Com este tópico eu só queria demonstrar que isso do carro elétrico ser mais caro na aquisição não é necessariamente verdade. No entanto é dito por muitos como se fosse verdade absoluta, mas havendo excepções temos que fazer essa ressalva.
Já todos sabemos os defeitos ou feitios do Leaf, mas os outros carros também têm os seus defeitos ou feitios. Para uns só o facto de ter 200km de autonomia é um grande defeito, para outros é irrelevante. Cada um é que tem que ver se vale a pena.
Aquilo que me deixa de pé atrás com essas comparações entre modelos a combustão e elétricos dentro da mesma marca é que essas marcas não querem vender elétricos e aproveitam-se dos incentivos para inflacionar os preços.

Carro elétrico custa mais na aquisição
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Isso é o mercado a funcionar e quanto a isso nada podes fazer. Para uma discussão séria não é esse argumento que tens de usar, tens de usar os exemplos que eu te dei, porque é esse o preço que cada carro tem independentemente dos factores que tu achas que são incorrectos. Eu também gostava que Elon Musk me vende-se um TM3 por 20000€, mas a realidade não é essa.
Olha um exemplo de como os incentivos fazem disparar os preços. O governo este ano com fundo ambiental "dá" 85% do valor até um máximo de 2500€ para instalação painéis fotovoltaicos. O que esta acontecer neste momento é que há empresas a dar orçamentos de quase 2000€ para instalação de dois painéis + dois micro inversores, e o mais estupido é que há pessoas a aceitar, porque vendem-lhe a ideia que depois vão receber 85% do valor.
Isto são valores completamente fora da realidade, inflacionadíssimos porque existe um apoio do governo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Sinceramente não vejo que o "custo de aquisição" seja a variável mais importante, a não ser que compres o carro a pronto pagamento.
Por norma, a grande maioria dos portuguêses recorre ao crédito, e aí faz todo sentido incluir na sua "renda mensal" os custos com combustível/electricidade.
Esta realidade sempre foi tida em consideração quando se decidia entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo... por norma só compensava comprar a gasóleo se fizesses mais de um determinado número de km por ano, caso contrário o valor que pagarias a mais seria um desperdício.
Por norma, a grande maioria dos portuguêses recorre ao crédito, e aí faz todo sentido incluir na sua "renda mensal" os custos com combustível/electricidade.
Esta realidade sempre foi tida em consideração quando se decidia entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo... por norma só compensava comprar a gasóleo se fizesses mais de um determinado número de km por ano, caso contrário o valor que pagarias a mais seria um desperdício.
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Certo, concordo, mas o meu objetivo com este tópico não era mostrar que a aquisição era a variável mais importante. Eu sei que não é.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2021, 00:43Sinceramente não vejo que o "custo de aquisição" seja a variável mais importante, a não ser que compres o carro a pronto pagamento.
Por norma, a grande maioria dos portuguêses recorre ao crédito, e aí faz todo sentido incluir na sua "renda mensal" os custos com combustível/electricidade.
Esta realidade sempre foi tida em consideração quando se decidia entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo... por norma só compensava comprar a gasóleo se fizesses mais de um determinado número de km por ano, caso contrário o valor que pagarias a mais seria um desperdício.

Era mesmo para demonstrar que em certos casos o custo de aquisição até é equivalente neste momento!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Há quem compre um carro por ser fã da marcacfvp Escreveu: ↑20 jul 2021, 14:45Certo, concordo, mas o meu objetivo com este tópico não era mostrar que a aquisição era a variável mais importante. Eu sei que não é.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2021, 00:43Sinceramente não vejo que o "custo de aquisição" seja a variável mais importante, a não ser que compres o carro a pronto pagamento.
Por norma, a grande maioria dos portuguêses recorre ao crédito, e aí faz todo sentido incluir na sua "renda mensal" os custos com combustível/electricidade.
Esta realidade sempre foi tida em consideração quando se decidia entre comprar um carro a gasolina ou a gasóleo... por norma só compensava comprar a gasóleo se fizesses mais de um determinado número de km por ano, caso contrário o valor que pagarias a mais seria um desperdício.
Era mesmo para demonstrar que em certos casos o custo de aquisição até é equivalente neste momento!
Há quem decida por aqueles que fazem mais barulho
Outros preferem performance
E outros preço
O meu ponto de partida foi: tem que ser VE!
Re: Carro elétrico custa mais na aquisição
Pois. O meu também foi um bocado assim. Para quem quer um VE mais ou menos equivalente a um a combustão, por um preço semelhante, tem o Leaf, pelo menos. É essa a minha opinião, baseada em factos.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 jul 2021, 19:27Há quem compre um carro por ser fã da marca
Há quem decida por aqueles que fazem mais barulho
Outros preferem performance
E outros preço
O meu ponto de partida foi: tem que ser VE!

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms