Ajuda

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
oliveira
Registado: 30 out 2014, 14:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 0 Ah

Re: Ajuda

Mensagem por oliveira » 31 out 2014, 16:00

Tenho feito imensas contas num investimento a 5 anos. Ou seja, depois desse período o carro teria 150 mil km.
A escolha acertada seria gastar 15000€ no VE o que ainda é impossível na compra de novo.
Talvez em Janeiro caso os incentivos sejam aprovados no orçamento de estado.
Mesmo assim continuo com duvidas quanto às baterias. Para este uso de cerca de 30000 km/ano é melhor comprar as baterias ou alugar durante este período? No caso da compra a garantia cobriria tal uso?

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 31 out 2014, 16:09

oliveira Escreveu:...Mesmo assim continuo com duvidas quanto às baterias. Para este uso de cerca de 30000 km/ano é melhor comprar as baterias ou alugar durante este período? No caso da compra a garantia cobriria tal uso?
A garantia da Nissan para o pack neste caso, acaba aos 100.000Km.
O aluguer não garante nada. Mesmo nas outras marcas no caso do aluguer, ninguém sabe quando ou se substituem a bateria quando ela degradar.
Até hoje ainda não consegui idealizar nenhum cenário onde o aluguer seja favorável.
No seu caso a carregar no trabalho, com 100.000Km o pack estará mais que pago. Todos os Km a mais são agradável poupança líquida...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 01 nov 2014, 01:17

Este ano a minha presença pela cidade mais alta foi drasticamente diminuída. Tenho ido uma vez por semana apenas, mas daqui ate ao final do ano há-de arranjar-se um rendezvous. Ate pode ser num posto mobi.e.

Sobre essa viagem, apenas uma vez fui da Guarda até ao h2o hotel (bem depois da Covilhã).
No regresso pretendia parar para jantar na Covilhã, mas acabamos (4 pessoas) por seguir diretos para a Guarda pela estrada nacional. Chegou e sobrou.
A ida foi pela A23.
Com esse ponto de carga intermédio, e´ como já foi dito: perfeito. É usar e gozar o carro.

E então com o "agente conservante das baterias" local (frio, muito frio...), então mais perfeito fica o retrato. Força nisso.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

oliveira

Mensagem por oliveira » 01 nov 2014, 14:55

Analisando os preços do aluguer de baterias que a Renault propõe, acho que não compensa mesmo!
Os valores aumentam consoante o num de km anuais que se fazem. Neste caso para 30000 km/ano o aluguer fica em 142€/mês durante 3 anos = 5112 €
O VW E-up vai para os 23000€ com o desconto da casa + o incentivo de 4500€ baixaria para o 18000€ choradinhos, novo e já com as baterias. Com uma entrada de 8000€ o resto daria uma mensalidade de 200€ a 3 anos com valor residual de 3000€.
Parece-me a melhor opção, mas se calhar estou a sonhar alto demais, uma vez que ainda ninguém sabe como vão funcionar estes incentivos para os VE que já não têm ISV na aquisição.

Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 01 nov 2014, 15:59

Segundo o que li na fiscalidade verde, os incentivos vão funcionar dessa forma, assim como funcionaram anteriormente. O aluguer de baterias não justifica de forma nenhuma, porque além de ficar muito mais caro, não dá qualquer garantia extra. Se o objectivo é gastar o mínimo possível num carro novo, parece-me que a melhor opção é o up, no entanto é uma classe muito inferior ao leaf. Existem 3 níveis de equipamento no leaf, o intermédio que é o acenta, mesmo com o incentivo ficaria por 31/32 mil €

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Mensagem por psi20 » 01 nov 2014, 20:20

Ola tb sou da guarda e tenho um prius 3g. Provavelmente ja me deves ter visto pois tem um autocolante do forum prius pt na mala.
Quanto ao que questionas apenas quero acrescentar.
Porque nao importar? Tens zoes fluences ions a precos muito bons em franca.
Ou entao pq nao equacionar um plugin?

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 01 nov 2014, 22:19

O imiev não é o mais barato de todos novo? Talvez seja uma boa aposta. Como se compara o miev com o e-up? Assim de cabeça há a questao do carregamento rápido chademo vs CCS (que ainda nao existe) e o imiev tem gestao ativa da temp das baterias e o e-up nao sei.

Eu experimentei um primo (ION) e gostei muito dele. E claro que há a possivel vantagem de adquirir um usado por um valor bastante mais baixo, já que é um carro com alguns anos de mercado.

oliveira

Mensagem por oliveira » 02 nov 2014, 22:07

As opiniões e sugestões de todos têm sido bastante importantes para reflectir no que fazer em breve. Um obrigado desde já a todos os que têm participado.
O VE a adquirir, quer seja novo/usado/importado só o vou comprar em Janeiro/Fevereiro de 2015.
A propósito sou proprietário de uma Nissan Vanete de 88 já muito cansada e até era engraçado troca-la pelo Leaf num encontro de gerações tão diferentes :lol:
Por isso com a Vanete já saco os 4500€ na compra de VE novo 8-) para os que ainda não estão informados das propostas da fiscalidade verde.

Agora uma curiosidade que talvez devesse publicar no separador "eu vi"
Tenho uma amigo tuga na California onde os apoios aos VE são outra conversa. O governo dá 7500$ para abater no valor do IVA.
Se não o quiser comprar esse valor pode ser usado pelo concessionário como desconto e adquirir o VE em leasing.
A titulo de exemplo um Ford Focus electric http://www.ford.com/cars/focus/trim/electric/ (que nunca entrou no nosso mercado) foi adquirido em leasing com uma entrada de de 2000$ e valor mensal do leasing de 180$ durante 36 meses. Depois desse período logo decide se adquire o VE ou o troca por outro novo mantendo o leasing. Com o receio das baterias parece-me melhor opção trocar novamente por um novo e manter o Leasing.
A viatura faz um percurso semelhante ao meu entre Santa Cruz e San Jose com montanha. Dantes o moço gastava 250$ em galões de gasolina num CI velho, agora gasta no VE 180$ leasing + 40$ de electricidade e não tem revisões astronómicas dos CI e anda sempre de carro novo.

Mas em Portugal ainda não chegaram opções destas :(

oliveira

Mensagem por oliveira » 02 nov 2014, 22:20

Não expliquei bem a ajuda nos VE na California.
O governo dá 7500$ a abater no IVA mais 2500$ no valor do carro = 10 mil $.
Fica aqui o exemplo de leasing sacado do site do Ford Focus electric.
Alguém conhece opções de leasing nos VE por terras Lusitanas?
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 02 nov 2014, 23:56

Ui California....aquilo aquece e bem!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion