Tenho tido algumas "discussões" em grupos e fóruns (e até pessoalmente) acerca dos problemas associados à disponibilidade de carregamento. A maioria parece acreditar que são precisos vários PCR por localização (e, claro, muitas mais localizações), já eu acho que são precisos é muitos, muitos mais postos de carregamento "normal", espalhados por todo o lado como cogumelos

(e obviamente, mais localizações com PCR, sobretudo no interior e sul do país).
A potência necessária para um PCR dá para vários PCN, os carros passam a maior parte do tempo parados, logo é preciso é rentabilizar esse tempo.
Este fim de semana fiz cerca de 600km com
ZERO cargas rápidas. Esperei
ZERO minutos pelo carro e, como bónus, ainda tive estacionamento à porta dos locais para onde fui
Obviamente, fui a Lisboa. Em nenhum outro local do país existe tanto PCN e de certa forma dá-me razão: estes postos é que fazem falta. Muitos.
(vá, também faz falta o civismo, porque nos postos que usei apanhei sempre outro VE a fazer de conta que estava a carregar

)
Sexta: Saída de casa carregado, cerca de 160km até às Caldas (em AE) para almoçar. Carreguei a 7,2kW enquanto lá estivemos, mais que suficiente para as restantes voltas do dia (~~70-80km). À noite, carregamento no hostel (já o tinha dito antes, Hostel Paradise na Lourinhã, a publicidade é de borla

)
Sábado: Saída carregado, direcção Lisboa em AE, carreguei a 3,7kW na Av. Sidónio Pais enquanto visitei a Wonderland (aqui o primeiro "distraído", quando fui embora estava um i3 a fazer de conta que carregava). Dali saímos para o Oceanário, carreguei na Rua Pedro e Inês (aqui o segundo "distraído", quando cheguei já estava um Leaf a fazer de conta que carregava, quando fui tirar o carro porque já estava carregado o Leaf lá continuava, quando vim embora lá continuava na mesma

). Saímos com carga total de regresso à Lourinhã, a subir a A8 a mostrar aos fumarentos o binário dos eléctricos

À noite, carregamento no hostel.
Domingo, viagem de regresso e o primeiro verdadeiro "esticar da corda" no Pretinho. Saímos a 100%, viagem calma pelas estradas secundárias costeiras até à Nazaré, dali até Leiria e depois Pombal via IC2. Em Pombal almoçámos, mas o Manjar estava à pinha e acabámos por demorar muito mais do que esperávamos. Como resultado (haviam compromissos) a viagem até casa foi feita pela A1 (~~60km) a 120km/h, o que nos fez chegar a casa assim:

E uns fantásticos 2% de bateria no painel

211km numa carga, que incluíram ~~60km de AE a 120. Not bad
Aproveitei para ligar o Torque e ver o estado da bateria. Por um lado é visível a limitação da potência (e até acho o valor reportado demasiado simpático para o que senti no pedal!), por outro é curioso só ter 60mV de diferença entre células com tão baixo SOC
Cerca de 8.000km em 3 meses. Ah e tal os eléctricos não andam, não saem das cidades. Tá bem tá