Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por alexmol » 04 jun 2016, 08:51

margarett Escreveu:Isto vai um bom bocado off-topic mas cá vai na mesma :P
Allowing the cell voltage to fall below about 2 Volts by over-discharging or storage for extended periods results in progressive breakdown of the electrode materials.
Mas o carro desliga-se (pelo que tenho lido por aqui) quando a célula mais fraca atinge valores muito, muito superiores a 2V...
Também sou da opinião que é um não-problema. No Fluence, que permite ir mais abaixo que o Leaf na descarga total, as células nunca baixam dos 2,6V em carga.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 jun 2016, 00:23

margarett Escreveu:Isto vai um bom bocado off-topic mas cá vai na mesma :P
Allowing the cell voltage to fall below about 2 Volts by over-discharging or storage for extended periods results in progressive breakdown of the electrode materials.
Mas o carro desliga-se (pelo que tenho lido por aqui) quando a célula mais fraca atinge valores muito, muito superiores a 2V...
Os dois fatores conhecidos que determinam a destruição da SEI, são realmente a voltagem e a temperatura. Se é certo que o BMS está programada para impedir que a voltagem desça a níveis tão baixos há que contar com o efeito combinado com a subida da temperatura que acompanha normalmente a descarga profunda, pelo aumento da intensidade de corrente para obtenção da mesma potência.Da sinergia sistémica das duas variáveis, podem resultar condições favoráveis para o início da destruição de parte da SEI inicial... É necessário estarmos atentos à interação sistémica dos dois fatores e não apenas a cada um per si, daí o meu alerta... E se podemos obter a mesma informação, que o LS sempre nos dá, em cada carga a 100%, da energia que a bateria vai conseguindo armazenar, ao longo do tempo, porquê correr riscos?

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 jun 2016, 00:35

VETL Escreveu:Quer dizer que em ECO o carro tem as mesmas prestações, mas consome menos. É isso?
Não, em ECO, o carro não tem as mesmas prestações, a potência é limitada. É mais lento a atingir as velocidades de cruzeiro, por exemplo, embora depois de a atingir, o consumo seja idêntico. Nessa fase mais alongada de arranque é que se devem registar os menores consumos que determinam essa diferença global de cerca de 15% de poupança, que registei nos teste 2 testes repetidos que efectuei. Em terreno com diferentes inclinações, ou com velocidades de cruzeiro a atingir diferentes, outros valores por certo se registariam, mas com a mesma tendência de poupança, quando utilizando ECO, parece-me razoável concluir-se.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 jun 2016, 00:57

pemifer Escreveu: Um dos testes que quero fazer, assim que tiver o carro, é andar com ele até descarregar completamente, espero que fazer isso uma vez, ou esporadicamente, não seja prejudicial.
Estarei correto?
Há algum risco a envolver essa operação, resultante da combinação das condições de baixa tensão e elevada temperatura. Desde que estejas ciente dele e o minimizes, o prejuízo deverá ficar limitado às consequências do inevitável desbalanceamento mais dilatado a que sujeitarás as células...
Mas sugiro que , antes de o fazeres, te interrogues se não podes obter a mesma info que procuras, com tal teste, sem correr esse risco...?!
Será que com o LS não obténs info suficientemente credível, sempre que efetuas uma carga a 100%?
Da minha experiência pessoal sim, daí que nunca fiz um teste desses e só se for forçado a fazer uma descarga profunda, por incontornável problema de autonomia, e que não pude previamente superar, é que me verei obrigado a submeter a minha bateria a tais agrestes condições.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 05 jun 2016, 01:05

No meu carro e nos de 30kwh com que tenho andado, para além da limitação da potência na climatização, só consigo enxergar uma alteração da posição do acelerador para a mesma potência (em eco é necessário levar o pedal mais a fundo).
Não noto qualquer limitação na potência de aceleração, pois se clicar mesmo até ao fundo, os 80kWh estão lá sempre à disposição.
A única coisa que o ECO pode fazer no condutor (e faz), é um efeito psicológico de pensar que está a carregar muito no pedal.
No entanto, isso não se coloca num cenário de cruise control (CC), onde as experiências que já fiz com climatização desligada chegam sempre a consumos iguais.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 jun 2016, 10:23

VETL Escreveu:No meu carro e nos de 30kwh com que tenho andado, para além da limitação da potência na climatização, só consigo enxergar uma alteração da posição do acelerador para a mesma potência (em eco é necessário levar o pedal mais a fundo).
Não noto qualquer limitação na potência de aceleração, pois se clicar mesmo até ao fundo, os 80kWh estão lá sempre à disposição.
A única coisa que o ECO pode fazer no condutor (e faz), é um efeito psicológico de pensar que está a carregar muito no pedal.
No entanto, isso não se coloca num cenário de cruise control (CC), onde as experiências que já fiz com climatização desligada chegam sempre a consumos iguais.
Excelente esta partilha das tuas experiências também, vamos assim ficando com um quadro mais completo, que vai cobrindo as várias versões do Leaf. ;)
Acrescentar apenas que, nas 2 experiências que fiz, acionei sempre o botão de CC mal atingi , manualmente, a velocidade mínima de 40kmh, a que o carro aceita engrenar o CC. Quero com isto dizer que, a aceleração dos 40 aos 75kmh foi integralmente gerida pelo carro, em todas as circunstâncias. E notei diferenças no tempo que o carro demorou a atingir os 75kmh, numa situação e noutra. Estas diferenças tiveram, por certo, tradução determinante na economia de energia registada. Levei nas duas situações o AC/aquecimento ligado, com temperatura interior definida para 21C, embora com diferenças nas temperaturas médias exteriores. No primeiro dia (1ªexperiência 80kmh ECO/Nao ECO) estavam cerca de 19C e no segundo dia 14C.
Desculpa Paulo, estarmos aqui a encher o teu DB com estes assuntos, espero que não te importes, é só para não se perder o fio à meada, ok?! :)

PauloDias
Proprietário Leaf
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por PauloDias » 05 jun 2016, 11:45

Não há problema nenhum!!! Assim fico a perceber bem as coisas e também irei fazer alguns testes e colocar aqui!

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 13 jun 2016, 09:33

VETL Escreveu:Não noto qualquer limitação na potência de aceleração, pois se clicar mesmo até ao fundo, os 80kWh estão lá sempre à disposição.
Mas que Leaf é esse que tem uma bateria de 80kWh ? :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 13 jun 2016, 09:46

alexmol Escreveu:
VETL Escreveu:Não noto qualquer limitação na potência de aceleração, pois se clicar mesmo até ao fundo, os 80kWh estão lá sempre à disposição.
Mas que Leaf é esse que tem uma bateria de 80kWh ? :D
Tens razão. lol
É 80kW.
:lol: :twisted:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

PauloDias
Proprietário Leaf
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por PauloDias » 18 jun 2016, 17:58

Boas!!

Só para dizer que hoje dois "malandros" estavam a ocupar o meu lugar no Alegro de Setúbal, um Leaf e um PHEV, maus...

Assim tive que ir optar por um das MUITAS tomadas que existe pelo parque todo...

Imagem

Já está a fazer 7.000 kms, em menos de dois meses fiz mais que o meu Pai em 6 meses.... é para andar, andasse!!! ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”