Reparação de módulos de bateria
Re: Reparação de módulos de bateria
Tens razão Ricardo, agora parece que já não dói tanto às pessoas o orçamento de 7k€! E até pode acontecer que, quem estava indeciso, acabe por tentar trocar por esse preço!
Ora, aproveitando este tópico, e para evitar criar um novo, vou colocar aqui as minhas dúvidas no carregamento do meu Leaf 40, na expectativa de poder vir a ser ajudado.
Faço carregamentos em casa, de noite, a 10A, o que para já tem sido suficiente.
As minhas questões prendem-se com a melhor forma de tratar a bateria. Tento andar entre os 20-80% como me foi inicialmente indicado, mas depois na prática nem sempre é fácil de cumprir, até porque pensava (ao contrário do que aqui foi discutido) que seria de evitar pequenas cargas (todas as noites, por exemplo).
No meu dia a dia, faço pequenas deslocações citadinas em 5 dias (Sab, Dom, Seg, Ter e Sex) e nos outros dois faço deslocações maiores. Na 4a faço sempre 100-110kms e na 5a 50-60kms. Ora o que andava a fazer era carregar de 3a para 4a a 80% e depois fazia 170 a 180 kms sem voltar a carregar (uma vez, na 5a cheguei a valores de 8% de bateria). Pelo menos foi isto que fiz nestes primeiros 2 mil kms.
Pelo que percebo seria mais interessante realizar mais cargas. Por exemplo, voltar a carregar entre 4a e 5a para a amplitude da descarga não ser tão grande...
Fará sentido carregar até 60% quando sei que vou consumir mais ou menos 40% nesse dia, voltando a carregar quando estiver a 20%, ao fim do dia? Confesso que me assusto um pouco de ter a "carga contada" para as minhas deslocações...
Obrigado desde já.
Faço carregamentos em casa, de noite, a 10A, o que para já tem sido suficiente.
As minhas questões prendem-se com a melhor forma de tratar a bateria. Tento andar entre os 20-80% como me foi inicialmente indicado, mas depois na prática nem sempre é fácil de cumprir, até porque pensava (ao contrário do que aqui foi discutido) que seria de evitar pequenas cargas (todas as noites, por exemplo).
No meu dia a dia, faço pequenas deslocações citadinas em 5 dias (Sab, Dom, Seg, Ter e Sex) e nos outros dois faço deslocações maiores. Na 4a faço sempre 100-110kms e na 5a 50-60kms. Ora o que andava a fazer era carregar de 3a para 4a a 80% e depois fazia 170 a 180 kms sem voltar a carregar (uma vez, na 5a cheguei a valores de 8% de bateria). Pelo menos foi isto que fiz nestes primeiros 2 mil kms.
Pelo que percebo seria mais interessante realizar mais cargas. Por exemplo, voltar a carregar entre 4a e 5a para a amplitude da descarga não ser tão grande...
Fará sentido carregar até 60% quando sei que vou consumir mais ou menos 40% nesse dia, voltando a carregar quando estiver a 20%, ao fim do dia? Confesso que me assusto um pouco de ter a "carga contada" para as minhas deslocações...
Obrigado desde já.
Leaf Tekna 40Kwh entregue a 01/10/2020
1000 kms a 06/11/2020
1000 kms a 06/11/2020
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Não vale a pena tanto stress. Andar a chegar a 8% acaba por ser pior do que carregar a 100%. Logo se vai precisar de fazer mais kms, carregue a 100%. Se anda todos os dias com ele também não fica muito tempo a 100%. Eu nunca me preocupei muito com os 80-20 no meu C-zero, que já vai com 9 anos de idade. O único cuidado que tentei ter foi só mesmo não deixar dias parado com a bateria totalmente cheia. De resto não vale a pena stressar.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
Também prefiro não descarregar muito a bateria. Se vai precisar de fazer km`s, não tenha problemas em carregar a 100%, até é conveniente pelo menos faze-lo uma fez por semana, para balancear as células. Assim estará descansado com a autonomia, inclusive sendo inverno, vai gastar mais energia (luzes, escovas, aquecimento) portanto não vale a pena stressar com a autonomia restante.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Obrigado! Vou fazer isso.

1000 kms a 06/11/2020
1000 kms a 06/11/2020
Em teoria é preferível andar com níveis de carga mais baixos, fazer cargas/descargas com menos amplitude e evitar as altas temperaturas na bateria.
Dito isto é preciso ver que na prática nem sempre podemos fazer o que é mais aconselhável teoricamente. Aliás na prática se se fugir um bocado a estas regras não acredito que no fim de contas faça grande diferença. Portanto a minha sugestão é que tente cumprir mais ou menos com estas recomendações, quando puder, mas sem que isso lhe afete muito o seu dia-a-dia.
Se não se sente à vontade com 60%, carregue mais, mais vale do que andar com receio de ficar sem autonomia. Pode ir até aos 80% ou até um bocado mais. Aos 100% é bom de vez em quando para balancear as cèlulas, mas, a meu ver, para fazer isso todos os dias quando não há necessidade nenhuma não me parece uma boa opção. É que além da maior degradação teórica, perde-se quase toda a regeneração, ou seja, o carro torna-se menos eficiente.
No seu caso se puder carregar na 3ª a 80% e depois outra vez na 4ª a 80% ou menos, se quiser, parece-me melhor do que saltar a 4ª. Assim até anda mais descansado. E se for simples de o fazer, porque não?
Dito isto é preciso ver que na prática nem sempre podemos fazer o que é mais aconselhável teoricamente. Aliás na prática se se fugir um bocado a estas regras não acredito que no fim de contas faça grande diferença. Portanto a minha sugestão é que tente cumprir mais ou menos com estas recomendações, quando puder, mas sem que isso lhe afete muito o seu dia-a-dia.
Se não se sente à vontade com 60%, carregue mais, mais vale do que andar com receio de ficar sem autonomia. Pode ir até aos 80% ou até um bocado mais. Aos 100% é bom de vez em quando para balancear as cèlulas, mas, a meu ver, para fazer isso todos os dias quando não há necessidade nenhuma não me parece uma boa opção. É que além da maior degradação teórica, perde-se quase toda a regeneração, ou seja, o carro torna-se menos eficiente.
No seu caso se puder carregar na 3ª a 80% e depois outra vez na 4ª a 80% ou menos, se quiser, parece-me melhor do que saltar a 4ª. Assim até anda mais descansado. E se for simples de o fazer, porque não?

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Sim, faz sentido. O meu erro foi ler algures que não se deveria fazer muitas cargas curtas, e o que deveriam estar a dizer era que não fazia sentido carregar 15 ou 20 minutos (em cargas lentas). Vou tentar fazer essa gestão que propõe. Obrigado!
1000 kms a 06/11/2020
1000 kms a 06/11/2020
Não faz sentido na medida que 20 minutos em carga lenta não carrega nada, acaba por não valer a pena. Agora se forem no minimo digamos umas 2h, que no Leaf 40kWh são uns 15% de bateria, aí já começa a fazer mais sentido. Claro que em teoria seria bom fazer cargas lentas e curtas, inclusivamente de 20 minutos ou menos, mas na prática não faz muito sentido ir a esse extremo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Não podes pensar dessa forma num carro em que em andamento está constantemente, ora a descarregar ora a carregar, por vezes cargas/descargas de segundos. Portanto o que acho melhor, e é o que faço, é ter em atenção de que quando parar o carro por mais tempo ele fica abaixo dos 80%, por isso carrego muita vez a 100%, só que arranca logo a seguir...

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Obrigado. Exacto, isso de deixar o carro parado acima de 80% nunca fiz. Mas também nunca carreguei a 100%, deve estar na hora
Já me tinha passado pela cabeça que essas pequenas cargas que ele faz quando regenera estão sempre a acontecer durante a utilização do carro. Numa descida pronunciada, fazem ideia de que "potência" estaremos a falar? 5kW? 10 kW?

Já me tinha passado pela cabeça que essas pequenas cargas que ele faz quando regenera estão sempre a acontecer durante a utilização do carro. Numa descida pronunciada, fazem ideia de que "potência" estaremos a falar? 5kW? 10 kW?
1000 kms a 06/11/2020
1000 kms a 06/11/2020