
Diário de Bordo cgecastro
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Diário de Bordo cgecastro
Isto é a descarga de ontem (no excel)...
Célula 1 bastante mais baixa que as outras
[img]https://www.dropbox.com/s/rkpw9yw94le5w ... 8.png?dl=1[/img]
Célula 1 bastante mais baixa que as outras
[img]https://www.dropbox.com/s/rkpw9yw94le5w ... 8.png?dl=1[/img]
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Diário de Bordo cgecastro
O que é que essa alteração vai fazer???VETL Escreveu:Parece tudo normal.
Se calhar, convinha alterar a ordem dos shunts para 8421 nas definições.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cgecastro
Discutimos várias vezes esta questão aqui no fórum.cgecastro Escreveu:O que é que essa alteração vai fazer???VETL Escreveu:Parece tudo normal.
Se calhar, convinha alterar a ordem dos shunts para 8421 nas definições.
Eu encontrei por exemplo esta, a partir daqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 812#p54833
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cgecastro
Depois quando tiver a ordem dos shunts correta e a carga completa na bateria, poderemos ver se se trata de desbalanceamento ou de degradação mais acentuada.cgecastro Escreveu:Isto é a descarga de ontem (no excel)...
Célula 1 bastante mais baixa que as outras
[img]https://www.dropbox.com/s/rkpw9yw94le5w ... 8.png?dl=1[/img]
Eu, para já com os elementos à disposição iria apostar na segunda.
Ainda assim, a degradação dessa célula parece-me que não compromete de forma significativa a energia acumulada ou a autonomia do carro.
De outra forma: Se essa célula estivesse ao nível médio das outras, o carro não faria um percurso com muitos km adicionais.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cgecastro
Concordo. De 3.2V até 3.0V é menos de 0,5kW.h. Nada de especial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Diário de Bordo cgecastro
São menos 3,3 km ... Quase 3% do alcance da viatura neste momentomjr Escreveu:Concordo. De 3.2V até 3.0V é menos de 0,5kW.h. Nada de especial.

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cgecastro
Duvido muito que faça mais que 2km entre os 3.2V e os 3.0V, a não ser a velocidade Malmonásticas
Para mim que já tive por desequilíbrio de células mais de 2kW.h isso são "peaners"

Para mim que já tive por desequilíbrio de células mais de 2kW.h isso são "peaners"

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Diário de Bordo cgecastro
Descarreguei outra vez a bateria... Para ver se conseguia fazer um teste como deve ser com o EVSE de 10A
Energia consumida 21.3 kWh, energia na bateria 16,1 kWh
Fotos
1 - completamente descarregada... A célula 1 continua fraca
2 - após carga... o SOC não está baixo?
3 - histograma das tensões das células
[img]https://www.dropbox.com/s/7g986oamq5uk6 ... 0.png?dl=1[/img]
[img]https://www.dropbox.com/s/q95f0su5jb3ab ... 1.png?dl=1[/img]
[img]https://www.dropbox.com/s/pth0799vuxon0 ... b.png?dl=1[/img]
Energia consumida 21.3 kWh, energia na bateria 16,1 kWh
Fotos
1 - completamente descarregada... A célula 1 continua fraca
2 - após carga... o SOC não está baixo?
3 - histograma das tensões das células
[img]https://www.dropbox.com/s/7g986oamq5uk6 ... 0.png?dl=1[/img]
[img]https://www.dropbox.com/s/q95f0su5jb3ab ... 1.png?dl=1[/img]
[img]https://www.dropbox.com/s/pth0799vuxon0 ... b.png?dl=1[/img]
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo cgecastro
21.3kW.h parece-me bastante para um SOH de 78%, mesmo carregando a 10A. Ou o carro está a subestimar a capacidade da bateria ou o medidor de energia não está bem calibrado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cgecastro
x2mjr Escreveu:21.3kW.h parece-me bastante para um SOH de 78%, mesmo carregando a 10A. Ou o carro está a subestimar a capacidade da bateria ou o medidor de energia não está bem calibrado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt