Regulamento da Mobilidade Elétrica
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Esta também é gira:
"1 - Numa situação em que ocorra uma avaria na comunicação do ponto de carregamento do OPC com o Sistema de Gestão da EGME, o OPC deve repor as condições normais de funcionamento no prazo máximo de 72 horas, a contar do momento em que toma conhecimento da ocorrência."
Sendo os cartões de dados fornecidos pela MobiE, como é que os OPC podem assumir uma responsabilidade se o motivo da quebra pode (e é o mais provável que seja) ser o mau funcionamento dos cartões/rede móvel.
Sempre defendi que os cartões de dados deveriam ser da responsabilidade dos OPC. Assim evitava um custo adicional da MobiE e colocava os OPC a poderem fornecer a totalidade da solução (responsabilizando-se pela mesma).
"1 - Numa situação em que ocorra uma avaria na comunicação do ponto de carregamento do OPC com o Sistema de Gestão da EGME, o OPC deve repor as condições normais de funcionamento no prazo máximo de 72 horas, a contar do momento em que toma conhecimento da ocorrência."
Sendo os cartões de dados fornecidos pela MobiE, como é que os OPC podem assumir uma responsabilidade se o motivo da quebra pode (e é o mais provável que seja) ser o mau funcionamento dos cartões/rede móvel.
Sempre defendi que os cartões de dados deveriam ser da responsabilidade dos OPC. Assim evitava um custo adicional da MobiE e colocava os OPC a poderem fornecer a totalidade da solução (responsabilizando-se pela mesma).
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
O mais interessante é que os cabos podem ficar presos por falha do sistema da Mobi.E
Isso é que vai ser faturar… quanto mais mmmmm fizerem maior vai ser o lucro
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- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Nesse caso a culpa não poderia ser atribuída ao OPC, acho que é o básico do direito. E não acho que o mais provável seja uma falha de 72 horas na rede móvel... Bloqueios nos postos, por exemplo, são uma das principais razões de falta de comunicação.caz Escreveu: ↑11 fev 2020, 00:24Esta também é gira:
"1 - Numa situação em que ocorra uma avaria na comunicação do ponto de carregamento do OPC com o Sistema de Gestão da EGME, o OPC deve repor as condições normais de funcionamento no prazo máximo de 72 horas, a contar do momento em que toma conhecimento da ocorrência."
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
A minha experiência é que resolver avarias de cartões de dados (em operadores nacionais) pode demorar muito mais que 72 horas... e é preciso estar sempre em cima da linha de apoio para resolver o problema.
- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Em 72 horas há mais que tempo para substituir o cartão. Não me parece um problema real.
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- BrunoFonseca
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Há mais um RME em discussão?
A falta de estabilidade da regulamentação afasta o investimento. É analogo a fazer investimentos em zonas de conflitos.
Mais: penalizações para os OPC por tudo e por nada também irá afastar o investimento.
1) os OPC suportam a maior parte do investimento
2) os OPC suportam todo o risco do negócio
3) os OPC têm que pagar multas
Quem é que irá ter interesse em ser OPC?
A falta de estabilidade da regulamentação afasta o investimento. É analogo a fazer investimentos em zonas de conflitos.
Mais: penalizações para os OPC por tudo e por nada também irá afastar o investimento.
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3) os OPC têm que pagar multas
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- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Este é um complemento ao anterior, não é um novo RME.
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- BrunoFonseca
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Mesmo assim mantém válidas todas as premissas do meu comentário anterior.
- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Não é falta de estabilidade, faltava era regular esta parte.
Parece-me muito simplista assumir que os OPC suportem todo o risco do negócio. Quem fatura aos clientes finais é o CEME e caso o cliente final não pague, a sua (CEME) obrigação de pagar ao OPC o serviço de carga não desaparece. Além de certamente outros riscos que eu por não ser conhecedor do mercado de compra de eletricidade por grosso não conheço mas que com certeza existem.
Além de que normalmente a maior fatia do rendimento é, regra geral, para os OPC.
Tendo em conta a proliferação atual de OPCs e de postos em instalação e colocados em funcionamento eu não diria que não é um negócio apetecível.
Parece-me muito simplista assumir que os OPC suportem todo o risco do negócio. Quem fatura aos clientes finais é o CEME e caso o cliente final não pague, a sua (CEME) obrigação de pagar ao OPC o serviço de carga não desaparece. Além de certamente outros riscos que eu por não ser conhecedor do mercado de compra de eletricidade por grosso não conheço mas que com certeza existem.
Além de que normalmente a maior fatia do rendimento é, regra geral, para os OPC.
Tendo em conta a proliferação atual de OPCs e de postos em instalação e colocados em funcionamento eu não diria que não é um negócio apetecível.
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
O problema é que o custo de mudar um cartão da MobiE, custa mais dinheiro do que pagar um cartão durante muitos anos. Adicionalmente, não sei qual o tempo que a MobiE leva a resolver os problemas dos cartões com a operadora de telecomunicações.