Como se o CEME não estivessem a levar a grande fatia dos proveitos da ME, toma lá mais um aumento...
A EDP acabou de comunicar um aumento superior a 4,9% no seu tarifario devido à TAR.
Assim passam de um tarifario de 0,2001€/kWh (0,1601€/kWh para clientes domesticos) para 0,2100€/kWh (ou 0,1680).
A este valor acresce o IVA, ficando o preço por kWh a 0,2583 (ou 0,2066)
Isto tudo quando se fala que com os leilões das renovaveis o preço por kWh fica na ordem do 2 cêntimos...
Bruno, tu não estás a ver bem a coisa. Este é o preço da energia da EDP para os carros elétricos. A EDP tem custos elevadíssimos para fabricar eletrões mais vitaminados para maior eficiência nos motores dos VE
Devem ter energia especial para carros
E tu tens que ter cuidado com a tua conta da electricidade, pois tu é um autentico "iluminado"!!
Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.
Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.
Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.
Boas
Eu também recebi hoje a mesma chamada... Vamos ver o que diz a TVI... Mas vai ser lindo Moro num concelho que há apenas 1 posto publico que funciona apenas e so 1 tomada... lol. Descloco-me diariamente para outro concelho onde trabalho onde existem Zero postos publicos... É assim o interior...
Update da minha situação. Recebi hoje telefonema da TVI a questionar se queria participar na entrevista...
Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.
Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.
Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.
Boas
Eu também recebi hoje a mesma chamada... Vamos ver o que diz a TVI... Mas vai ser lindo Moro num concelho que há apenas 1 posto publico que funciona apenas e so 1 tomada... lol. Descloco-me diariamente para outro concelho onde trabalho onde existem Zero postos publicos... É assim o interior...
Update da minha situação. Recebi hoje telefonema da TVI a questionar se queria participar na entrevista...
Depois de ver este vídeo voltei-me a lembrar deste tópico.
O que é que acham que vai acontecer a nossa rede de carregamento se as empresas, com aparecimento de tantas opções comerciais começarem aderir a ME.
Se muito já foi feito, se houver adoção de muitas empresas pelos VE comerciais vamos voltar ao que estávamos a uns meses atrás?
Embora todos possamos pensar o que faz sentido é as empresas terem os seu próprios carregadores para que o tempo de carga seja feito enquanto o veiculo esta parado, fora do horário de trabalho, inevitavelmente haverá alguns casos de estes veículos terem de usar a rede publica.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
É dificil "adivinhar" a nossa opinião será sempre influênciada pela nossa prespectiva mais optimista ou péssimista.... Pessoalmente acredito que mesmo que possam surgir pontualmente momentos mais dificeis, a tendência será para estarmos amanhã, melhor do que ontem.
Aquilo que eu muitas vezes critico é a forma como muitas coisas são feitas e que poderiam ter evitado chegar onde chegamos.
A aposta em carregadores próprios nas empresas e o evoluir da autonomia dos VEs que são lançados, são fundamentais para evitar o caos, mas também:
Se tivessemos um plano/visão de rede nacional;
Se tivesse gasto as verbas comunitárias, instalando postos de carregamento onde não era rentável e deixado o investimento (maioritário) nas cidades para os privados;
Se tivessemos arrancado mais cedo com a fase comercial;
Se tivessemos (numa fase transitória/arranque da ME) uma entidade interessada em fazer cumprir a lei, garantindo que os postos da rede publica não passassem uma eternidade de tempo avariados.
Muitos outros aspectos poderiam ser referidos (como o tão famoso modelo da ME em Portugal) e que talvez evitariam os receios que temos.
Eu vejo como positivo para todos que entrem para a ME o maior número de VEs possível. Até há pouco tempo os investimentos estavam a ser retardados por haver pouca massa crítica. Nas cidades grandes já existe essa massa crítica e tivemos uma explosão de PCRs, pelo que é de antever que o mesmo acontecerá fora das cidades com o aumento do número de VEs. E quanto maior for o negócio, maior é a concorrência, beneficiando os utilizadores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Eu vejo como positivo para todos que entrem para a ME o maior número de VEs possível. Até há pouco tempo os investimentos estavam a ser retardados por haver pouca massa crítica. Nas cidades grandes já existe essa massa crítica e tivemos uma explosão de PCRs, pelo que é de antever que o mesmo acontecerá fora das cidades com o aumento do número de VEs. E quanto maior for o negócio, maior é a concorrência, beneficiando os utilizadores.
Eu compreendo isso que dizes, afinal é o que todos queremos, é o mercado a funcionar. A minha questão prende-se com o facto de um carregador levar meses até ficar operacional. Não havendo nas quantidades e na distribuição que nós queremos, os que estão instalados e planeados levam muitos meses até ficarem a funcionar, fazendo com que andemos sempre a correr atrás do prejuízo.
Quando a bem pouco tempo ouvimos um CEME + OPC a dizer que corremos o risco de ter mais carregadores que carros, parece-me que estes não tem a mesma visão que nós.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
O negocio da Van`s pode ser o próximo boom nos VE.
Mesmo que algumas empresas mais pequenas recorram aos PCR`s ou HUB já existentes p.e. p/ UBER, o custo operacional será muito mais atrativo com os veículos a carregar indoor`s, durante a noite.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt DB SR Leaf
This board uses cookies to give you the best and most relevant experience. In order to use this board it means that you need accept the policy. You can find out more about the cookies used on this board by clicking the "Policies" link at the bottom of the page. [ I accept ]