Inferior a um Clio? Então, o Zoe é maior que o Clio, é mais alto, é mais espaçoso, tem uma bagageira maior e bem acima do habitual no segmento B. O Zoe está bem posicionado no segmento B e não poderia nunca haver motivo para o seu preço ser inferior (ainda que pudesse haver o desejo...).
O Twingo é um segmento A, um citadino, tem menos 40 e tal cm de comprimento. Pode haver aqui é uma ilusão de óptica: o Zoe sendo bem mais alto que um Clio, pode parecer mais pequeno.
Muito mais elevado? O preço base claro, neste momento 14669€. O preço base da versão diesel é 20235€ A diferença são 5566€. Como explicar? É que passar de 10€/100km para 8€/100km só permite recuperar o investimento extra ao fim de 278300km, e quantos Clios dCI fazem 278300km?
O preço base, 14669€ da versão de 75cv, uns dolorosos 56kW de potência e 120Nm de binário (pouco mais de metade da força do Zoe). Claro que passando para a versão de 90cv já temos os 140Nm de binário, e um preço base de 16201€. Só o dCI 90, com preço base de 21000€ a 24000€ consoante as versões, tem os 220Nm do Zoe.
O Zoe tem um preço obviamente competitivo com qualquer CI. Apesar das dificuldades que disse o BrunoFonseca, apesar do volume de produção do modelo ser mais baixo e acima de tudo dos seus componentes (o dCI que vai no Clio é o mesmo que vai no Nissan Qashqai, à parte injectores). É obra...