cabo, podia seguir imediatamente à minha vida em vez de ficar ali umas quantas horas à espera.

Se por algum motivo o cabo desaparecesse ou ficasse danificado, o OPC teria de dar um cabo novo com as mesmas características (comprimento, tipo de fichas, mono/trifásico).

O que acham ? Têm outras sugestões ?
O problema nesta tua sugestão é a habitual má fé.

Reporta-se cabo preso sem estar, leva o cabo embora e depois vai dizer que o cabo desapareceu e que têm de lhe dar um novo!

Deveria era de haver em cada município equipas preparadas para a manutenção e reparação dos postos de carga que pudessem acorrer rapidamente ao locar e resolver o problema.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por frankesousa » 10 fev 2020, 09:54

O cabo preso ter uma multa pesada faz com que os OPC implementem medidas para isso não acontecer.

Seja comprar PCN bons, seja manutenção dos mesmos, seja alterações de firmware dos postos para garantir que o cabo não fica preso (relembro que há muitas maneiras de ficar com o cabo preso em diversos PCN diferentes).

Deve haver muitíssimos poucos cabos presos por real avaria do mecanismos. E os acontecimentos por falha total de energia podem ser facilmente evitados com recurso a baterias de backup nos postos para alimentar a gestão


Quanto ao carro ficar preso ao postos isso não existe (ou melhor, nunca é um problema do PCN ou da rede) é sempre porque o carro está a prender o cabo indevidamente e por isso é responsabilidade do UVE. Não fala e muito bem disso nos regulamentos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

caz
Mensagens: 415
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 10 fev 2020, 10:17

Sim, mas ficar 4horas à espera não me parece solução. Relativamente às fraudes os PCN conseguem detectar o cabo. Em falha de corrente devem libertar o cabo

Acho a multa exagerada 100€ por cada hora de atraso ????

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 10 fev 2020, 11:22

caz Escreveu:
10 fev 2020, 10:17
Acho a multa exagerada 100€ por cada hora de atraso ????
A questão é: porque diabo é a MobiE a receber o valor da multa?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 415
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 10 fev 2020, 14:37

BrunoAlves Escreveu:
10 fev 2020, 11:22
caz Escreveu:
10 fev 2020, 10:17
Acho a multa exagerada 100€ por cada hora de atraso ????
A questão é: porque diabo é a MobiE a receber o valor da multa?
Concordo contigo, quem deveria receber é o desgraçado do UVE que sofreu com o problema.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por Erbium » 10 fev 2020, 15:05

As penalidades vão ser aplicadas baseando-se no quê? Queixas dos utilizadores?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 10 fev 2020, 16:04

Os OPC não devem concordar com estas cláusulas propostas pela Mobi.e. Vão argumentar que é de difícil controlo, sujeita a fraudes, etc.

O facto do dinheiro ir para a Mobi.e, e sendo a Mobi.e uma empresa pública, não me choca. Para o utilizador é de mais difícil implementação face ao risco de fraude.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por Nonnus » 10 fev 2020, 16:55

mjr Escreveu:
10 fev 2020, 16:04
O facto do dinheiro ir para a Mobi.e, e sendo a Mobi.e uma empresa pública, não me choca. Para o utilizador é de mais difícil implementação face ao risco de fraude.
+1

O zé tuga arranjava logo maneira de tirar um ordenado ao fim do mês :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por Erbium » 10 fev 2020, 17:18

Iam aparecer gajos a correr os postos avariados para reportar e ganharem o dinheiro? Isso era mau? Os opc's iam ter os postos todos 6*... :lol:

Responder

Voltar para “Carregamento”