Curioso por saber qual a vantagem do modelo da ME face a estas situações...
Limitação das fichas de carregamento
Re: Limitação das fichas de carregamento
- 
				hdcr
 - Mensagens: 72
 - Registado: 25 mar 2021, 13:36
 - Data de fabrico: 29 set 2015
 - Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
 - Localização: Espinho
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
APR obrigado pela disponibilidade, mas sou de Espinho 
 
Logo à noite testo noutro PCR visto que a policia estava na fronteira!
 
Em relação às cargas acho mal que se cobre ao minuto num posto onde depois a potencia não é a anunciada.. no meu caso levou a um acrescimo do preço em 33%. Entendo que seja o mercado, mas todos os operadores estão a optar pelo mesmo e já parece os combustiveis em que o preço é igual ao centimo..
Sei que ainda existem alguns postos de carregamento ao kwh (são poucos) mas acho que são os que mais se colocam junto/justo para o consumidor.
Não deveria haver uma percentagem minima de pcn a 3.7kw com pagamento pelo consumo dos kwh. Já nem falo dos acima de 22kWh.
			
									
									
						Logo à noite testo noutro PCR visto que a policia estava na fronteira!
Em relação às cargas acho mal que se cobre ao minuto num posto onde depois a potencia não é a anunciada.. no meu caso levou a um acrescimo do preço em 33%. Entendo que seja o mercado, mas todos os operadores estão a optar pelo mesmo e já parece os combustiveis em que o preço é igual ao centimo..
Sei que ainda existem alguns postos de carregamento ao kwh (são poucos) mas acho que são os que mais se colocam junto/justo para o consumidor.
Não deveria haver uma percentagem minima de pcn a 3.7kw com pagamento pelo consumo dos kwh. Já nem falo dos acima de 22kWh.
- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Qual foi o posto onde carregou a 30kW no máximo? É preciso esclarecer se foi uma limitação pelo posto ou pelo carro, nesta fase do campeonato não é admissível que um posto anuncie 50kW e não os consiga fornecer, cobrando ao minuto. Se assim for, aconselho uma queixa à ENSE, idealmente com o testemunho de outro UVE que não tenha conseguido carregar (perto) à potência máximo do posto.
A propósito desta questão, como sabem alguns PCUR tem limitação de potência e de corrente máxima, sendo o caso mais paradigmático o PCUR da Repsol no Porto, que pode fornecer até 160kW, mas está limitado a 200A de corrente. Isto faz com que em todos os VE em circulação exceto o Porsche Taycan a potência de carga máxima seja de 80kW (400V x 200A), mas o tarifário está ajustado aos 160kW, ou seja 0,24€/min. Como resolver esta situação? Cobrar por energia é uma solução, com os problemas que já sabemos. Eu pessoalmente não gosto.
			
									
									A propósito desta questão, como sabem alguns PCUR tem limitação de potência e de corrente máxima, sendo o caso mais paradigmático o PCUR da Repsol no Porto, que pode fornecer até 160kW, mas está limitado a 200A de corrente. Isto faz com que em todos os VE em circulação exceto o Porsche Taycan a potência de carga máxima seja de 80kW (400V x 200A), mas o tarifário está ajustado aos 160kW, ou seja 0,24€/min. Como resolver esta situação? Cobrar por energia é uma solução, com os problemas que já sabemos. Eu pessoalmente não gosto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- 
				FullElectric
 - Mensagens: 1169
 - Registado: 29 jan 2014, 19:39
 - Data de fabrico: 01 abr 2011
 - Capacidade bateria: 49,5 Ah
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Penso que querias dizer 0,24€/min
			
									
									
						- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Sim, 0,24€/min! Obrigado, já corrigi.
			
									
									Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rnlcarlov
 - Mensagens: 2323
 - Registado: 16 jun 2015, 18:08
 - Data de fabrico: 04 mai 2011
 - Capacidade bateria: 41.1 Ah
 - Localização: Lisboa
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Penso que não é só o do Porto. O de Oeiras também não está limitado a 200A?
Quanto a PCRs de 50kW que nunca dão essa velocidade, um dos da área de serviço de Alcochete é do pior, pois nem a 20kW chega às vezes. O da 2ª circular sentido A1 também está limitado, a 40kW devido a avaria do equipamento. Se bem que de momento nenhuma carga DC está a funcionar neste posto, logo não está a apanhar nenhum incauto.
			
