Vamos lá então:
1 . Com que facilidade (ou é possível) fazer 150 km (sem fazer qualquer carregamento pelo meio) em AE a 80-90 km/h (dentro das 3 "bolinhas") sem usar o A/C. Já anteriormente vi que fez 144 km (tendo ainda 34 ou 36km de autonomia) mas fé-lo com um carregamento (de uma hora) pelo meio, estou certo? Desta forma não consigo obter a resposta para a minha pergunta.
R: Desanconselho vivamente a fazer uma viagem de 150 kms sem carregamento intermédio e muito menos a velocidades de 80-90 km/h. Sem ter preocupações de poupar a bateria e levando-a ao limite será possível mas nunca com velocidades acima de 60 km/h e mesmo assim depende muito de factores como temperatura do dia, direcção do vento e inclinação do terreno. Uma perspectiva quanto a mim mais realista e que eu utilizo é nunca fazer mais de 120 kms sem efectuar uma recarga. Espero ter esclarecido...mas não passa da minha opinião que vale o que vale. Hoje por exemplo fiz a mesma viagem do costume mas decidi esticar a velocidade um pouco entre 90 e 105 km/h sempre que possível (não vim pela auto estrada) e cheguei a Évora com 18 kms de autonomia.
Creio que referiu que a paragem não é obrigatória mas que o faz por precaução, não é verdade? Fá-lo porque a autonomia varia um pouco de viagem para viagem (por exemplo) ou simplesmente porque não gosta de chegar ao local com meia dúzia de quilómetros no mostrador?
R: Sim, faço por precaução porque não gosto de chegar com a bateria com menos de 2/12 da sua capacidade, leia-se 2 barras de autonomia do State of Charge (SOC) porque tenho lido que esta bateria não gosta de "bater no fundo e portanto se posso evito.
A segunda pergunta é a seguinte: A Nissan afirma que passados 5 anos a bateria do Leaf terá cerca de 80% da capacidade atual. Partindo do principio que continua a fazer este mesmo percurso (de 140-145 km) daqui a 5-10 anos como pensa ultrapassar a diminuição de autonomia?
R: A Nissan oferece uma garantia de 5 anos contra problemas do sistema eléctrico do LEAF e o que eu tenho lido é que desde que a utilização do caro seja moderada a bateria do LEAF terá cerca de 80% da sua capacidade ao fim de 10 anos podendo ser de 70% ser se utilizar duma forma indiscriminada as cargas rápidas e não de 5 anos como disseste. Neste momento encontro-me a trabalhar em Évora mas só cá ficarei no máximo mais um ano e meio e depois irei ter uma utilização do carro muito mais citadina como sempre tive por isso a questão dos 5 anos no meu caso não se coloca. Além disso tenho esperança e vários indícios indicam que tal será possível que ao fim de 4 ou 5 anos existirá no mercado a possibilidade de adquirir e substituir os módulos das baterias do LEAF por outras com mais capacidade (fala-se em 320 kms de autonomia) e espero que a economia de escalas devido ao aumento da produção de baterias a nível mundial faça as mesmas baixarem o custo a um nível mais aceitável permitindo a sua directa substituição se assim o quiser. Mas para já estou a saborear o momento com muito gosto e um "gozo" imenso

Espero ter conseguido responder às tuas questões. Se tiveres mais não faças cerimónia.
Cumprimentos