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Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 30 out 2021, 12:56
por JLMF
Shiseido Escreveu: 23 out 2021, 17:26
rnlcarlov Escreveu: 23 out 2021, 16:21 Adaptadores de Schuko para CEE são fáceis de arranjar e baratos. Se é para usar uma CEE 16A, penso que um cabo de 4mm basta, desde que não seja uma distância enorme.
90 a 100m.
Obrigado, ha adaptadores... :)
90 a 100 metros implica já alguma perda de tensão e cálculo de eventual sobredimensionamento dos cabos.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 30 out 2021, 19:46
por Shiseido
JLMF Escreveu: 30 out 2021, 12:56
Shiseido Escreveu: 23 out 2021, 17:26
rnlcarlov Escreveu: 23 out 2021, 16:21 Adaptadores de Schuko para CEE são fáceis de arranjar e baratos. Se é para usar uma CEE 16A, penso que um cabo de 4mm basta, desde que não seja uma distância enorme.
90 a 100m.
Obrigado, ha adaptadores... :)
90 a 100 metros implica já alguma perda de tensão e cálculo de eventual sobredimensionamento dos cabos.
Ainda não falei c o eletricista mas a partida vou pedir c cabo 6mm.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 31 out 2021, 23:55
por pemifer
Shiseido Escreveu: 30 out 2021, 00:06 Bem pelo que me apercebi no Mazda mx30 o buffer até e significativo!
Sim, a bateria é de 35,5kWh com 30kWh utilizáveis.
https://ev-database.org/car/1241/Mazda-MX-30

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 02 nov 2021, 09:33
por rimsilva
Shiseido Escreveu: 30 out 2021, 00:06 Bem pelo que me apercebi no Mazda mx30 o buffer até e significativo!
Sim é.

Quando referi o Buffer e o manual foi no sentido de perceber aquilo que a Maxda especificamente aconselha, não creio que faça referência a uma utilização do tipo 20-80%, porque sendo uma bateria pequena para os dias de hoje, limitar ainda a utilização a 80% da bateria disponivel, faz pouco sentido do meu ponto de vista.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 02 nov 2021, 11:53
por pemifer
rimsilva Escreveu: 02 nov 2021, 09:33
Shiseido Escreveu: 30 out 2021, 00:06 Bem pelo que me apercebi no Mazda mx30 o buffer até e significativo!
Sim é.

Quando referi o Buffer e o manual foi no sentido de perceber aquilo que a Maxda especificamente aconselha, não creio que faça referência a uma utilização do tipo 20-80%, porque sendo uma bateria pequena para os dias de hoje, limitar ainda a utilização a 80% da bateria disponivel, faz pouco sentido do meu ponto de vista.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Faz tanto sentido como limitar num Leaf 24, e andámos anos nisso.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 02 nov 2021, 15:52
por rimsilva
pemifer Escreveu: 02 nov 2021, 11:53
rimsilva Escreveu: 02 nov 2021, 09:33
Shiseido Escreveu: 30 out 2021, 00:06 Bem pelo que me apercebi no Mazda mx30 o buffer até e significativo!
Sim é.

Quando referi o Buffer e o manual foi no sentido de perceber aquilo que a Maxda especificamente aconselha, não creio que faça referência a uma utilização do tipo 20-80%, porque sendo uma bateria pequena para os dias de hoje, limitar ainda a utilização a 80% da bateria disponivel, faz pouco sentido do meu ponto de vista.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Faz tanto sentido como limitar num Leaf 24, e andámos anos nisso.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
O Leaf era outra história, sem buffer.

Além disso comprar um VE em 2021 para ter a vivência de um VE anterior a 2016, seria um pouco...

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 02 nov 2021, 17:48
por pemifer
rimsilva Escreveu: 02 nov 2021, 15:52 O Leaf era outra história, sem buffer.

Além disso comprar um VE em 2021 para ter a vivência de um VE anterior a 2016, seria um pouco...
O que eram boas práticas antes continuam a ser boas práticas agora, ou estou errado?

Eu continuo a carregar o meu todos os dias e só até 70%.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 03 nov 2021, 10:18
por rimsilva
pemifer Escreveu: 02 nov 2021, 17:48
rimsilva Escreveu: 02 nov 2021, 15:52 O Leaf era outra história, sem buffer.

Além disso comprar um VE em 2021 para ter a vivência de um VE anterior a 2016, seria um pouco...
O que eram boas práticas antes continuam a ser boas práticas agora, ou estou errado?

Eu continuo a carregar o meu todos os dias e só até 70%.
Boas práticas (sobretudo para quem acreditas nelas) são sem boas práticas sim, mas podem é variar em função do cenário.

Não percebo onde está a duvida de que carregar um VE com buffer de 20% até aos 100% é a "mesma boa prárica" de carregar um VE sem buffer até aos 80%.

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 03 nov 2021, 19:23
por pemifer
rimsilva Escreveu: 03 nov 2021, 10:18
pemifer Escreveu: 02 nov 2021, 17:48
rimsilva Escreveu: 02 nov 2021, 15:52 O Leaf era outra história, sem buffer.

Além disso comprar um VE em 2021 para ter a vivência de um VE anterior a 2016, seria um pouco...
O que eram boas práticas antes continuam a ser boas práticas agora, ou estou errado?

Eu continuo a carregar o meu todos os dias e só até 70%.
Boas práticas (sobretudo para quem acreditas nelas) são sem boas práticas sim, mas podem é variar em função do cenário.

Não percebo onde está a duvida de que carregar um VE com buffer de 20% até aos 100% é a "mesma boa prárica" de carregar um VE sem buffer até aos 80%.
Mas o buffer não é de 20%, é de 5 ou 6...
Se antes era uma boa prática carregar até 80%, agora será boa prática carregar até 85, 86%, não?

Re: Duvidas " eletricas"

Enviado: 04 nov 2021, 11:18
por rimsilva
pemifer Escreveu: 03 nov 2021, 19:23
Mas o buffer não é de 20%, é de 5 ou 6...
Se antes era uma boa prática carregar até 80%, agora será boa prática carregar até 85, 86%, não?
Não é de 20%, nem ninguém disse que era, foi apenas um exemplo. O valor real (acreditando que o Ev DB está correcto) são mais de 15%.

Recapitulando, o que foi dito foi a consulta do do manual para verificar aquilo que o construtor aconselha.

Se a Maxda indicar que o procedimento normal será carregar até aos 100%, respeitando alguns requisitos, é porque esse será a melhor prática e limitar a utilização a mesmo do que isso poderá ser um desperdicio de recursos.

Certamente que quem desenvolveu o carro e respectivo software, sabe o que é melhor e não quererá problemas com garantias de baterias.