Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS. Espero k te sejam úteis estas referências para te lançares nesse teu teste. Se conseguires, vai valer a pena, em particular no verão . Dos 2 factores de degradação, temperatura e voltagem acima de 4,0v por célula , pelo menos só te expões à temperatura.PauloDias Escreveu:Sao sempre úteis!!! Agradeço o tempo que tens para explicar isso tudo!
Acho que conseguiria sair de casa com os 80% e voltar sem carregar pois quando carrego a 100% e volto, quando chego a casa tenho mais de 20%, mas fazia estar MUITO limitado ao trajeto a fazer sem poder fazer alterações, porque carregamentos intermédios até aos 80% pode acontecer não conseguir fazer.... Talvez para a semana faça esse teste de andar só em carregamentos até aos 80%
Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias
-
jpgoncalves2
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias
-
sparrow
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
E estar constantemente a baixar a bateria a 20% ou menos não contribui também para a degradação da bateria?
-
jpgoncalves2
- Proprietário Leaf
Abaixo de 20% ou melhor, depois de retirar mais de 80% da capacidade disponível na bateria, sim, a degradação aumenta significativamente, por vários motivos... aponto dois:sparrow Escreveu:E estar constantemente a baixar a bateria a 20% ou menos não contribui também para a degradação da bateria?
1.para manter a mesma necessidade de potência, quanto mais baixa for a voltagem, masi intensidade de corrente irá ser solicitada. Quanto maior intensidade de corrente solicitada, maior elevação da temperatura;
2. Quanto mais baia voltagem, em particular abaixo dos 3,6v em circuito aberto ou 3,0v em carga, maior será o desbalanceamento entre as células que pode conduzir à aparição de células fracas e suas consequências.
Por fim, se por acaso descarregar completamente a bateria, irá "pagar" na carga logo a seguir, com uns quantos iões de lítio que terão que ser de imobilizados sobre o ânodo de grafite, para reconstruir a primeira capa de SEI (Surface Electrolyte Interface) , entretanto destruida pela descarga profunda . E o sintoma é um abaixamento subsequente na capacidade, em Ah da bateria, o mesmo é dizer, numa das medidas da degradação. Cuidado com os famigerados "testes de tomada"....
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Ao ler os teus comentários lembrei-me logo dos testes de tomada. A questão da maior corrente (e logo temperatura) é fácil de perceber mas essa perda de capacidade é nova.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...
Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Proprietário Leaf
Se tiveres interesse em aprofundar o tema da SEI, como e quando se forma e porquê de destrói , dá uma vista de olhos nestas duas páginas:margarett Escreveu:Ao ler os teus comentários lembrei-me logo dos testes de tomada. A questão da maior corrente (e logo temperatura) é fácil de perceber mas essa perda de capacidade é nova.
http://www.mpoweruk.com/chemistries.htm#sei
http://www.mpoweruk.com/lithium_failures.htm
-
jpgoncalves2
- Proprietário Leaf
Nunca fiz esse teste nesses trajetos específicos, pois tenho a certeza k não os conseguiria fazer com menos de 14,6 kWh, não utilizando o modo ECO. Este valor corresponde a 80% de uma carga a 80% SOC no estado atual da minha bateria. Para fazer este teste teria k carregar a 100% e não me é útil , nem precisei, até agora.VETL Escreveu:jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
Porque afirmo ter essa certeza? Porque num trajeto mais pequeno, 80 Km, fiz a experiência, repetindo-a 2 vezes, em cada modo. Como resultado, obtive em média , um gasto 15% superior , nas mesmas condições, CC a 75kmh em AE.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Isto vai um bom bocado off-topic mas cá vai na mesma
Mas o carro desliga-se (pelo que tenho lido por aqui) quando a célula mais fraca atinge valores muito, muito superiores a 2V...Allowing the cell voltage to fall below about 2 Volts by over-discharging or storage for extended periods results in progressive breakdown of the electrode materials.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Quer dizer que em ECO o carro tem as mesmas prestações, mas consome menos. É isso?jpgoncalves2 Escreveu:Nunca fiz esse teste nesses trajetos específicos, pois tenho a certeza k não os conseguiria fazer com menos de 14,6 kWh, não utilizando o modo ECO. Este valor corresponde a 80% de uma carga a 80% SOC no estado atual da minha bateria. Para fazer este teste teria k carregar a 100% e não me é útil , nem precisei, até agora.VETL Escreveu:jpgoncalves2 Escreveu:...Aqui, recomendaria, de novo, que passes a confiar o controle de potência ao modo ECO, apesar de achares que " manualmente" consegues os mesmos efeitos...Qual a diferença de consumos neste trajeto, sempre com Cruise Control, utilizando o modo ECO e não utilizando modo ECO?jpgoncalves2 Escreveu:...Acabo de fazer um percurso de exactamente 120 km, por nacional e AE, parti com 80%, Cruise Control a 75kmh e sobrou 20% SOC no LS. Fiz uma CR a 80%, CC de novo a 75kmh e vou agora fazer um trajeto conhecido todo em AE, de 126km. Estimo chegar de novo com 20% LS...
Porque afirmo ter essa certeza? Porque num trajeto mais pequeno, 80 Km, fiz a experiência, repetindo-a 2 vezes, em cada modo. Como resultado, obtive em média , um gasto 15% superior , nas mesmas condições, CC a 75kmh em AE.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Hum...
No meu caso, que vou fazer essencialmente trajetos pequenos, só precisarei de carregar semanalmente, o melhor é utilizar entre 80% e 20%.
Um dos testes que quero fazer, assim que tiver o carro, é andar com ele até descarregar completamente, espero que fazer isso uma vez, ou esporadicamente, não seja prejudicial.
Estarei correto?
No meu caso, que vou fazer essencialmente trajetos pequenos, só precisarei de carregar semanalmente, o melhor é utilizar entre 80% e 20%.
Um dos testes que quero fazer, assim que tiver o carro, é andar com ele até descarregar completamente, espero que fazer isso uma vez, ou esporadicamente, não seja prejudicial.
Estarei correto?