Orlando Escreveu:Mas aí entra a tua arma secreta: canion!
Sim. Aliás, se não fosse ele, eu nem nunca imaginaria que os meus 20% não eram sempre iguais.
Se não fosse o Canion eu amanhã ia à Mitsubishi com ele. Se não fosse seguir o que se passa no Canion eu já estava aqui cheio de certezas que ele tinha um problema grave. Hoje já me gastou 5 barras (30% de SoC) em 20 km a andar a 40 km/h. Mas olho para o gráfico das células e estão a maioria a 4 V certos, e umas 26 a 3,995V. 352 V de voltagem total. Eu é que não tenho vagar, senão ia dar uma volta de 60 km e chegava a casa com 0,0% de SoC e com as células todas a 3,8V. Já lhe conheço os defeitos, amanhã vai-me dar 3 barras, cada vez que eu pare, toma lá mais uma. Desde que se atualizou que ele tem aquilo a que eu chamo a barra-surpresa. Quando carrego a 100%, se eu ando até aos 40% tenho sempre direito a barra-surpresa e fico com 45%. Ora se hoje, até aos 70% já me tirou duas, amanhã devolve-me as duas que me tirou hoje e claro, acrescenta-me a barra surpresa. Agora está lá, 70% de SoC, na verdade estão 85% de SoC.
Os da Nissan é que foram espertos, 12 barras. Com 12 barras variações de 5% não fariam ganhar nem perder barras. Alguém que esteja atento as barras e sabe que parou com 14 e quando volta a ligar o carro tem 13, anda mais um quilómetro, pára, e quando volta a ligar já só tem 12, fica com toda a certeza muito preocupado.
É confuso, muito confuso, demasiado confuso para a maioria das pessoas. Não para mim. O chato é ter que me lembrar quantas me roubou na véspera para saber quantas é que eu vou ter efetivamente amanhã. Desde que eu pare, ele devolve-mas. É um brincalhão este i-MiEV de 12,75 kWh, esconde-me as barras de manhã para mas voltar a mostrar à tarde.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.