
Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
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Re: Entrevista ao presidente do ACP
já o meu avô dizia, "para quem não sabe (******) até os (******) estorvam"
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Re: Entrevista ao presidente do ACP
Ainda falta outro dado. É saber qual o CEME que ele utilizou. Por exemplo nesse mesmo posto se eu usa-se a EDP, o mesmo carregamento ficava-me por 40.85€, usando a Miio ficava em 55.06€
Em termos de tempo a Miio estima 20m de carregamento para essa quantidade de energia dos 20 aos 79%. Existe muita coisa para perceber.
Noutro PCUR a mesma simulação usando CEME Miio dá-me 31.96€ usando a EDP 17.75€.
Para o senhor ser honesto era isto que ele tinha que mostrar. Sabemos que os preços estão longe daquilo que era desejável e, que o nosso modelo (CEME + OPC) não ajuda mas este tipo de propaganda é claramente só para denegrir.
Neste fim de semana também tive uma surpresa desagradável com um carregamento igual ao que tinha feito em Julho (viewtopic.php?f=25&t=7907&start=270#p145034), mas eu já sabia que a Miio tinha aumentado os preços, e podia ter feito a simulação para ver que me ia ficar mais caro.
O tipo de atitude deste senhor é claramente um ataque aos VE´s e a ME. Não é mostrar a realidade.
Em termos de tempo a Miio estima 20m de carregamento para essa quantidade de energia dos 20 aos 79%. Existe muita coisa para perceber.
Noutro PCUR a mesma simulação usando CEME Miio dá-me 31.96€ usando a EDP 17.75€.
Para o senhor ser honesto era isto que ele tinha que mostrar. Sabemos que os preços estão longe daquilo que era desejável e, que o nosso modelo (CEME + OPC) não ajuda mas este tipo de propaganda é claramente só para denegrir.
Neste fim de semana também tive uma surpresa desagradável com um carregamento igual ao que tinha feito em Julho (viewtopic.php?f=25&t=7907&start=270#p145034), mas eu já sabia que a Miio tinha aumentado os preços, e podia ter feito a simulação para ver que me ia ficar mais caro.
O tipo de atitude deste senhor é claramente um ataque aos VE´s e a ME. Não é mostrar a realidade.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP
Li agora um comentário no FB que ilustra isto perfeitamente
"Se escolhermos os exemplos que queremos, passamos a verdade que queremos". E não acho que este episódio tenha sido um acidente ou ele apanhado desprevenido.
Com esta confusão do director da Turbo, quase nos esquecemos do tema principal do tópico e das barbaridades do presidente do ACP
"Se escolhermos os exemplos que queremos, passamos a verdade que queremos". E não acho que este episódio tenha sido um acidente ou ele apanhado desprevenido.

Com esta confusão do director da Turbo, quase nos esquecemos do tema principal do tópico e das barbaridades do presidente do ACP

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Entrevista ao presidente do ACP
Ora nem mais!FullElectric Escreveu: ↑26 out 2021, 01:27já o meu avô dizia, "para quem não sabe (******) até os (******) estorvam"

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Re: Entrevista ao presidente do ACP
Entre os dois venha o diabo e escolha.BrunoAlves Escreveu: ↑26 out 2021, 09:38Com esta confusão do director da Turbo, quase nos esquecemos do tema principal do tópico e das barbaridades do presidente do ACP![]()
Vamos imaginar o seguinte. Em 2025 a maioria das construtoras deixa de lançar carros a combustão (dizem). Como é que estes dois senhores vão ganhar dinheiro?
O do ACP enquanto tiver sócios a coisa mexe, o da revista Turbo sem carros novos a combustão para "ensaiar" vai vender é jornais. Ou se adapta e começa a ensaiar carros electricos, ou a revista começa a ter duas páginas.

