DIÁRIO DE BORDO - mike
- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
O LSP dá os DTCs com a indicação da página do manual de serviço onde este é explicado.
Sobre ser a bateria de 12V, posso dizer que o meu Leaf andou anos com esta bateria na prática com 5 células (10V) e nunca teve esse tipo de problemas. O Ricardo Casal teve uns problemas semelhantes, no caso dele devido à extrema degradação do pack (5 barras de capacidade, quase 4). Quantas barras de capacidade tem o teu pack? Quantos Ahr dá o Leaf Spy?
Sobre ser a bateria de 12V, posso dizer que o meu Leaf andou anos com esta bateria na prática com 5 células (10V) e nunca teve esse tipo de problemas. O Ricardo Casal teve uns problemas semelhantes, no caso dele devido à extrema degradação do pack (5 barras de capacidade, quase 4). Quantas barras de capacidade tem o teu pack? Quantos Ahr dá o Leaf Spy?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- migle
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
No log do LeafSpy, há duas colunas referentes à bateria de 12V. Abrindo numa folha de cálculo, é a coluna DP e a DS, que indicam a corrente e a tensão, respectivamente.
Não tenho Leaf, mas ainda hoje tinha olhado para o manual do LeafSpy.
Não tenho Leaf, mas ainda hoje tinha olhado para o manual do LeafSpy.
- pemifer
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Já por 2 vezes a minha bateria de 12v descarregou.
Logo da primeira vez deu para concluir que o carro fica marado quando a bateria de 12v está fraca.
Não adianta ler os DTCs pois aparecem em grande numero e não são relacionados com nada.
Aqui o relato da primeira vez que falhou...
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=60#p78920
Logo da primeira vez deu para concluir que o carro fica marado quando a bateria de 12v está fraca.
Não adianta ler os DTCs pois aparecem em grande numero e não são relacionados com nada.
Aqui o relato da primeira vez que falhou...
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=60#p78920
- Apr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Os 2 ultimos episodios que tive com a bateria de 12V totalmente descarregada não consegui ligar o carro com o auxilio do booster, tive que limpar os DTC's primeiro e só depois é que consegui passar a ready to drive.
Curiosamente já há bastante tempo que não tenho tido nenhum episodio desses.
Curiosamente já há bastante tempo que não tenho tido nenhum episodio desses.
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pois ontem consegui ver no LEafSpy que a bateria tinha 7v (mesmo a versão free do LEafSpy tb mostra a tensão da bateria no canto inferior esquerdo - tinha ideia de já ter visto mas não tinha a certeza, mas só depois de ligar o carro é que o LEafspy emparelha o bluetooth, ou seja de manhã quando o carro nem queria ligar, já devia estar abaixo dos 7v, eu tenho um multimetro que como uso raramente a pilha de 9v tb já não dava nada, e tb já não tinha mais multimetro para medir esta, e o medior de pilhas de ponteiro que não precisa de pilhas foi abusado pela bebé ).
Lá liguei uma fonte DC regulavel para carregar a bateria de 12V do LEAF, e dei-lhe 14v mas não cheguei a deslgar os cabos do carro (liguei em paralelo) o ponteiro dos Amperes na fonte saltou logo para os 8A mas ao fim de 1,5horas já estava com uma corrente baixa e a bateria parecia estar a conseguir manter os 12v mesmo 5 minutos depois de desligar a fonte.
Depois deixei o carro a carregar de noite que tb carrega um puco a bateria de 12V (pareceu-me estar a manter os 13V durante a carga) e de manha funcionou, ou pelo menos, quando saí já não estava lá o carro nem a mulher
Curiosamente ontem durante o dia tentei aceder atraves da app Nissan EV e dava sempre erro (como já não usava há meses, cheguei a pensar que já não estivesse ativo este serviço, mas depois de carregar a bateria já funcionou de novo, suponho que o modulo de ligação/modem GPRS não consiga funcionar com tensões na ordem dos 7v).
A bateria de litio indica 8 barras de capacidade (no momento ainda mostrava 3 barras de SOC). o Leafspy indicava AHr=39.59 SOH=60.35% 375.88V Hx=52,42% SOC=46%
Agora vou ver como se comporta nos próximos dias, tb já tenho a oferta de um abateria em 2a mão em boas condições que deve caber ali se esta realmente já não se aguentar..
Lá liguei uma fonte DC regulavel para carregar a bateria de 12V do LEAF, e dei-lhe 14v mas não cheguei a deslgar os cabos do carro (liguei em paralelo) o ponteiro dos Amperes na fonte saltou logo para os 8A mas ao fim de 1,5horas já estava com uma corrente baixa e a bateria parecia estar a conseguir manter os 12v mesmo 5 minutos depois de desligar a fonte.
Depois deixei o carro a carregar de noite que tb carrega um puco a bateria de 12V (pareceu-me estar a manter os 13V durante a carga) e de manha funcionou, ou pelo menos, quando saí já não estava lá o carro nem a mulher
Curiosamente ontem durante o dia tentei aceder atraves da app Nissan EV e dava sempre erro (como já não usava há meses, cheguei a pensar que já não estivesse ativo este serviço, mas depois de carregar a bateria já funcionou de novo, suponho que o modulo de ligação/modem GPRS não consiga funcionar com tensões na ordem dos 7v).
A bateria de litio indica 8 barras de capacidade (no momento ainda mostrava 3 barras de SOC). o Leafspy indicava AHr=39.59 SOH=60.35% 375.88V Hx=52,42% SOC=46%
Agora vou ver como se comporta nos próximos dias, tb já tenho a oferta de um abateria em 2a mão em boas condições que deve caber ali se esta realmente já não se aguentar..
- pemifer
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Não se viste o meu relato.
O teu carro neste momento deve estar cheio de DTCs, deve estar a precisar de uma limpeza.
Quando a bateria de 12v está muito descarregada nem com o carregador de bateria de 12v ligado o carro volta ao normal.
A bateria tem de receber primeiro um bocado de carga só depois se consegue ligar o carro normalmente.
O teu carro neste momento deve estar cheio de DTCs, deve estar a precisar de uma limpeza.
Quando a bateria de 12v está muito descarregada nem com o carregador de bateria de 12v ligado o carro volta ao normal.
A bateria tem de receber primeiro um bocado de carga só depois se consegue ligar o carro normalmente.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Já passaram 2 anos desde que a minha bateria desceu pela primeira vez abaixo dos 7v.
E continua a bombar!!
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- RiCkMaN
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Viva. Tenho seguido este dB..
Os Leafs que têm o painel solar no spoiler ajuda alguma coisa nestes episódios com a bateria de 12V?
O meu não tem esse painel.. Já alguém colocou um painel fotovoltaico para ajudar à não-descarga da bateria de 12?
Os Leafs que têm o painel solar no spoiler ajuda alguma coisa nestes episódios com a bateria de 12V?
O meu não tem esse painel.. Já alguém colocou um painel fotovoltaico para ajudar à não-descarga da bateria de 12?
"A especialização é o grande trunfo dos insectos..!"
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Sim, eu acho que ajuda se o carro estiver no exterior, pois sempre que aconteceu estes episódios foi depois do carro estar parado na garagem por alguns dias, imagino que se estivesse no exterior não devia perder carga (ou pelo menos deve conseguir compensar o consumo residual do carro "desligado" (modulo de comunicação, detector de chave inteligente, etc). Por falar nisso tenho de limpar o painel que está já com uma camada de sujidade que tb não ajuda, e claro nos dias em que o sol é fraco deve ajudar muito menos...