
Leaf 2 Tekna - MJR
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Pois, os 10% já seriam notorios, seriam cerca de menos 25 kms.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
O meu de 02/2018 está com o soh de 93,5% e 33k klm e curiosamente também não noto nenhuma perca de autonomia. Não sei como a Nissan faz isto, mas acho que ninguém sabe. 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
02/2018? Isso foi logo dos primeiros da Europa. É importado?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Fiz 4 cargas/descargas e a capacidade desceu sempre, como esperado. São células com um SOH abaixo de 50%, o que pode ter algum efeito, mas não esperava outra coisa.mjr Escreveu: ↑27 out 2019, 14:02Posso dizer que nunca encontrei uma célula de lítio que recuperasse capacidade após ciclos de carga/descarga. Ou seja, qualquer degradação sempre foi permanente. Estou a falar LiFePO4, LiCoO2 e NMC, células pequenas. Nunca fui à procura desse efeito nos packs que criei, mas seria tornado óbvio se fosse significativo. E tenho células de 18650 de LiFePO4 com mais de 5 anos sem uso. Se calhar ainda faço uns ensaios hoje...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Pois estás a falar de celulas com muita degradação o efeito de oxidação é muito diferente do que acontece em celulas com boa saude, é isso que dita a maior degradação no inicio de vida de uma bateria, o numero de iões de litio nessas celulas é completamente diferente, alem disso e mesmo sendo de litio as LifePo têm ferro na sua constituição que lhe conferem muita estabilidade mas um grande efeito de oxidação e este efeito torna-se mais permanente quanto menos usadas forem, por isso tens carros com quilometragens diferentes e degradações parecidas, o tempo tem muita influencia na degradação, por outro lado nem todas as celulas de litio são iguais. 
Obviamente que uma celula parada 5 anos que a degradação que sofreu que é permanente, falei de poucos meses.

Obviamente que uma celula parada 5 anos que a degradação que sofreu que é permanente, falei de poucos meses.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Ontem liguei o Leaf Spy ao Leaf 40:

A degradação parece ter abrandado bastante, já falta pouco para fazer 2 anos e ainda está confortavelmente acima dos 90%

A degradação parece ter abrandado bastante, já falta pouco para fazer 2 anos e ainda está confortavelmente acima dos 90%
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
E fiz ontem um novo teste da tomada ao Leaf 40, agora que ele está prestes a fazer 2 anos, com 30000km.
Resultado:
EcoWatt: 42,06kW.h
Parede: 42.77kW.h
Curiosamente deu um resultado ligeiramente acima ao anterior teste da tomada, há 7 meses atrás. Um valor insignificante, mas pode significar um melhor equílibro do pack ou uma descarga mais lenta do pack até abrir o contactor (desta vez não liguei o AC, ficou várias horas a descarregar dos 3% de SOC só com o carro ligado na garagem).
Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.
Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
A última que vi destes carros foi um táxi com 132000kms e 93% de SOH, acho que este sw é mesmo muito pessimista.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Pois, eu já nem olho para isso
O SOH da minha está nos 91,5% e o Hx nos 117%.

O SOH da minha está nos 91,5% e o Hx nos 117%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt