Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2586
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 24 jul 2020, 15:47

E depois recebe-se coisas destas no email:
Imagem

Por este andar não vai ser só o pessoal da gasolina/gasóleo a ir abastecer a Espanha! :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1302
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 24 jul 2020, 16:41

alexmol Escreveu:
24 jul 2020, 15:47
E depois recebe-se coisas destas no email:

Por este andar não vai ser só o pessoal da gasolina/gasóleo a ir abastecer a Espanha! :D
Esqueces-te da parte importante para este forum (devem ser a maioria dos VEs daqui penso eu)
2020_07_24_16_39_15_Window.png
2020_07_24_16_39_15_Window.png (26.27 KiB) Visto 1909 vezes
(Nota: Não sei se nós portugueses podemos ativar esse desconto, mas já vou descobrir porque já enviei para lá o pedido :D )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por kony76 » 24 jul 2020, 16:55

frankesousa Escreveu:
24 jul 2020, 16:41


(Nota: Não sei se nós portugueses podemos ativar esse desconto, mas já vou descobrir porque já enviei para lá o pedido :D )

Podemos ativar. Eu já o tenho activado.

É só mandar para la os documentos que eles pedem. Depois mandam um e-mail a confirmar que o desconto está aplicado à nossa conta. A partir daí os carregamentos passam a custar metade. Ou seja 15c/kw em PCR.

Ainda não testei, mas creio que o vou fazer em
Breve.

cfvp
Mensagens: 1659
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 24 jul 2020, 22:47

rimsilva Escreveu:
24 jul 2020, 11:49
O que eu quis evidenciar é que há mais VE's além dos referidos Zoe's que "não" podem usar PCRs porque é mais caro do que os (já muito caros) PCNs.

Não me choca que seja um pouco caro, para um plug-in usar um posto de 22 kW. No entanto, não deveria ser para um posto de 11, 7,4 ou 3.7 kW.

É um contracenso que o Estado esteja a conceder beneficios para a compra de plug-ins e depois permita que aconteça esta situação, A atividade privada é importante, mas ainda estamos numa fase de arranque da ME.
Se há gente a comprar plug-ins apenas para andar a "gasolina", este nivel de preços, só vem "legitimar" o pensamento dessas pessoas.

Em minha opinião, apesar de ser um contracenso, num futuro próximo serão lançados cada vez mais modelos plug-ins do que 100% electricos, por isso, será importante que os preços dos PCNs sejam revistos.
Ok, os plug-ins não podem usar PCRs pelo preço, mas como eu disse se o preço dos PCNs for igual ou mais caro que a gasolina quem é que se vai sujeitar aos PCNs quando pode por gasolina em 2min e andar centenas de kms?

Claro que há o fator ambiental e as pessoas deviam ter isso em conta, mas ao mesmo tempo é difícil justificar um carregamento nessas condições. Além de que acredito que muitos plug-ins são vendidos por causa dos incentivos do estado e não propriamente pelo fator ambiental. Também acredito que muitos que comprem um plug-in o carreguem em casa, no dia-a-dia e nas viagens mais longas metam combustível. Caso contrário não estou a ver qual o benefício de optar por um plug-in, se não podem ligar à ficha. É que ao contrário de um BEV moderno, que tem autonomia de mais de 200km, um plug-in com a baixa autonomia teria que ir muito mais vezes aos PCNs, o que facilmente poderia-se tornar inconveniente e daí acabarem por meter combustível, mas se é para isso mais valia um hibrido normal, digo eu.

Relativamente ao estado controlar esta situação dos postos já era pedir muito :lol:, mas sim a rede devia ter sido melhor planeada, tanto na parte do tipo de postos, mas especialmente o local dos mesmos. De qualquer forma, na minha opinião, o estado não deveria beneficiar plug-ins, porque estes podem andar a vida toda a gasolina.

Pois quanto ao futuro não sei, mas tendo em conta a autonomia cada vez maior dos BEVs e o preço a manter-se ou reduzir-se, é provável que os plug-in comecem a desaparecer.
BrunoFonseca Escreveu:
24 jul 2020, 12:04
Quanto aos pcn de 22 e poucos VE conseguirem utilizar o posto em pleno, é o mesmo tema dos postos de 150kW.

