Oportunidades de compra em França/Espanha

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Mensagem por pemifer » 29 mai 2016, 19:46

Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 29 mai 2016, 19:55

Paga ISV com desconto (por ser híbrido) e paga IUC pela cilindrada do motor a gasolina

(foi exactamente esse o motivo que me fez decidir entre um híbrido e um 100% eléctrico)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 30 mai 2016, 01:00

pemifer Escreveu:Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?
Sim!
De acordo com um exemplo descrito no NovaEnergia, o ISV ronda os 300€ e o IUC ronda os 125€.
A manutenção do REx também deve ser considerada nos custos de utilização.

No entanto, não estás "limitado" na autonomia...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 30 mai 2016, 09:44

Uma das minhas razões para comprar um elétrico é a sua simplicidade mecânica.
Comprar um hibrido ou um rex, é precisamente o oposto. ;)

FBSousa
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por FBSousa » 30 mai 2016, 11:29

zeuz Escreveu:
pemifer Escreveu:Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?
Sim!
De acordo com um exemplo descrito no NovaEnergia, o ISV ronda os 300€ e o IUC ronda os 125€.
A manutenção do REx também deve ser considerada nos custos de utilização.

No entanto, não estás "limitado" na autonomia...
Se calhar já aqui colocaram...

Deixo o simulador oficial do Portal Aduaneiro para importação de viaturas.

https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov ... dorISV.jsp

pnunes
Proprietário Leaf
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Mensagem por pnunes » 30 mai 2016, 11:33

Um REX ainda se tolera e em muitos casos pode ser necessário, um híbrido ou um plug-in , é ter 2 problemas, e é perda de tempo e dinheiro em manutencões duplas....
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 30 mai 2016, 14:45

O primeiro carro eléctrico que experimentei foi o BMW i3 REx aquando do seu lançamento em PT. Fizemos o test-drive em modo EV e o REx só foi ligado a meu pedido, quando seguia no banco de trás. Não gostei do barulho de gerador e muito menos das revisões necessárias ao REx, independentemente de ser muito ou pouco usado! :?

Portanto, tal como @pemifer, sou a favor de um EV puro!
Aterroriza-me pensar que uma simples revisão custe mais de 200€ numa oficina oficial da marca, em que o óleo representa 50% desse valor!
E se for necessário outras peças, então facilmente a conta supera um ordenado mínimo nacional... :?

Mas... os actuais BEV não permitem ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (*)... à que previamente pensar no percurso, na autonomia disponível, onde carregar, tempo de carregamento... no fundo, é como se andassemos com o CI sempre na reserva...
É aqui que entra a vantagem dos REx... não sendo perfeitos, permitem-nos andar em modo EV com (quase) total despreocupação!
Acabasse a preocupação do "E se o posto está off? E se o PCR está ocupado por um Uber/Tesla?".
Para mais, o modo EV serve para +90% da típica utilização diária!
Até os mais cépticos vêem certamente vantagem nos REx... :geek:

É verdade que continuamos a ter que pagar a manutenção do REx e IUC, mas... a manutenção era um custo que já tinhamos! O IUC é do primeiro escalão, o que para alguns mesmo assim representará uma redução! A restante redução nos custos de utilização, tal como se fosse um BEV, continua a existir!

A meu ver, um REx é "perfeito" para quem:
- faça regularmente viagens para lá ou no limite de autonomia de um BEV;
- apenas tenha um carro em casa;
- apenas tenha acesso à rede pública de carregamento para carregar a bateria de tracção;

@pnunes, para mim a ordem de preferência é BEV > REx > PHEV > HEV

(*)
Bem sei que para a típica utilização diária qualquer BEV serve e sobeja, sem qualquer necessidade de planeamento prévio. Creio até que mesmo os cépticos sabem disso, mesmo que não o reconheçam. ;)
A afirmação "(...) ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (...)" é relativa a aquelas viagens de passeio para lá ou no limite de autonomia de um BEV, principalmente tendo em conta o actual estado da rede pública de carregamento.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Volt
Proprietário Leaf
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Mensagem por Volt » 30 mai 2016, 16:00

Bem, há condutores para todos os perfis. Os PHEV são um magnífico ponto de entrada neste mundo. Pode ser uma solução definitiva, ou temporária, sinceramente, nem me interessa. Interessa-me mais dar-lhes as boas-vindas. ;-).

E agora, defendendo a minha nova dama (BEVx ou REx ou EXA): O IUC custa quase 100€ anuais. É o preço a pagar por ter essa fantástica funcionalidade de poder carregar em andamento tendo um gerador a gasolina a fazer de reserva (e um jerrican na mala a fazer de reserva da reserva). Quanto à manutenção do REx, nos primeiros 5 anos, está incluída no preço inicial do carro.

Para muitos de vós o REx não se justificaria, mas podem ver o meu exemplo. Neste último ano, houve 63 dias em que fiz viagens acima de 150 km no i3. E vou fazer mais duas no próximo fim-de-semana. Se não tivesse outro VE, este valor ainda era superior, pois houve dias em que fui a casa, deixei o i3 e continuei no Leaf ou na Vectrix. Desde 01-Jun-2015 até hoje (30-Mai-2016) fiz 38800 km em VE e gastei 181 litros de gasolina.

:-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 30 mai 2016, 16:16

E nesses 181 litros de gasolina gastos, não era viável fazer-se com um VE, esperando umas horas enquanto se almoça ou se passeia? Ou tinha mesmo de ser feito rapidamente? E se tinha de ser feito rapidamente e de forma menos custosa, o avião não é claramente mais barato?

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”