Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por lmlr » 23 jan 2014, 13:23

Olha e eu que tenho todos os cuidados com o meu! É carregar a + ou - 80%, andar nas calmas, nada de acelerações bruscas, garagem no verão, etc.

Estou a ver que tenho que lhe dar umas "malhas".

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 23 jan 2014, 13:27

lmlr Escreveu:Olha e eu que tenho todos os cuidados com o meu! É carregar a + ou - 80%, andar nas calmas, nada de acelerações bruscas, garagem no verão, etc.

Estou a ver que tenho que lhe dar umas "malhas".
As "malhas" causam degradação a sério, perdas irreversíveis. Esta perda de capacidade que ocorre quando são utilizados com todo o cuidado é aparente.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 23 jan 2014, 17:47

Não gosto de anormalidades. Mas passa-se algo de anormal que os próximos tempos poderão explicar.

Reparem bem nesta imagem feita logo de manhã, mas que nem deu para digerir bem. Tive uma manhã atarefada...

https://www.dropbox.com/s/c7rce3hcufvly ... 6%2035.jpg

Se o mjr aceitar, cedo-lhe o meu carro para que possa analisar este "descalabro", só admissível por erro de leituras. Ou as anteriores ou as actuais.

E agora?

https://www.dropbox.com/s/waj9s3t7a2dbi ... 5%2017.png
Última edição por victormcpinto em 23 jan 2014, 21:38, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 23 jan 2014, 17:57

12 barras!

Os 18,8 kW.h desde um SOC abaixo de 10% até 100% não são compatíveis com 12 barras de capacidade e muito menos com 62Ah. Alguma coisa confundiu o LBC para ele dar este salto na capacidade. Eu recordo-me que no primeiro ano por vezes só conseguia carregar até 252 gids e no dia seguinte já dava 280 gids. Provavelmente nos próximos dias, ou antes, ele vai baixar rapidamente a capacidade.

Isto significa que é possível recuperar barras, não estando estas bloqueadas uma vez perdidas. Certamente haverá alguma histerese, para evitar que elas apareçam e desapareçam perto dos momento de perda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 23 jan 2014, 18:15

mjr Escreveu:12 barras!
Bota pontos de exclamação nisso...
Espero que já tenha digerido a coisa.
Eu se visse uma coisa destas, se calhar até pensava que os gajos acedem e mexem no carro via Carwings??
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 23 jan 2014, 19:02

Muito bom, 12 barras novamente. Assim está concordante com a capacidade que determina. Estou curioso para ver o que vai acontecer nos próximos dias. De entre várias hipóteses, a que me admiraria menos seria um comportamento semelhante ao do pós-P3227, começar a descer, cada vez a um ritmo mais lento. Acho que essa barra readquirido é para ficar por vários meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 23 jan 2014, 19:22

Malm Escreveu:Muito bom, 12 barras novamente. Assim está concordante com a capacidade que determina. Estou curioso para ver o que vai acontecer nos próximos dias. De entre várias hipóteses, a que me admiraria menos seria um comportamento semelhante ao do pós-P3227, começar a descer, cada vez a um ritmo mais lento. Acho que essa barra readquirido é para ficar por vários meses.
Continuo a dizer que capacidade efectiva não adquiriu, mas que serve para entreter e divertir o pessoal, acho que sim. Mais uma razão para nunca vender este carro. Em 2020 serei membro efectivo do Clube Nacional de Automóveis Antigos :)
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 24 jan 2014, 20:31

Ontem e hoje. 46 km percorridos, o Alth subiu para 62,69.

https://www.dropbox.com/s/schddkqbjcmwf ... 3%2013.png

Vou registando a evolução, seja ela qual for.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 24 jan 2014, 21:08

Sobre o carregamento em que foi dos 8% até aos 100%, e só carregou 18,8 kW.h, o que pelos vistos é pouco para um carro com 62 Alth, não poderá ser que aqueles 8% estivessem mal calculados e o carro tinha mais que 8%, uns 13%, por exemplo? :?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 24 jan 2014, 21:31

Malm Escreveu:Sobre o carregamento em que foi dos 8% até aos 100%, e só carregou 18,8 kW.h, o que pelos vistos é pouco para um carro com 62 Alth, não poderá ser que aqueles 8% estivessem mal calculados e o carro tinha mais que 8%, uns 13%, por exemplo? :?
Tudo pode estar a acontecer. Verifico que com a bateria a 11*C apresenta 5 barras de temperatura quando o normal seriam 4.

Hoje vou carregar 100% e ver o que acontece. Talvez perca a 12 barra. :oops:
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”