No nosso caso é relativo. Quase todos os seguros têm assistência em viagem pelo que nesse caso o reboque é gratuito. Só a chatice de ter de esperar pelo reboque é podia ser evitada.
Eu prefiro carregar menos 20-30kg e aceitar que quando há azar tenha de esperar pelo reboque. Um pneu furado é um acontecimento muito raro. A mim só aconteceu uma vez em mais de 400 mil km, e à minha mulher foi a primeira vez hoje.
Na Autrália deve ser obrigatório pois há áreas imensas sem povoações e logo sem reboques disponíveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
75 km de ida e volta de casa, 50m->600m->50m de altitude e gastou 9 barras de carga entre as 11 e as 2 barras. Muito frio lá em cima (0 graus, estava a nevar), mas mesmo tendo estado 1h30m no frio não foi suficiente para atingir as 4 barras de temperatura.
Essas dados não podem estar certos. Pelas minhas medições a 6ª barra aparece aos 23ºC de temperatura da bateria e a 5ª barra aos 10ºC. Abaixo de 10ºC só vi 4 barras, mas penso que a 4ª barra aparece acima dos 0ºC. Não percebo essa gama enorme de temperaturas. Estes valores que indico são obtendo a temperatura pelo barramento CAN.
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Esta tabela deve ser com base na temperatura exterior.
Pelo menos assim justifica-se a amplitude, pois a temperatura das células não depende só da temperatura exterior.
A única vez que vi 4 barras este inverno foi um FDS que até nem esteve muito frio à noite, mas como não carreguei nem usei o carro durante 2 dias quando no Domingo fui por a carga tinha apenas 4 barras. Qd acabou a carga tinha 5 e até estava mais frio.
Tb notei, nestes quase 2 anos e 52000Kms, que a temperatura da bateria tem uma inercia grande.
No site dizem que retiraram a informação do Manual de Serviço e que a correspondência barras-temperatura vai sendo alterada conforme a idade da bateria.
The Li-Ion battery gauge is a 12-segmented gauge with very coarse granularity. Below are the battery temperature ranges that may be indicated by a given number of bars. The specific values shown are interpolations done by RegGuheert from a graph in the service manual. Note that there is a great deal of overlap. Consider, for example, a battery temperature of 80 degrees Fahrenheit. This could be displayed as 5, 6, or 7 bars. Nissan explains this by stating that the number of segments is corrected "according to the battery capacity."
It is unclear from their description how the correction is applied, or in which direction. It has been hypothesized that the low end of the range would apply to a new battery and the high end to a degraded battery, but this has not been confirmed. It has also been suggested that the LEAF may be estimating the temperature inside the cells with a crude thermal model, and adjusting the estimate based on known degradation. This would imply that a new battery would be at the high end of the range.
Diz que vai variando mas não diz como. No meu Leaf com quase 2 anos não houve qualquer alteração ainda ao comportamento das barras de temperatura.
Há outra tabela com intervalos mais pequenos e que condiz com a realidade atual, mas tal como a indicação do valor que vale cada barra de capacidade também desapareceu com revisões subsequentes do manual de serviço.
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Cheguei à fasquia dos 50000km. Para comemorar, a minha Passat TDI anda com problemas e o motor não se aguenta a trabalhar
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