Apresentação Sparrow

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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pemifer
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por pemifer » 28 mai 2016, 16:29

Olá, bem vindo!
A unica ajuda que te posso dar, em relação à compra, é que o Orlando ofereceu-me um por um preço mesmo bom.
Duvido que na Europa consigas arranjar por melhor preço.
Pergunta-lhe.
Acabei por optar por importar eu mesmo mas ainda não sei se vou ficar a ganhar ou não.

sparrow
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por sparrow » 29 mai 2016, 17:49

obrigado a todos.

hoje fui alimentar o "bichinho" a dar uma volta no Leaf do Mafgod!

o carro correspondeu em absoluto às minhas expectativas. com os €€€s que posso gastar vai ter de ser um carro dessa geração que vou adquirir. os MK2 estão muito mais caros do que aquilo que eu posso despender.

@Mafgod Obrigado mais uma vez pelo test drive!

sparrow
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por sparrow » 03 jun 2016, 20:39

como estou a tentar comprar um carro eléctrico decidi olhar para a instalação eléctrica cá de casa para ver como será depois o carregamento...

aqui parte do quadro principal da casa onde se vê o disjuntor de saída para a garagem...

https://goo.gl/photos/pWXQr7zdYJHNG5yY8

pelo que eu percebo sai 16A para o quadro da garagem.

aqui o quadro da garagem...

https://goo.gl/photos/BiedfKH1xhsPQB3Q7

pelo que eu percebo, quer as tomadas, quer a iluminação está cada elemento protegido por disjuntores de 10A.

Sendo assim o máximo que vou poder usar para carregar o carro será 10A.

Certo?

Agora mais à frente... sabendo que eu na garagem só tenho o motor de abrir o portão e uma luz fluorescente, ambas as coisas normalmente desligadas pelo que não tenho nenhum consumo.... será que podia acrescentar no quadro um disjuntor de 16A e fazer a ligação para uma tomada CEE para carregar o carro a 16A?

Agradece-se opiniões técnicas fundadas!


EDIT: provavelmente até dispensaria a tomada CEE e faria uma wallbox caseira baseada em openevse, ligando um fio directo do quadro da garagem à wallbox.

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BrunoAlves
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por BrunoAlves » 03 jun 2016, 21:04

Em principio terás fio de 2,5mm^2. Dependendo do comprimento, não é muito. Mas é suficiente ;)
Convém é que te certifiques da secção.
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 14:08

2.5mm^2 nunca é perigoso a 16A seja qual for a distância. Onde foste buscar essa ideia rdias?
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por Apr » 06 jun 2016, 14:16

Uma alteração simples ao quadro da garagem e ficas com 16A prontos a consumir, por isso tens boas condições. Agora tens que escolher o carro que queres para ver se é possivel ter mais o se está bem assim.

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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por sparrow » 06 jun 2016, 16:49

O carro em princípio será um Nissan Leaf MK1

pelo que eu tenho lido o máximo que carrega é mesmo os 16A. por outro lado, aumentar para 32A também me levaria a ter de aumentar a potência contratada à EDP, pois tenho 6,9kVA o que não chega para os 32A.

por isso a minha ideia é mesmo acrescentar um disjuntor para 16A que ficava exclusivo para uma tomada CEE onde ligaria o EVSE.

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BrunoAlves
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2016, 18:11

Mas se conseguires comprar um EVSE de 32A regulável podes carregar por ex a 24A e aproveitar praticamente toda a tua potência instalada, manter a casa a trabalhar (desde que não ligues o forno enquanto carregas o carro :mrgreen: ) e carregar o carro 1,5x mais depressa que a 16A ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por sparrow » 06 jun 2016, 18:49

Mas o Nissan Leaf MK1 não carrega só a 16A?

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BrunoAlves
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Re: Apresentação Sparrow

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2016, 18:56

Não sei :( mas estava a assumir que pudesses carregar até 32. O meu só carrega a 16A mas tudo o que fizer e comprar será sempre a pensar no futuro ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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