Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2021, 14:35

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 13:29
Sim, é para usar o EVSE da Nissan. O que eu consigo carregar durante a noite é mais do que suficiente para os meus percursos diários.


E você explicou isso ao electricista?

Desse quadro trifásico que encontraram o electricista apenas precisa de fazer um baixada, pôr um disjuntor de 16A e uma tomada normal schuko 230v 16A. O carro com o EVSE de origem apenas vai puxar 10A. Isto com base no que você relatou.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 445
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rjspedition » 08 nov 2021, 14:39

Sim, efetivamente se for possível e se for esse o desejo não vem nenhum mal ao mundo em tentar deixar já as coisas preparadas para o futuro, seja com cabo 3G4 ou já com as 5 linhas para o trifásico. Depende sempre dos planos de permanência na habitação ou de troca de carro, mas fica já feito e a mão de obra só é cobrada uma vez.
o quadro não terá já um diferencial?
Não recomendava saltar a parte do diferencial, ainda por cima a utilizar o quadro comum do prédio. ;)
Em caso de alguma possível corrente de fuga apenas é afetado o quadro parcial e não o do Condominio.

Ftomas
Mensagens: 135
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 15:10

rjspedition Escreveu:
08 nov 2021, 14:39
o quadro não terá já um diferencial?
Não recomendava saltar a parte do diferencial, ainda por cima a utilizar o quadro comum do prédio. ;)
Em caso de alguma possível corrente de fuga apenas é afetado o quadro parcial e não o do Condominio.
Bem feito é!

Eu em minha casa tb meti um diferencial na garagem para não disparar o do quadro de casa (ainda é longe!)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2021, 15:20

rjspedition Escreveu:
08 nov 2021, 14:39
mas fica já feito e a mão de obra só é cobrada uma vez.
Eu também sou dessa opinião. Se é para se fazer, que se faça já a pensar no futuro, mas pelos vistos o problema é sempre o mesmo. É um condomínio, dificuldade em passar cabos, distancias muitos grandes, quadros que não estão preparados para 32A etc. Isto tudo acaba por encarecer a ideia inicial. E o que se tem visto noutros exemplos, é que o electricistas querem é instalar coisas que não fazem falta nenhuma, como as Green Up.

Hoje parece que carregar a 10A é mais que suficiente, mas vai haver o dia em que se vai querer carregar mais depressa para ir algum lado, e só ai é damos valor ao que se podia ter feito e não se fez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 15:29

O Leaf foi comprado com o intuito de ser um segundo carro, que só faz percursos citadinos. Para viagens maiores temos o outro carro da família. Claro que nunca se sabe o que nos reserva o futuro, mas para já não vejo necessidade de ter que fazer carregamentos mais substanciais em casa.

Claro que se puder deixar já as coisas preparadas para, pelo menos, não ter que voltar a passar cabo no futuro tanto melhor. Se bem que o prédio é tão antigo que no dia em que eu quiser ter uma wallbox, ou algo do género, e mais vizinhos começarem também a ter carros eléctricos, vai ter que se pensar em fazer alterações mais profundas à instalação eléctrica.

Já agora, o tal quadro comum da garagem tem este aspecto:

Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2021, 15:56

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 15:29
O Leaf foi comprado com o intuito de ser um segundo carro, que só faz percursos citadinos. Para viagens maiores temos o outro carro da família.
A última pessoa que escreveu isso neste fórum foi o rjspedition. Pergunte-lhe quantos KM já fez o carro a combustão desde que comprou o Leaf. ;) Acontece a todos e, você não vai ser excepção. De segundo carro rapidamente vai passar a ser a primeira opção
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por rnlcarlov » 08 nov 2021, 16:02

pmeireles Escreveu:
08 nov 2021, 15:29
Claro que se puder deixar já as coisas preparadas para, pelo menos, não ter que voltar a passar cabo no futuro tanto melhor. Se bem que o prédio é tão antigo que no dia em que eu quiser ter uma wallbox, ou algo do género, e mais vizinhos começarem também a ter carros eléctricos, vai ter que se pensar em fazer alterações mais profundas à instalação eléctrica.
Isto é algo em que eu estava a pensar. Neste momento o quadro como está dá, pois é apenas um carro a carregar. Quando mais pessoas desse condomínio tiverem carros elétricos, é possível que não consiga tirar 32A sem ir algo abaixo. Muito provavelmente será mesmo precisa alguma obra e/ou reforço de potência, logo não sei até que ponto valerá a pena estar a dimensionar algo para 32A. Ainda se fosse uma puxada da sua fração, aí sim acho que valeria a pena.

pmeireles
Mensagens: 31
Registado: 13 out 2021, 13:07
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por pmeireles » 08 nov 2021, 16:24

Assumindo que os 32A estariam fora de questão, faria sentido montar uma instalação que permitisse atingir os 16A e mais tarde se eu quisesse utilizar um EVSE portátil regulável poderia carregar um pouco mais rápido a 16A em vez dos dos 10A do EVSE do Leaf?

Ou mais vale fazer uma instalação "normal" de 10A e resolver assim o assunto?

Ftomas
Mensagens: 135
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Ftomas » 08 nov 2021, 16:48

No site da EDP tem lá wall box a partir de uns 22e x 36 meses com instalação... Se calhar e pelo orçamento que colocou pode valer a pena dar uma vista de olhos.....

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em lugar de garagem de prédio antigo

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2021, 16:59

Quando a EDP pede por uma green up 299€, achas que pode ser um bom negocio uma wallbox "a partir de"?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”