Pelo que sei a atualização do armário com 3 mangueiras vai para os 10.000euros a preço de amigo.meira78 Escreveu:Exacto. Se eles já estivessem instalados, isso não seria um problema.Orlando Escreveu:A lei europeia surgiu há pouco tempo, já os carregadores deviam estar instalados...ou não.
Mas como estavam em armazém e prontos a instalar (desde à 5 anos atrás), o Estado Português até fechava bem os olhos se tivesse interesse em o permitir...
E mesmo que fosse mesmo para cumprir, basta adicionar as tomadas adicionais, pois não é isso que representa o custo mais avultado...
Já estamos a ver o que vai dar a ME em Portugal.
Ou estarei eu a ver mal os factos?

Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Isso a ser verdade é uma pipa de massa!Orlando Escreveu:Pelo que sei a atualização do armário com 3 mangueiras vai para os 10.000euros a preço de amigo.meira78 Escreveu:Exacto. Se eles já estivessem instalados, isso não seria um problema.Orlando Escreveu:A lei europeia surgiu há pouco tempo, já os carregadores deviam estar instalados...ou não.
Mas como estavam em armazém e prontos a instalar (desde à 5 anos atrás), o Estado Português até fechava bem os olhos se tivesse interesse em o permitir...
E mesmo que fosse mesmo para cumprir, basta adicionar as tomadas adicionais, pois não é isso que representa o custo mais avultado...
Já estamos a ver o que vai dar a ME em Portugal.
Ou estarei eu a ver mal os factos?
Julgo que não seria necessário isso. Como os PCRs já estavam encomendados, poderiam ser instalados como estão em armazém e logo se faria o compromisso de assim que se justificasse, com mais VE vendidos acrescentar o interface para as restantes tomadas.
Se calhar a própria Galp poderia ter feito isso e aproveitar os que já estavam no nstalados para fornecer mais opções. Não sabemos o destino que tiveram...
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
E custaram 10.000€ a preço de amigo?rdias Escreveu:Mas os da galp foram actualizados. Não são novos.
Eu sei o que vi, por acaso no momento em que estavam a ser instalados os de Pombal.
Coloquei inclusivé fotos aqui...
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Mas quem pagou foi a Galp...não confundir o trigo com....rdias Escreveu:Mas os da galp foram actualizados. Não são novos.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Este país anda perdido, mesmo!rdias Escreveu:Quem pagou foi as marcas de automóveis que tem VE, menos a Mercedes. Falou-se em 600.000 euros pelas actualizações. 5 PCR .Orlando Escreveu:Mas quem pagou foi a Galp...não confundir o trigo com....rdias Escreveu:Mas os da galp foram actualizados. Não são novos.
O Orlando que está sempre tão bem informado referiu que a simples actualização de cada um para colocar as tomadas adicionais ficava em cerca de 10.000€ cada um. Pendo que percebemos bem.
Agora o rdias diz que a maioria das marcas, com excepção da BMW ficou em 600.000€, ou seja 120.000€ cada um...
Há aqui alguma coisa que não bate certo.
Nada de novo...
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
O pessoal fica é tolo com o que vens para cá dizer!rdias Escreveu:Isso foi falado aqui pelo Telmo. Foram todas, menos a Mercedes. A BMW ajudou.
Falado aqui ou no facebook. Mas penso que foi aqui.
Pessoal não tem memória
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Sobre isto não confirmo, nem desminto, antes pelo contrário.
Telmo chamado à receção, porque estou intrigado.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
A resposta
Exmºs Senhores:
Para conhecimento, junto em Anexo resposta do Ministério do Ambiente às questões que lhe colocámos a 30/12/2015 relativas à rede de mobilidade elétrica existente, designada Mobi.e.
Em relação ao conteúdo geral da resposta o mesmo revela a confirmação geral da pertinência de todas as questões que colocámos, pelo que cumpre agradecer a quem nos fez chegar informação apropriada para o efeito, nomeadamente a Orlando Pereira.
Quanto às respostas em concreto às questões que colocámos, podemos concluir que o Governo manifesta emprenho em ultrapassar as deficiências e as avarias existentes na rede. Quanto à sua modernização e upgrade apenas a reconhecimento que o assunto está “em estudo”. O mesmo se aplica à melhoria do grau de cobertura do território com novos postos de carregamento, especialmente os PCR. A este respeito, o MA dá-nos conta de que existe uma proposta de criação de uma rede de carregamento elétrico ao longo do Corredor Atlântico, que deverá fazer parte de um protocolo de candidatura de Portugal, Espanha e França para candidatura conjunta aos fundos Connecting Europe Facility (CEF). Sobre a responsabilização de alguém pela manutenção da rede aí a resposta é confusa e bastante indefinida o que deixa supor que corre-se o risco de, sempre que um posto de carregamento avariar, o mesmo pode estar bastante tempo fora de serviço, pois o MA confirma que ainda não existe nenhuma entidade especialmente dedicada à sua gestão e manutenção. Isso é preocupante. Há que estar atento aos pontos da rede que estão fora de uso, para instar o MA a proceder à sua reparação o mais breve possível.
Agradeço a divulgação dos ficheiros em Anexo, se a mesma for entendida por conveniente.
Com os meus melhores cumprimentos
Heitor de Sousa
Deputado do GP-BE
Exmºs Senhores:
Para conhecimento, junto em Anexo resposta do Ministério do Ambiente às questões que lhe colocámos a 30/12/2015 relativas à rede de mobilidade elétrica existente, designada Mobi.e.
Em relação ao conteúdo geral da resposta o mesmo revela a confirmação geral da pertinência de todas as questões que colocámos, pelo que cumpre agradecer a quem nos fez chegar informação apropriada para o efeito, nomeadamente a Orlando Pereira.
Quanto às respostas em concreto às questões que colocámos, podemos concluir que o Governo manifesta emprenho em ultrapassar as deficiências e as avarias existentes na rede. Quanto à sua modernização e upgrade apenas a reconhecimento que o assunto está “em estudo”. O mesmo se aplica à melhoria do grau de cobertura do território com novos postos de carregamento, especialmente os PCR. A este respeito, o MA dá-nos conta de que existe uma proposta de criação de uma rede de carregamento elétrico ao longo do Corredor Atlântico, que deverá fazer parte de um protocolo de candidatura de Portugal, Espanha e França para candidatura conjunta aos fundos Connecting Europe Facility (CEF). Sobre a responsabilização de alguém pela manutenção da rede aí a resposta é confusa e bastante indefinida o que deixa supor que corre-se o risco de, sempre que um posto de carregamento avariar, o mesmo pode estar bastante tempo fora de serviço, pois o MA confirma que ainda não existe nenhuma entidade especialmente dedicada à sua gestão e manutenção. Isso é preocupante. Há que estar atento aos pontos da rede que estão fora de uso, para instar o MA a proceder à sua reparação o mais breve possível.
Agradeço a divulgação dos ficheiros em Anexo, se a mesma for entendida por conveniente.
Com os meus melhores cumprimentos
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Obrigado pela partilha Orlando!
Independentemente dos resultados, mais ou menos rápidos, é de louvar a tua atitude em endereçar os problemas da ME a este nível político e obter resposta! Parabéns pelo excelente trabalho em prol da ME! 

