Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 14 mar 2016, 01:03

E no retorno a casa, depois de carregar alguma coisa no Intermarche, já a apenas uns 300 metros de minha casa, dou com isto...

Imagem
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 mar 2016, 23:30

O meu conhecimento e a minha confiança no EvBatMon vai crescendo aos poucos. Agora já consigo obter dados com bastante frequência. Continua a indicar 33,8 Ah. Agora já lhe coloquei também o SoC Dash visível, a par do SoC Real. Foi uma grande surpresa para mim, esta do i-MiEV calcular dois SoC distintos. Suspeitos que para umas coisas utiliza o SoC Dash (os 0,0% de SoC Dash fazem parar o carro), para outras o SoC Real.

Desconfio que calcula o SoC Dash tendo em conta a energia que determina ter gasto, enquanto o SoC Real é determinado de outra forma, talvez através da voltagem média das células. Pelo que tenho visto, raramente coincidem. Hoje, por exemplo, enquanto o SoC Real era 31,5%, o SoC Dash (que é o que o caniOn e o tablier do carro nos dá) era 33,5%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 15 mar 2016, 14:07

Basicamente o que me interessa é a degradação, e agora analiso constantemente esse parâmetro. Pena é. Que o canion não inclua esse parâmetro.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 15 mar 2016, 21:08

O SOC Real chega aos 100% quando se faz uma carga completa ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 15 mar 2016, 21:58

Essa pergunta pressupõe que o SoC Dash chega aos 100% numa carga completa? É que se pressupõe, pressupõe errado. Nem sempre isso acontece. No meu carro, raramente isso acontece, ou pode acontecer sempre. É à minha escolha. Eu até tenho em video um SoC Dash no final de uma carga completa inferior a 100% e depois, ao tentar carregar mais um pouco, o carro não deixa e corrige o SoC Dash para 100%. Já o fiz dezenas de vezes, só porque me apetece. O SoC é muito errático, um parâmetro tipicamente feminino, e é preciso primeiro conhecer muito bem o comportamento dele para depois o podermos passar a dominar ao nosso jeito. Mas dá muito trabalho. Exige atenção permanente a pormenores e ninguém está para isso. A não ser nas situações em que pode dar grande asneira andar distraído.

Comigo é assim, a resposta é muitas vezes imprevisível. Esperem tudo quando me colocam uma questão.

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 15 mar 2016, 22:34

:D

A minha curiosidade vai para o SoC Real nessas situações em que se força o SoC Dash a 100% :mrgreen:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 15 mar 2016, 22:53

Ok, agora a pergunta já está esclarecida. Ainda não sei, porque só desde anteontem tenho forma de saber o SoC Real. No sábado nem sequer suspeitava que isso existia. Um dia destes faço a experiência.

Por acaso até já tinha dado sinais de trabalhar com dois SoC distintos. Agora algumas coisas passaram a fazer sentido. É um bom exemplo que por vezes existem coisas que estão mesmo à frente do nosso nariz e não as conseguimos ver. Simplesmente não nos passa pela cabeça que possa ser assim.

Dado que eu suspeito que o SoC Real é baseado na voltagem das células, acho que a resposta a essa pergunta vai ser SoC Real inferior a 100%. Porque o meu carro para geralmente de carregar antes de ter todas as células a 4,11V (isso é que seria o SoC Real a 100%). Alias, neste momento, devido a cada célula ter uma capacidade diferente, já nem o consegue fazer (ficam umas a 4,105 e outras a 4,11, na melhor das hipóteses). Mas nos carros novos devem ficar os dois a 100%.

Então a minha previsão é o SoC Real ficar nos 96%.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 18 mar 2016, 22:59

Imagem

Primeira descida de capacidade registada. Hoje acordou a 33,7 Ah. Ainda estou acima dos 70% em relação à capacidade inicial.

tinhobret
Registado: 24 fev 2016, 20:47
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 14,5kw

Mensagem por tinhobret » 19 mar 2016, 17:11

Muito interessante ! obrigado.
O Evbatmon ainda nao esta disponivel.
Mas finalmente que modelo de OBD utelisas?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 19 mar 2016, 18:15

Exato. O EvBatMon ainda não está disponível. O criador pediu a um número limitado de utilizadores de i-MiEV para o testarem, sendo que sou um deles, por isso consigo fazer estas imagens.

O STN 1170 OBD-II não funciona com o EvBatMon, pelo que neste momento ando sempre a trocar entre dois OBD, o STN para o caniOn e o D-Link emprestado pelo VETL para o EvBatMon. O melhor é adquirir um OBD que funcione com as duas aplicações, como o OBDLink MX Bluetooth ou o OBDLink LX Bluetooth.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”