Consumer’s Union: EVs cost a lot less per mile

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Consumer’s Union: EVs cost a lot less per mile

Mensagem por OCasal » 14 dez 2011, 11:42

Bom dia!

Relativamente à afirmação feita anteriormente sobre a sobrevida dos módulos de baterias, julgo ser importante rectificar o seguinte. A sua duração está directamente relacionada com o número de vezes que são carregados e descarregados. Assim, quanto mais quilómetros fizermos, menos anos vão durar.

A Nissan estimou que ao fim dos 100.000 quilómetros haverá uma diminuição da capacidade da bateria em cerca de 80%, sendo que, já há utilizadores em Portugal com cerca de 20.000 quilómetros efectuados, muito antes de serem lançadas baterias com mais autonomia (previsível para 2014), estarão a necessitar de mudar alguns módulos!

Já não estando protegidos pela garantia (que termina aos 100.000Km), não vos assusta o facto da Nissan vos ir cobrar o preço que quiser, para por as módulos que só eles produzem?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Consumer’s Union: EVs cost a lot less per mile

Mensagem por mjr » 14 dez 2011, 12:52

A degradação gradual da capacidade não se resolve trocando alguns módulos. É todo o pack que tem de ser substituído. Os módulos só são trocados no caso de haver alguns módulos individuais com um valor significativo de menor capacidade que os restantes. Há para isso um procedimento descrito no manual de serviço.

Dito isto, penso que esse valor dos 80% ao fim de 5 anos ou 100000km (ou 8 anos /100000 milhas como indicam nos EUA) até nem é muito mau, embora acredite que até possa ser melhor. Como já indiquei há malta nos EUA com mais de 40000 km e ainda não notam qualquer redução na capacidade da bateria. Daqui a 6 meses o ruimegas já vai ter 40000km e podemos ver se ele nota alguma coisa 8-)

Há uma maneira muito fácil de ver a capacidade do pack. Basta deixar o carro descarregar completamente até turtle e depois medir o consumo de energia para o carregar. Já o fi uma vez e gastei 25 kW.h. Em Julho de 2012 voltarei a medir esse valor (1 ano depois e com uma temperatura ambiente semelhante).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”