
Quando se diz que alguém não sabe sobre determinado tema, não estamos a ofender a pessoa, estamos a constatar o facto de que essa pessoa ainda não teve oportunidade de aprender correctamente sobre o tema. Não havendo uma deficiência mental, qualquer pessoa pode aprender sobre qq tema, tendo acesso à informação correcta e completa e, claro, tendo vontade de aprender.
Não é por alguém saber mais sobre determinado assunto que vale mais que outro. Aliás, se eu tivesse 1€ por cada assunto do qual não pesco patavina, estaria rico!

Agora, quando se tenta dar a entender que falta "intelecto" a alguém, isso sim é deselegante e tira qq vontade de lhe explicar seja o que for, coisa que por acaso que ia perder o meu tempo no fds a explicar.
Relativamente à falta de argumentos técnicos, eles foram apresentados: química usada, comparação dimensional relevante para a questão, diferença entre capacidades térmicas dos fluídos por unidade de volume. Por ventura, não soube relacionar estes parâmetros com a questão em mãos, pondo-os na gaveta da "fé". Tire-os de lá e use-os pq são indispensáveis para os cálculos que pretende fazer.

O paper da Sunon está correctíssimo, para a aplicação que foi escrito: troca de ar por outro para manter X temperatura do ar dentro de determinado espaço. Sobre a temperatura do equipamento que está a aquecer esse espaço sabemos zero, literalmente zero, daquilo que nos faz falta saber. Porquê? Porque não temos qualquer indicação sobre o coeficiente de transmissão térmica. Sem saber isto, nunca saberemos a que temperatura se encontram as células, invalidando qq tentativa de dimensionamento do sistema de arrefecimento.
Se o Pedro soubesse alguma coisa sobre este tema, teria percebido o que lhe escrevi há 2 dias atrás:
E o segredo dos cálculos correctos está exactamente aqui.RNM Escreveu:A isto, pode juntar a diferença entre condução e convecção.
O primeiro passo, tal como diz o paper da Sunon, é determinar o "Total Cooling Requirements", valor que não irá saber sem antes falar com os Srs. Nusselt, Reynolds, Kelvin, Carnot, Bernoulli, entre outros.

Assim sendo, aproveite para fazer 2 coisas: ler bastante mais sobre o tema e parar de fazer contas, pq os 5 Srs. acima já dão voltas na campa...
