RNM Escreveu:MVS, mais uma vez o MJR acertou na mouche:
A qualidade e degradação das baterias são conhecidas por todos, clientes e instaladores. Assim, não vejo razão para não oferecer garantia.
Imaginemos o seguinte caso: uma bateria de 30 kWh, 30'000 km com 1,5 anos de idade e 95% SOH.
A Nissan ainda daria mais 6,5 anos de garantia sobre esta bateria, se o carro não se tivesse ido parar à sucata.
Não tenho problemas (ou qualquer outro instalador, imagino eu) em oferecer 2 anos de garantia a uma conversão como esta.
Se esta conversão ficar abaixo do valor da Nissan + o cliente fica com a bateria antiga para fazer uma powerwall, penso que temos um mercado interessante.
Carro melhorado + garantia + powerwall = Mais barato que na Nissan
Para atingir este resultado, tenho vontade de trabalhar.
Relativamente à bateria velha e powerwall: Fazer uma powerwall com bateria usada não tem valor comercial
significativo para outra pessoa para além do dono do carro.
Corrija-me se estiver errado...
Uma pequena nota pessoal minha:
Quem está a financiar a revolução eléctrica
somos nós, os clientes.
Fomos nós que decidimos arriscar em veículos limitados, em autonomia e velocidade de carga, porque acreditamos em determinados valores e porque nos ajudou a poupar dinheiro.
Terá de haver possibilidade de upgrade de bateria porque senão houver, os proprietários só terão 2 hipóteses:
- Comprar nova bateria ridiculamente pequena para o standard de 50~60 kWh que aí vem, sem possibilidade de ficar com a antiga bateria.
- Vender um carro em perfeitas condições e poucos anos de uso, com uma brutal desvalorização económica, visto que é claramente inferior à concorrência.
Pensem qt vale o carro do Essiemme tal como está agora e qt valeria com uma bateria de 30 kWh (ou maior) e 2 anos de garantia