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Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 17 out 2014, 12:56
por cromero
mjr Escreveu:Tendo em conta que é uma bateria nova e que passou esse tempo no Verão parece-me relativamente normal. No caso do meu carro registei 25kW.h em Julho de 2011 e em Março de 2012 (+/-, tenho preguiça de ir ver as datas precisas...) tinha 22.5kW.h, ou uma perda de 10%. Se a degradação diminuir agora durante o Inverno, como é esperado, terás resultados melhores que o meu caso particular.
Também me pareceu que não estava mal, dado o Verão que levou em cima (parece que vem aí uma semana de 27/28 graus...). A capacidade lida pelo LS é que continua bem abaixo da real (58,8 Ahr não permitia carregar 24,5 kw, não é verdade?)
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 17 out 2014, 12:57
por Orlando
Este teste foi feito com uma temperatura elevada, acho que devem ter isso em conta.
Fico satisfeito pois os ah subiram.
Só um pormenor: o teu carregador é de 10a?
58.83x396=23.29kwh
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 17 out 2014, 12:59
por cromero
Orlando Escreveu:Este teste foi feito com uma temperatura elevada, acho que devem ter isso em conta.
Fico satisfeito pois os ah subiram.
Só um pormenor: o teu carregador é de 10a?
58.83x396=23.29kwh
Não, é de 16. Que conta é essa em baixo?
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 17 out 2014, 13:50
por mjr
A conta não está bem feita pois a tensão média de carga não é de 396V, mas antes sensivelmente 385V. Nesse caso de 0 a 100% daria cerca de 22,5kW.h de capacidade total, o que é abaixo dos 24kW.h. Na verdade a capacidade deve ser medida tendo em conta a descarga e não a carga da bateria e nesse caso a tensão já andaria pelos 370V, o que ainda daria uma capacidade menor.
Os 58Ah estão MUITO longe da capacidade real da bateria e por isso devem ser descartados como valor absoluto. Penso que poderão ser usados como valor relativo para medir a degradação do pack.
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 17:39
por cromero
Hoje, pela primeira vez desde que frequento o Norteshopping, um CI toyota yaris estava a ocupar um dos dois lugares de carregamento, ao lado de um i3. Eram umas 17 horas. Reportei o caso à administração do Shopping e passados uns 15 minutos a situação foi corrigida. Estava eu no meu Leaf, impedido de carregar, e uma moça olhou para mim, abanou a cabeça e largou: "que falta de civismo"! Nem tudo está perdido...
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 18:59
por Orlando
Orlando Escreveu:O carro tem 65.5 qdo as baterias são novas.
1- Mesmo que o teu carro seja deste ano, quem te disse a ti que o carro não foi fabricado em agosto de 2013...logo não tens 6 meses de degradação mas 1 ano. Tens que contar com isso.
2- O carro não carrega 24kwh, mas 22kwh...medida de segurança.
Em breve vou te poder ajudar melhor, pois vou seguir de perto um pack novo. Porém no pack do cinza que chegou em agosto a minha casa apresentava 65.5ah por causa da actualização do P3327 ...eu previ descida de 4ah num mês e aconteceu. E continua a descer, estando quase nos 60ah...e penso que chegará em breve a 58ah com estas manhãs bem frias! Se fosse a 6 meses teria medo, muito medo, agora sei o que sei e vivo feliz com um VE.
Revejo este DB o meu oráculo tinha razão....o Leaf cinza modelo 2011 (mas de 2012) baixou para 58 e agora está nos 60ah...
Agora para te deixar à vontade Cromero...vi hoje com olhos de ver um Leaf com cheiro ainda a novo deste ano que tem exatamente a mesma capacidade do que o teu. (Tive que ligar ao Ogadiv porque não sabia onde estava o ELM

Conclusão:
-
tens que comprar a grade de minis e o leitão
- o modelo 2013 é muito mais preciso do que os de 2011 na contagem da capacidade
-
não te rales o teu carro está normalíssimo!
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 19:30
por cromero
Orlando Escreveu:Orlando Escreveu:O carro tem 65.5 qdo as baterias são novas.
1- Mesmo que o teu carro seja deste ano, quem te disse a ti que o carro não foi fabricado em agosto de 2013...logo não tens 6 meses de degradação mas 1 ano. Tens que contar com isso.
2- O carro não carrega 24kwh, mas 22kwh...medida de segurança.
Em breve vou te poder ajudar melhor, pois vou seguir de perto um pack novo. Porém no pack do cinza que chegou em agosto a minha casa apresentava 65.5ah por causa da actualização do P3327 ...eu previ descida de 4ah num mês e aconteceu. E continua a descer, estando quase nos 60ah...e penso que chegará em breve a 58ah com estas manhãs bem frias! Se fosse a 6 meses teria medo, muito medo, agora sei o que sei e vivo feliz com um VE.
Revejo este DB o meu oráculo tinha razão....o Leaf cinza modelo 2011 (mas de 2012) baixou para 58 e agora está nos 60ah...
Agora para te deixar à vontade Cromero...vi hoje com olhos de ver um Leaf com cheiro ainda a novo deste ano que tem exatamente a mesma capacidade do que o teu. (Tive que ligar ao Ogadiv porque não sabia onde estava o ELM

Conclusão:
-
tens que comprar a grade de minis e o leitão
- o modelo 2013 é muito mais preciso do que os de 2011 na contagem da capacidade
-
não te rales o teu carro está normalíssimo!
Obrigado, Orlando. E não serve leitão com um bom espumante da bairrada? Eu prefiro!
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 19:55
por jasmim
Se for para comer um leitão também vou!

Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 20:21
por mjr
cromero Escreveu:Hoje, pela primeira vez desde que frequento o Norteshopping, um CI toyota yaris estava a ocupar um dos dois lugares de carregamento, ao lado de um i3. Eram umas 17 horas. Reportei o caso à administração do Shopping e passados uns 15 minutos a situação foi corrigida. Estava eu no meu Leaf, impedido de carregar, e uma moça olhou para mim, abanou a cabeça e largou: "que falta de civismo"! Nem tudo está perdido...
Houve alguma explicação por parte do prevaricador?
Re: Diário de Bordo cromero
Enviado: 24 out 2014, 20:25
por galt
Regressava do oftamologista...
