BrunoAlves Escreveu: ↑26 abr 2020, 23:53
Os mapas são online
Esses mapas, da navegação, bem sei que são offline e evitam os discos que outros carros têm para poder guardar o mapa sempre desactualizado.
Mas eu perguntava-me em relação aos mapas para a condução autónoma, que se tem ideia que serão necessários para passar para os níveis 3 e 4, normalmente chamados os HD maps, como
estes,
estes,
estes e...
São mapas com precisão de centímetro, em que tens linhas que dividem os limites das faixas, dá para ver se o lado direito da faixa está mais baixo que o esquerdo, tens cada candeeiro, cada rail de protecção, cada buraco, e que é muita informação para transmitir mesmo com 5G. A ideia mais habitual é que os carros apenas transmitirão entre si as situações extraordinárias, como mais buracos, cortes temporários, sinalização temporária...
Porque em grande parte o que está subjacente quando vais para o nível 4 (no nível 4 és obrigado a avisar o condutor que vais ter de lhe passar o volante com vários minutos de antecedência, tipo 10 minutos, o condutor pode ir a dormir) é que, para avisar com tanta antecedência, significa que não te estás a basear apenas em sensores que só te podem dar uma visão de centenas de metros à tua volta. Já no nível 3 é assim, uma vez que se exige avisar o condutor com 15s de antecedência.