Por essa altura ninguém se vai lembrar deste episodio, mas cá estaremos para ver a evolução da coisa.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP
Se é verdade a parte de ter pago 18€ de energia, com 49kWh metidos sai a 0,36€/kWh, logo quase de certeza que foi miio nunca hora pouco barata, o que faz sentido sendo a hora de jantar.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP
O custo do carregamento público é uma falsa questão a não ser para alguém que precise diariamente de fazer longas viagens para além da autonomia do veículo.
Nem no tempo em que os postos da Mobi.E eram gratuitos eu ia fazer desvios e apanhar seca para carregar o carro de borla, preferia carregar em casa e pagar a minha tarifa normal de eletricidade pela conveniência.
O pessoal da combustão não tem nenhuma torneira de gasolina em casa a 10% do preço dos postos de rua, já nós na eletricidade, temos uma tomada em casa a 10% do preço durante a noite.
Claro que isto não invalida o facto de que o carregamento público, especialmente com estas cobranças ao minuto, ser um roubo, mesmo antes do recente aumento do preço da energia elétrica.
Nem no tempo em que os postos da Mobi.E eram gratuitos eu ia fazer desvios e apanhar seca para carregar o carro de borla, preferia carregar em casa e pagar a minha tarifa normal de eletricidade pela conveniência.
O pessoal da combustão não tem nenhuma torneira de gasolina em casa a 10% do preço dos postos de rua, já nós na eletricidade, temos uma tomada em casa a 10% do preço durante a noite.
Claro que isto não invalida o facto de que o carregamento público, especialmente com estas cobranças ao minuto, ser um roubo, mesmo antes do recente aumento do preço da energia elétrica.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
Alterei o tópico para refletir o facto de estarmos a discutir 2 "artigos" distintos mas com conteúdo muito semelhante de ataque à ME.
O senhor do ACP é já um conhecido hater da ME e por isso nada de novo.
Sobre o post do diretor da revista Turbo, enfim, trata-se apenas de cherry picking levado ao extremo:
- Indica 104km/h de velocidade média, o que pode ser MUITO enganador se estiver a contar desde o início da viagem no centro do Porto. Se esteve no SAHE, só para chegar à AE no mínimo demorou 30 minutos... Isto faz cair a média vertiginosamente, mesmo que vá a 200km/h na AE.
- Escolheu o posto mais caro de Portugal (e da Europa), com preços muito acima do mercado, para carregar o Taycan.
- Não indica, mas para demorar tanto tempo muito provavelmente carregou até um SOC elevado, o que num posto que cobra ao tempo faz aumentar ainda mais a fatura. À potência de carga média do Taycan de 20-80% (150kW), entrariam em 40m 100kW.h, logo de certeza que carregou a uma potência inferior a esse valor e por isso (bem) acima de 80% de SOC.
O argumento de que um atrasado mental deve conseguir usar um VE como um carro a combustível e por isso a especificidade de que acima de 80% a carga ficar mais lenta não dever ser considerada nestas análises é descabida em meu entender. Cada tecnologia necessita de um mínimo de entendimento por parte dos utilizadores, senão as mangueiras de gasolina não poderiam entrar nos depósitos de Diesel, por exemplo.
A somar a isto, toda a atitude do post demonstra "ao que vai", a começar pelo "fabuloso futuro". Enfim...
O senhor do ACP é já um conhecido hater da ME e por isso nada de novo.
Sobre o post do diretor da revista Turbo, enfim, trata-se apenas de cherry picking levado ao extremo:
- Indica 104km/h de velocidade média, o que pode ser MUITO enganador se estiver a contar desde o início da viagem no centro do Porto. Se esteve no SAHE, só para chegar à AE no mínimo demorou 30 minutos... Isto faz cair a média vertiginosamente, mesmo que vá a 200km/h na AE.
- Escolheu o posto mais caro de Portugal (e da Europa), com preços muito acima do mercado, para carregar o Taycan.
- Não indica, mas para demorar tanto tempo muito provavelmente carregou até um SOC elevado, o que num posto que cobra ao tempo faz aumentar ainda mais a fatura. À potência de carga média do Taycan de 20-80% (150kW), entrariam em 40m 100kW.h, logo de certeza que carregou a uma potência inferior a esse valor e por isso (bem) acima de 80% de SOC.
O argumento de que um atrasado mental deve conseguir usar um VE como um carro a combustível e por isso a especificidade de que acima de 80% a carga ficar mais lenta não dever ser considerada nestas análises é descabida em meu entender. Cada tecnologia necessita de um mínimo de entendimento por parte dos utilizadores, senão as mangueiras de gasolina não poderiam entrar nos depósitos de Diesel, por exemplo.
A somar a isto, toda a atitude do post demonstra "ao que vai", a começar pelo "fabuloso futuro". Enfim...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
Não querem aceitar o Fabuloso Futuro mas depois vêm para as ruas em manifestações contra os aumentos dos preços dos combustíveis... e agora vamos todos nós (mesmo os que já evoluíram para formas de locomoção sustentáveis) andar a pagar para que eles tenham descontos na gasolina e continuem a destruir o planeta como se este lhes pertencesse.
Enfim, vamos lá entender isto.
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- rimsilva
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
Também recebi essa mensagem logo pela manhã de um colega que me perguntava se era possivel, isto porque um amigo que está a pensar comprar VE se mostrou "preocupado",depois disso, foi o BOOM no Facebook
Claramente que a situação é possivel, mas só e apenas porque o CEME em questão foi mal escolhido (ou não).... Depende daquilo que se pretende transmitir e a expressão "Eis aquilo que nos querem impingir" diz muito...
Toda a gente sabe que os preços da Ionity são elevados, mas poucos são os que percebem o porque desses preços (há também os que parece que não quer perceber), é sempre mais fácil critricar e julgar.
Este senhor deveria ter obrigação de saber que o valor minimo nestes carregadores é logo de 0,79€ kWh, por isso foi sobretudo um aproveitamento de uma situação conjuntural com o custo da energia na miio e/ou Evaz.
A questão do tempo de carregamento vs kWh é indiferente, uma vez que os postos da Ionity são cobrados por kWh, no entanto, sem em vez de um Taycan 4s for um Turbo, os 40min vs 49 kWh, já estão muito mais próximos.
Em Portugal, falhamos quase sempre em questões estratégicas e nas medidas "corajosas" para não se chegar a este ponto de ter de subsidiar o combustivel ou ter uma subida brutal do preço de electricidade.
Para mim tão ao mais "escandaloso" que estas medidas de um governo "desesperado" são os incentivos fiscais que são dados às empresas na compra de VEs de luxo (numa altura em que nada o justifica) BEV e PHEV (estes então é uma aberração mesmo).

