Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2016, 19:18

Idealmente à tomada, ainda que deva ser mais ou menos a mesma coisa.

A ideia é o EVSE estar alimentado (da tomada) e manter o contactor interno aberto (ou seja, sem passagem de corrente) até ligares ao carro. Depois é o carro que pede ao EVSE para dar "xixa" :D e assim o arco eléctrico faz-se no contactor (onde é suposto) e não nos pinos da tomada.
Mas lá está, se ligares primeiro ao carro, o EVSE não tem alimentação e mantém o contactor aberto na mesma.

A desligar é que deves desligar do carro primeiro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Volt » 30 jun 2016, 20:57

Isso é apenas importante se o carro estiver em carga. Convém desligar no lado da ficha mais robusta. No caso do i3, ele destranca a ficha quando se abre o carro, o que desliga logo o carregamento durante uns segundos. Isso é que é sempre melhor.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 05 jul 2016, 13:16

Há problema em ir carregando ao longo do dia?

Hoje, por exemplo, gastei 20% de manhã, agora vim almoçar e deixei a carregar até acabar o almoço.

Depois vou chegar ao escritório e colocar a carregar, evitando assim de carregar à noite (em princípio...). Há problema?
Última edição por djs em 05 jul 2016, 13:37, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por rnlcarlov » 05 jul 2016, 13:20

Se houvesse problema penso que quase todos os VEs estavam tramados :lol:

Quanto muito há recomendações de não deixar sistematicamente os carros muitas horas com carga a 100%, para dar mais saúde à bateria, mas fora isso carregue quando precisar e quanto precisar.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 05 jul 2016, 13:39

Nunca está muito tempo a 100%, todos os dias de manhã, almoço e noite ando com ele. O máximo que está é de noite e fica a 100% até sair de manhã, aí sim é quando fica mais tempo. Nunca fica dias a 100% sem andar nele.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por mjr » 05 jul 2016, 18:29

Eu não recomendo que fique a noite toda a 100%. Ao fim de um ano é o equivalente a vários meses a 100%. Não há diferença em 48 horas de ele ficar 12 horas seguidas a 100% e o restante abaixo, ou várias vezes 1 hora a 100% perfazendo no total 12 horas a 100%.

Recomendo 80% ao "deitar" e programar para carregar durante a noite a 100%, terminando a carga pouco antes de "acordar".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 05 jul 2016, 19:10

mjr Escreveu:Eu não recomendo que fique a noite toda a 100%. Ao fim de um ano é o equivalente a vários meses a 100%. Não há diferença em 48 horas de ele ficar 12 horas seguidas a 100% e o restante abaixo, ou várias vezes 1 hora a 100% perfazendo no total 12 horas a 100%.

Recomendo 80% ao "deitar" e programar para carregar durante a noite a 100%, terminando a carga pouco antes de "acordar".
Também concordo, mas há outra solução: Se ao carregar no "máximo" fica grande parte da noite a 100%, carregando em modo "reduzido" já ficará menos tempo a 100% e em modo "baixo" se calhar não ficará tempo nenhum. Como já escrevi algures, com o evse que vem com o carro, de 10% a 100% demorará 19horas (baixo), 12 horas (reduzido) e 9horas (máximo).
Estes tempos podem variar porque o carro pode climatizar na hora de partida e assim demorar mais a ficar a 100% (isto é uma teoria minha), mas também por vezes, quando necessário o sistema carrega também a bateria convencional (dito pelo especialista de produto BMW). Assim, nesta circunstância demorará mais tempo a carregar. Acresce que o carro avisa sempre quanto tempo vai demorar até ficar a 100%.

No meio disto tudo a BMW afirma uma coisa estranha que ainda não esclareci. "O carro protege-se contra carregamentos parciais". O que pressupõe que os mesmos são menos saudáveis do que os integrais (100%). Tudo o que leio sobre baterias, contradiz esta afirmação...
Alguém quer comentar?
Abraço

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por mjr » 05 jul 2016, 20:28

Todos os VE têm uma tecnologia avançada que os pretege contra cargas parciais. Chama-se bateria de lítio. :mrgreen:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por snowman » 05 jul 2016, 20:44

mjr Escreveu:Todos os VE têm uma tecnologia avançada que os pretege contra cargas parciais. Chama-se bateria de lítio. :mrgreen:
Isso vindo do especialista de produto e dito dessa maneira seria grosseiro, percebendo eu a graça. Mas não responde à questão: se um é mau é porque o outro é bom? Não é isso que por aqui se escreve nem se aconselha. E os menos entendidos como eu e outros tantos por aí gostaríamos de ir percebendo avançando, km a km, como utilizadores entusiastas que (ainda) somos. Se é preciso tirar um doutoramento em baterias e afins associados à mobilidade eléctrica só para conduzir um carro, não há mobilidade eléctrica que resista. E já estamos no costume, por aqui no fórum: off topic. Parabéns.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 05 jul 2016, 20:59

Já vi que toquei num tema fracturante. A conclusão a que chego é: carregar quando precisar e não me preocupar com o resto.

Responder

Voltar para “BMW i3”