									
									
						Quanto a PCRs de 50kW que nunca dão essa velocidade, um dos da área de serviço de Alcochete é do pior, pois nem a 20kW chega às vezes. O da 2ª circular sentido A1 também está limitado, a 40kW devido a avaria do equipamento. Se bem que de momento nenhuma carga DC está a funcionar neste posto, logo não está a apanhar nenhum incauto.
- LuisG
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 1031
 - Registado: 24 nov 2016, 09:57
 - Data de fabrico: 24 mar 2017
 - Capacidade bateria: 83,89 AHr
 - Localização: Alenquer
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Confirmo! Quando carreguei em Grândola, não passou dos 30kw, e não era pela temperatura da bateria! Em Alcacer, tenho carregado à velocidade esperada.Nonnus Escreveu: ↑28 mar 2021, 02:02Pode haver uma limitação do posto. O meu carro nos PCR de Grândola e de Vendas Novas não consegue carregar a mais de 30kW. Embora o meu carro devido a degradação já não carregue como antigamente, o que é certo é que no PCR do Continente em Évora durante alguns minutos carregou a acima dos 40kW. Isto leva-me a crer, que sim, há postos que estão limitados, o que prejudica o consumidor. Pagamentos ao minuto em que o carro não aproveita toda a potência do carregador interno...
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
						Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- 
				hdcr
 - Mensagens: 72
 - Registado: 25 mar 2021, 13:36
 - Data de fabrico: 29 set 2015
 - Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
 - Localização: Espinho
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Fiz novo carregamento dos 15% aos 80% em 23min em outro posto, o posto em questão em que tive o carregamento sempre nos 30kW foi o PCR - 0005 Ovar (Zona industrial).
Continuo com a duvida em relação ao carregamento da minha ficha chademo. Não fiz o carregamento com o miio e assim não tive acesso ao grafico do carregamento.
			
									
									
						Continuo com a duvida em relação ao carregamento da minha ficha chademo. Não fiz o carregamento com o miio e assim não tive acesso ao grafico do carregamento.
- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
Entretanto pelo que vi no FB alteraram o preço do PCUR do Porto para 0,12€/kW.h, com 0,15€ de ativação. De facto como estava só um incauto ou com um Porsch€ é que lá carregaria...mjr Escreveu: ↑28 mar 2021, 19:00Qual foi o posto onde carregou a 30kW no máximo? É preciso esclarecer se foi uma limitação pelo posto ou pelo carro, nesta fase do campeonato não é admissível que um posto anuncie 50kW e não os consiga fornecer, cobrando ao minuto. Se assim for, aconselho uma queixa à ENSE, idealmente com o testemunho de outro UVE que não tenha conseguido carregar (perto) à potência máximo do posto.
A propósito desta questão, como sabem alguns PCUR tem limitação de potência e de corrente máxima, sendo o caso mais paradigmático o PCUR da Repsol no Porto, que pode fornecer até 160kW, mas está limitado a 200A de corrente. Isto faz com que em todos os VE em circulação exceto o Porsche Taycan a potência de carga máxima seja de 80kW (400V x 200A), mas o tarifário está ajustado aos 160kW, ou seja 0,24€/min. Como resolver esta situação? Cobrar por energia é uma solução, com os problemas que já sabemos. Eu pessoalmente não gosto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- 
				jfr2006
 - Mensagens: 2510
 - Registado: 26 nov 2014, 12:18
 - Data de fabrico: 31 out 2016
 - Capacidade bateria: 82.34Ah
 
Re: Limitação das fichas de carregamento
A velocidade de carregamento no Leaf depende bastante da idade das baterias, SOH, HX e temperatura. Num Leaf de 2015 não esperes atingir os 50kW por muito tempo..só um bocado na fase inicial e depois é sempre a descer...  
 

			
									
									
						Qual PCUR do Porto?