Claramente que a situação é possivel, mas só e apenas porque o CEME em questão foi mal escolhido (ou não).... Depende daquilo que se pretende transmitir e a expressão "Eis aquilo que nos querem impingir" diz muito...
Toda a gente sabe que os preços da Ionity são elevados, mas poucos são os que percebem o porque desses preços (há também os que parece que não quer perceber), é sempre mais fácil critricar e julgar.
Este senhor deveria ter obrigação de saber que o valor minimo nestes carregadores é logo de 0,79€ kWh, por isso foi sobretudo um aproveitamento de uma situação conjuntural com o custo da energia na miio e/ou Evaz.
A questão do tempo de carregamento vs kWh é indiferente, uma vez que os postos da Ionity são cobrados por kWh, no entanto, sem em vez de um Taycan 4s for um Turbo, os 40min vs 49 kWh, já estão muito mais próximos.
Compreendo, mas o problema vem de trás, infelizmente são "medidas" recorrentes, mas esta questão é muito mais graves, que pode ter implicações na economia e emprego.FullElectric Escreveu: ↑26 out 2021, 14:17Não querem aceitar o Fabuloso Futuro mas depois vêm para as ruas em manifestações contra os aumentos dos preços dos combustíveis... e agora vamos todos nós (mesmo os que já evoluíram para formas de locomoção sustentáveis) andar a pagar para que eles tenham descontos na gasolina e continuem a destruir o planeta como se este lhes pertencesse.
Enfim, vamos lá entender isto.
Em Portugal, falhamos quase sempre em questões estratégicas e nas medidas "corajosas" para não se chegar a este ponto de ter de subsidiar o combustivel ou ter uma subida brutal do preço de electricidade.
Para mim tão ao mais "escandaloso" que estas medidas de um governo "desesperado" são os incentivos fiscais que são dados às empresas na compra de VEs de luxo (numa altura em que nada o justifica) BEV e PHEV (estes então é uma aberração mesmo).