Os novos VE estão a ser dotados de carregadores internos cada vez com mais capacidade.
Vejam o caso fo futuro (novo) Nissan que terá como opcional carregador interno AC 22 kW.

Faz sentido que havendo agora um investimento, este nao se torne obsoleto no curto prazo.

Agora podem questionar : "ah e tal os pioneiros com VE mais antigos é que vão pagar a factura".
Não sei se será assim, por 2 motivos:
1) os pioneiros nunca dependeram da rede de carregamento (se assim fosse possivelmente hoje ainda andavam a queimar fosseis)
2) os pioneiros também tiveram oportunidade de carregar muitos kWh de forma gratuita

Agora é pensar no futuro.
Isso nem tem comparação. Quantos postos de 150kW temos cá? E agora quantos de 22kW? Pois... No futuro como será? Não sei, logo veremos, mas não acredito que seja tudo postos de 150kW. Mas mesmo que sejam eu não vejo problema nisso e ter que pagar mais num posto desses, porque é um posto rápido, valoriza-se o tempo. Agora onde estão os PCNs lentos? Também fazem falta, a meu ver, para carregamentos noturnos ou durante as horas de trabalho ou outra atividade qualquer que demore várias horas, tipo jantar e cinema :mrgreen:.

O novo Nissan ainda nem saiu e tirando esse, o Zoe e se calhar uns poucos Teslas, não há mais nenhum que use os 22kW. Mas mesmo que todos os novos a partir de agora tivessem 22kW, como já disse os PCNs lentos são úteis em algumas situações. Agora se são viáveis financeiramente pois isso parece que não, com o nosso modelo, mas de qualquer forma estou a falar do nosso ponto de vista, como utilizadores.

Não podemos só pensar no futuro e esquecer quem está para trás. Aliás até de um ponto de vista de negócio isso nem faz sentido. Idealmente devemos tentar fazer uma transição gradual, apesar de que, como já disse, PCNs de 22kW em todo o lado não é a solução, mas pronto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 25 jul 2020, 19:28

Já fui vendo alguns preços dos PCNs velhinhos da efacec.
Os que ficaram para a KLC têm isto:

Imagem

Bem, pelo menos não é ao tempo. Mas fiz as contas na miio e sai mais barato o carregamento rápido no Lidl.... :roll:

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 25 jul 2020, 19:45

É um bom preço para quem necessite de carregar enquanto está estacionado, evitando assim de se deslocar de propósito ao PCR!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2020, 20:33

Lá está, dá cerca de 0,6cts/min :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 25 jul 2020, 21:23

BrunoAlves Escreveu:
25 jul 2020, 20:33
Lá está, dá cerca de 0,6cts/min :shock:
Estás a falar do quê? como é que é 60 cent? são 10 cent kWh somando o calor do CEME deve variar dos 26 -30 cent.

É um pouco exagerado, sobetudo para o posto que é, mas mais uma vez só vem demonstrar que o grande problema deste perço está na existência de um CEME...

cfvp
Mensagens: 1659
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 25 jul 2020, 21:30

rimsilva Escreveu:
25 jul 2020, 21:23
Estás a falar do quê? como é que é 60 cent? são 10 cent kWh somando o calor do CEME deve variar dos 26 -30 cent.

É um pouco exagerado, sobetudo para o posto que é, mas mais uma vez só vem demonstrar que o grande problema deste perço está na existência de um CEME...
Também não percebi inicialmente, mas depois cheguei à conclusão que é o valor ganho pelo OPC. De facto estes postos não são muito rentáveis para os OPCs, mas ainda assim fiquei um pouco desiludido com o preço final que vai ficar para o utilizador. Se estes lentos vão ficar assim nem quero imaginar os de 22kW. :|

Qual é o posto já agora? Talvez seja por ser um posto muito usado?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2020, 21:35

Exactamente isto ;) É a rentabilidade do OPC, já que o resto depende do CEME.
Mesmo com o valor ridículo para o dono do posto continua a ser caro para o utilizador :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”