Fenómeno "estranho"

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Responder
jfr2006
Mensagens: 2506
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Fenómeno "estranho"

Mensagem por jfr2006 » 07 nov 2017, 14:10

Há bocado estava a fazer uma carga rápida no PCR de Coimbra (que como sabemos está limitado a 36~38kW de potência), quando ainda mesmo antes de chegar aos 80% a potência de carga começou a cair. Foi a primeira vez que tal me aconteceu, até porque geralmente só lá para os 90% é que começo a notar diminuição de velocidade neste PCR.

Seria porque as baterias nem sequer passaram dos 26º?

Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por mjr » 07 nov 2017, 16:16

Pode ser a temperatura ou ele estar a subestimar o SOC. Tens ideia como estariam as tensões no fim da carga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2506
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por jfr2006 » 07 nov 2017, 17:41

No fim da carga (quando chegou aos 89% com que saí de lá), estavam entre os 4.086V e os 4.095V

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por mjr » 07 nov 2017, 17:51

Fico inclinado para que tenha sido a temperatura, ainda hoje o meu acordou com 4 barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2506
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por jfr2006 » 07 nov 2017, 18:50

Amanhã vou ter de fazer uma viagem mais longa.. logo confirmarei se voltar a acontecer ;)

jfr2006
Mensagens: 2506
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por jfr2006 » 08 nov 2017, 17:01

Bem..confirma~se que era uma questão de temperatura. Hoje carreguei no PCR da área de serviço de Antuã/Estarreja e foi sempre a 45~48kW quase até aos 80%:

Imagem

Agora anda aí é outro fenómeno de pessoal a comentar no electromaps que os PCR estão limitados a x kW (valores muito baixos), quando na verdade deve ser é a bateria que já tem alguma degradação e limita a potência de carga :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fenómeno "estranho"

Mensagem por mjr » 09 nov 2017, 08:14

Sim, também já notei esse problema. As pessoas esquecem-se que quem controla a carga é o carro e não o posto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”