
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
- Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Nós sabemos que nos casos dos VE'S não há necessidade disso, não vão lá fazer nada de especial. Não tenho acompanhado muito o presente dos ICE, mas há dias numa conversa diziam-me que as marcas estão acabar com as revisões de 30k em 30k nos ICE's
Mas o que é que preferes? Ir lá de 15k em 15k e ter 7 anos de garantia, ou ires lá a de 30k em 30k e teres 3 anos?
Ninguém dá nada a ninguém. Na minha maneira de ver prefiro ir de 15k em 15k e ter os 7 anos. No meu caso durante os 4 anos que falta, vou lá deixar "muito" dinheiro que não se justifica, senão tiver problema nenhum, mas são 7 anos de garantia, se tiver um problema qualquer se calhar fica mais que justificado.
Mas o que é que preferes? Ir lá de 15k em 15k e ter 7 anos de garantia, ou ires lá a de 30k em 30k e teres 3 anos?
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Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Eu até prefiro ter só 1 ano de garantia e não ter problemas, já comprei alguns carros novos e nunca me lembro de ter usado a garantia depois do primeiro ano, por isso e pela minha experiência a garantia longa é mais marketing do que outra coisa, pois a haver algum problema ele aparecerá nos primeiros tempos, diria que 3 anos é suficiente, lembro-me de quando comprei o LEAF me falarem da extensão de garantia para 5 anos por um preço bem mais baixo e nem sequer liguei a isso, claro que um dia posso morder a lingua.Nonnus Escreveu: ↑19 ago 2024, 05:49Nós sabemos que nos casos dos VE'S não há necessidade disso, não vão lá fazer nada de especial. Não tenho acompanhado muito o presente dos ICE, mas há dias numa conversa diziam-me que as marcas estão acabar com as revisões de 30k em 30k nos ICE's
Mas o que é que preferes? Ir lá de 15k em 15k e ter 7 anos de garantia, ou ires lá a de 30k em 30k e teres 3 anos?
Ninguém dá nada a ninguém. Na minha maneira de ver prefiro ir de 15k em 15k e ter os 7 anos. No meu caso durante os 4 anos que falta, vou lá deixar "muito" dinheiro que não se justifica, senão tiver problema nenhum, mas são 7 anos de garantia, se tiver um problema qualquer se calhar fica mais que justificado.

Portanto, e respondendo à tua pergunta, prefiro os 30 000 kms e garantia de 3 anos, para quem compra usado é uma mais valia.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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- ricardopereira
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Com os Kia a garantia de 7 anos é muito importante pois parece que aparece sempre qualquer coisinha para chatear
e assim é levar à marca e eles nem questionam, encomendam a peça e trocam.
Concordo que 15 em 15 mil kms para fazer manutenções em carros altamente sofisticados e com tão pouco material de desgaste é ridículo mas pior que isso são os preços pornográficos da mão de obra e eu acho que é isso que revolta mais as pessoas.
Gostaria de ter a vossa opinião acerca do que irão fazer no fim da garantia.
Continuam a cumprir os 15 mil de intervalo ou vão fazendo a manutenção DIY de pequenas coisas, etc e espaçam o intervalo de ida à marca?

Concordo que 15 em 15 mil kms para fazer manutenções em carros altamente sofisticados e com tão pouco material de desgaste é ridículo mas pior que isso são os preços pornográficos da mão de obra e eu acho que é isso que revolta mais as pessoas.
Gostaria de ter a vossa opinião acerca do que irão fazer no fim da garantia.
Continuam a cumprir os 15 mil de intervalo ou vão fazendo a manutenção DIY de pequenas coisas, etc e espaçam o intervalo de ida à marca?
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Eu gosto de DIY e os carros EV têm pouca manutenção...
Eu tenho um leaf 24kw de 2015 que comprei em 2021 e já fiz 50mkm, apenas foi uma vez À nissan por causa de um recall.
Do que eles indicam nas revisões: rodar pneus, mudar liq dos travões e filtro de habitáculo fiz em casa. Além disso mudei o óleo da redutora e o liq de refrigeração e claro uma bateria 12v!.
Agora tenho um Konauai de 2020 importado este mês e ainda estou a verificar a garantia. Não havia livro de revisões pois era de um renting na Holanda e eles têm um registo diferente, mas tem todas as revisões feitas em Hyundai points.
Mas independentemente de ter garantia e de ser de 5 ou 7 anos, quando acabar deixa de ir fazer revisões (na hyundai ou noutro sítio), pode é ter de ir arranjar algo que esteja fora do meu alcance.
Eu tenho um leaf 24kw de 2015 que comprei em 2021 e já fiz 50mkm, apenas foi uma vez À nissan por causa de um recall.
Do que eles indicam nas revisões: rodar pneus, mudar liq dos travões e filtro de habitáculo fiz em casa. Além disso mudei o óleo da redutora e o liq de refrigeração e claro uma bateria 12v!.
Agora tenho um Konauai de 2020 importado este mês e ainda estou a verificar a garantia. Não havia livro de revisões pois era de um renting na Holanda e eles têm um registo diferente, mas tem todas as revisões feitas em Hyundai points.
Mas independentemente de ter garantia e de ser de 5 ou 7 anos, quando acabar deixa de ir fazer revisões (na hyundai ou noutro sítio), pode é ter de ir arranjar algo que esteja fora do meu alcance.
- frankesousa
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Não vou falar do kia porque não tenho, mas o meu leaf, que ja acabou a garantia, nunca mais vai ver a Nissan a frente, nem manutenções de x em x mil km, ou simplesmente mudar coisas simples e básicas, que devia ser o standard dos VE.ricardopereira Escreveu: ↑20 ago 2024, 10:45Com os Kia a garantia de 7 anos é muito importante pois parece que aparece sempre qualquer coisinha para chateare assim é levar à marca e eles nem questionam, encomendam a peça e trocam.
Concordo que 15 em 15 mil kms para fazer manutenções em carros altamente sofisticados e com tão pouco material de desgaste é ridículo mas pior que isso são os preços pornográficos da mão de obra e eu acho que é isso que revolta mais as pessoas.
Gostaria de ter a vossa opinião acerca do que irão fazer no fim da garantia.
Continuam a cumprir os 15 mil de intervalo ou vão fazendo a manutenção DIY de pequenas coisas, etc e espaçam o intervalo de ida à marca?
Sejamos honestos, o carro não vai a marca (ou a qualquer oficina) fazer NADA de NADA.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Assim que acabe a garantia deixa de ir lá.
Há só uma coisa que tenho de perceber que é a mudança do líquido de refrigeração da bateria. Se por exemplo aos 8 anos nunca tiver mudado o líquido.
Porque pode parecer que não tem ciência nenhuma mas eu já vi ICE's com a junta da cabeça queimada porque não sagraram bem o circuito de água e ficou com ar lá dentro.
Há só uma coisa que tenho de perceber que é a mudança do líquido de refrigeração da bateria. Se por exemplo aos 8 anos nunca tiver mudado o líquido.
Porque pode parecer que não tem ciência nenhuma mas eu já vi ICE's com a junta da cabeça queimada porque não sagraram bem o circuito de água e ficou com ar lá dentro.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Reparei no e-Niro que o consumo diminui bastante nos dias em que a temperatura exterior anda nos 20/25° em comparação com os dias de 30/35°. E em ambos casos sem a/c ligado.
Chega a ser se diferença de 2kWh/100km. Penso que tenha a ver com o sistema de refrigeração da bateria.
Este fim numa saída de cerca de 200km cheguei a ter médias de 11.7kWh/100km, quando em dias de temperatura exterior mais elevada anda pelos 13.7kWh.
Chega a ser se diferença de 2kWh/100km. Penso que tenha a ver com o sistema de refrigeração da bateria.

Este fim numa saída de cerca de 200km cheguei a ter médias de 11.7kWh/100km, quando em dias de temperatura exterior mais elevada anda pelos 13.7kWh.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Relato com fotografias do problema dos rolamentos da caixa que afecta alguns e-Niro: https://www.facebook.com/groups/4876009 ... 3922360754
Se por algum motivo não conseguirem ver digam que eu copio as fotos para aqui.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Quem faz drag race tem “azar”
É demasiado torque para 6 esferas que acabam por ceder.
O kia EV de 2022 o motor ja vem “capado”.
É mudar o oleo da caixa
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