Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.
Com tantos receios do Nelio, fiquei a pensar onde é que eu e o rdias podemos estar enganados por querer-mos meter electricos em taxis! Ainda por cima já ha alguns que se adiantaram!
Porque não pondera um i3 rex? Ou um ampera? Para mim não queria, prefiro disciplinar-me nos carregamentos mas, no seu caso podia ficar a gostar.
Porque não pondera um i3 rex? Ou um ampera? Para mim não queria, prefiro disciplinar-me nos carregamentos mas, no seu caso podia ficar a gostar.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Qdo leio isto, pergunto., onde é que centenas de europeus podem estar engandos por já se terem metido em eletricos taxis.santanamos Escreveu:Com tantos receios do Nelio, fiquei a pensar onde é que eu e o rdias podemos estar enganados por querer-mos meter electricos em taxis! Ainda por cima já ha alguns que se adiantaram!
Lol
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Já agora, esta ideia também não está muito correcta (pelo menos se aplicada ao Prius Plug-In). Se calhar mais cedo tens degradação no Leaf, do que no Plug-In. Eu explico porquê: no Prius Plug-In a bateria é apenas usada entre os 25% e os 85%, ou seja os 0% correspondem a 25% na bateria e os 100% correspondem a 85% da capacidade da bateria. A Toyota tem um longo historial nos híbridos, como sabemos e a grande fiabilidade das baterias vem do facto de ter uma protecção muito "agressiva" destas. Já nos Híbridos normais, passa-se o mesmo, sendo que a bateria é usada apenas entre os 40% e os 80% da sua cargaVETL Escreveu: Aqui acho que tens um erro grosseiro enorme.
Os híbridos atuais para fazer esses km gastam a bateria toda - ciclos completos e por mais que não queiras admitir, vais mais depressa dar esses 5 ou 6k euros (se não for muito mais) na bateria do híbrido...

VETL, até parece que me estou a meter contigo, mas não é por mal

Da mesma forma que não devemos tornar isto numa guerra entre híbridos, híbridos Plug-In e EVs, mas sim partilhar o que sabemos sobre cada tecnologia.
Dito isto, e no caso concreto do user que criou este tópico, eu se estivesse na mesma situação que ele (morador na Madeira), não hesitaria nem um segundo em dar o pulo para o veículo EV, mas nunca com aluguer de baterias

Aliás, a única razão pela qual ainda não tenho um EV prende-se com o facto de a minha situação de emprego actual não ser ainda estável a 100%, porque vontade não me tem faltado

E tenho mesmo muita tristeza que a Toyota não tenha optado pela via dos EV

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Orlando Escreveu:Qdo leio isto, pergunto., onde é que centenas de europeus podem estar engandos por já se terem metido em eletricos taxis.santanamos Escreveu:Com tantos receios do Nelio, fiquei a pensar onde é que eu e o rdias podemos estar enganados por querer-mos meter electricos em taxis! Ainda por cima já ha alguns que se adiantaram!
Lol

Eu faço muito mais km que ele e ei-de conseguir ter o meu VE, mas ele lá terá as prioridades dele.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
jfr2006 Escreveu:
Já agora, esta ideia também não está muito correcta (pelo menos se aplicada ao Prius Plug-In). Se calhar mais cedo tens degradação no Leaf, do que no Plug-In. Eu explico porquê: no Prius Plug-In a bateria é apenas usada entre os 25% e os 85%, ou seja os 0% correspondem a 25% na bateria e os 100% correspondem a 85% da capacidade da bateria. A Toyota tem um longo historial nos híbridos, como sabemos e a grande fiabilidade das baterias vem do facto de ter uma protecção muito "agressiva" destas. Já nos Híbridos normais, passa-se o mesmo, sendo que a bateria é usada apenas entre os 40% e os 80% da sua carga![]()
VETL, até parece que me estou a meter contigo, mas não é por malÉ perfeitamente normal que não conheças a fundo a tecnologia HSD, assim como eu não conheço a fundo tudo sobre os EV.
Da mesma forma que não devemos tornar isto numa guerra entre híbridos, híbridos Plug-In e EVs, mas sim partilhar o que sabemos sobre cada tecnologia.
Dito isto, e no caso concreto do user que criou este tópico, eu se estivesse na mesma situação que ele (morador na Madeira), não hesitaria nem um segundo em dar o pulo para o veículo EV, mas nunca com aluguer de baterias![]()
Aliás, a única razão pela qual ainda não tenho um EV prende-se com o facto de a minha situação de emprego actual não ser ainda estável a 100%, porque vontade não me tem faltado
E tenho mesmo muita tristeza que a Toyota não tenha optado pela via dos EV
No entanto tens uma bateria de 5kwh a puxar 1,5 toneladas. Não sei qual a potencia do motor eléctrico do Prius Plugin, mas suponho que essa bateria trabalhe constantemente com descargas de 10Cs. Espero que essa bateria dure muito tempo, mas... é uma questão que me preocupa.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
-
Tenho conhecimento de um user com um PHV, com quase 116 000km feitos, dos quais 41 973 km foram em modo EV, com um total de 5950kWh (ou seja, estamos a falar de quase 1200 ciclos) e a degradação notada andará na casa dos 4%marcopns Escreveu:No entanto tens uma bateria de 5kwh a puxar 1,5 toneladas. Não sei qual a potencia do motor eléctrico do Prius Plugin, mas suponho que essa bateria trabalhe constantemente com descargas de 10Cs. Espero que essa bateria dure muito tempo, mas... é uma questão que me preocupa.

-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Queres outro testemunho?pnunes Escreveu:por onde vou comecar!
eu tenho 2 filhos, só querem andar no eletrico!
tenho um gasoleo na garagem porque ainda tenho esperança que lhe vou dar algum uso, não tem 300 e tal cavalos!!! só metade!também com 300 e tal cavalos na madeira tem que ter uns bons travoes caso contrario será dificil fazer parar o bicho sem ir ribanceira a baixo
![]()
Porque não despacha a megane e complementa um eletrico com o tal de 300 e tal cavalos para os tais passeios domingueiros e aborrecidos num carro potente que não pode usufruir dele na sua totalidade?
Um bom dia de passeio na madeira são qtos km? 80? 100? já dei por ai umas voltas num fumarento e ao fim de alguns km já tinha visto tudo e ainda fui de porto moniz a porto da cruz almocar á PIPA, ficava mais barato e comia-se melhor![]()
uma duvida só! com 60€ faz 800km na madeira??? não será exagerado isso? ou afinal o terreno acaba por ser mais favoravel quando se anda de gasoleo? e mnos favoravel em eletrico? o vizinho faz 200km naturalmente está a tentar justificar qq coisa que mais tarde vai revelar![]()
bem de qq forma essas questoes todas são normais quando se pensa em dar esse passo, vais ver que a opinião muda quando o tiveres, andas mais de vagar porque até te dá prazer, odeias o cheiro a fumo quando vais atras dum fumarento e tens a ventilação ligada, repugna te a ideia ter que ir ás bombas atestar e gastar umas boas notas numa cena que vais ver a sair pelo cano de escape...
Aluguer de bateria!!!! nunca, cheguei a pensar nissso, se o tivesse feito seria uma das maiores &%%/(%/($##"(===»" que teria feito até hoje....
optei pelo leaf por ser o veiculo que neste momento deu as melhores provas de fiabilidade e também por ser o que me proporcionou o melhor negocio. Naõ estoua rrependido, tem 1 mes e 7 dias e vai com 2500km!
híbrido, nunca! plugin talvez! embora não seja adepto da ideia, REX sim mas só no caso de ser extremamente necessário.
O fumarento saiu ontem da garagem para ir ao aeroporto levar 3 pessoas, era para ir de eletrico (55km para cada lado) mas como me disseram que ter carros a gasoleo parados muito tempo não é bom, lá fui eu nele, nem imaginas o que me custou....
Deixa-me dar um exemplo de uma conversa animada que tive com uma pessoa uns dias atrás:
ele: tens um carro a pilhas?
eu: tenho!
ele: quanto é que isso dá de velocidade maxima?
eu: consigo leva lo a 150! mas raramente, muito raramente.
ele: só???
eu: porque?
ele: é pouco!
eu: ok!
ele: e autonomia isso tem algo de jeito?
eu: mais ou menos, 140km, 160, 100, depende!!
ele: eu logo vi, para mim não dava, não tinha paciencia para isso!
eu: já agora,tu ainda tens o vw golf de 99 não é?
ele: sim
eu: ahhh ok?
eu: olha uma cena, queres vir no proximo fim de semana ao cinema? já muito tempo que não vou ao arrabida shopping a gaia! (60km para cada lado)
ele: para o porto! tas tolo! a gota tá cara!
eu: mas puxavas pelo carro fazia-lhe bem, metias isso a 120 na autoestrada... podia ser que o desmanchasses de vez!!
eu: já foste ao porto com ele não já?
ele: sim sim 2 vezes!
são estas conversas que até arrepiam.... ta tudo dito...
esquece lá isso do aluguer, volta a pedir um test drive durante mais uns dias e faz os percursos habituais e logo chegarás a uma conclusão.
mas... na madeira! hummm eu até acho que deveriam proibir os carros a combustão, nem que para issso dessem um forte incentivo a compra de eletricos.
Eu: Olha amanha vou almocar a qualquer lado, querem vir?
Colega: Claro, onde?
Eu: Nem sei, ou a Viana ou Braga, sei la, depois vemos, podemos ir almocar a viana e lanchar em Braga!!
Colega: Fogo.... posso ir no teu carro?
(Colega tem um BMW 320i 6 cilindros para andar na A4-VCI)
Uma outra situação, tenho um bmw 320d, este mes de dezembro fez a modica quantia de 250km, avariou o motor de arranque e a embraiagem foi trocada, nao me falem em nao compensar um electrico pfv, o electrico em 5 meses fez 9000km e o diesel fez 1000km (porque vou trabalhar com ele (bmw) todos os dias)
Se alguem faz 20.000km/ano, com o electrico vao fazer 30.000 de certeza
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
O funcionamento é diferente de um puro EV. Quando se solicita demasiado a bateria, o mci entre em ação. Assim a bateria nunca entra em esforço. O mesmo acontece com velocidade máxima, aos 93 km-h entra o mci em ação.marcopns Escreveu:
No entanto tens uma bateria de 5kwh a puxar 1,5 toneladas. Não sei qual a potencia do motor eléctrico do Prius Plugin, mas suponho que essa bateria trabalhe constantemente com descargas de 10Cs. Espero que essa bateria dure muito tempo, mas... é uma questão que me preocupa.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Registado: 26 dez 2015, 22:00
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Prmeiro, os tais de 300cv teem travões à altura. Aquecem mas nao partempnunes Escreveu:por onde vou comecar!
eu tenho 2 filhos, só querem andar no eletrico!
tenho um gasoleo na garagem porque ainda tenho esperança que lhe vou dar algum uso, não tem 300 e tal cavalos!!! só metade!também com 300 e tal cavalos na madeira tem que ter uns bons travoes caso contrario será dificil fazer parar o bicho sem ir ribanceira a baixo
![]()
Porque não despacha a megane e complementa um eletrico com o tal de 300 e tal cavalos para os tais passeios domingueiros e aborrecidos num carro potente que não pode usufruir dele na sua totalidade?
Um bom dia de passeio na madeira são qtos km? 80? 100? já dei por ai umas voltas num fumarento e ao fim de alguns km já tinha visto tudo e ainda fui de porto moniz a porto da cruz almocar á PIPA, ficava mais barato e comia-se melhor![]()
uma duvida só! com 60€ faz 800km na madeira??? não será exagerado isso? ou afinal o terreno acaba por ser mais favoravel quando se anda de gasoleo? e mnos favoravel em eletrico? o vizinho faz 200km naturalmente está a tentar justificar qq coisa que mais tarde vai revelar![]()
bem de qq forma essas questoes todas são normais quando se pensa em dar esse passo, vais ver que a opinião muda quando o tiveres, andas mais de vagar porque até te dá prazer, odeias o cheiro a fumo quando vais atras dum fumarento e tens a ventilação ligada, repugna te a ideia ter que ir ás bombas atestar e gastar umas boas notas numa cena que vais ver a sair pelo cano de escape...
Aluguer de bateria!!!! nunca, cheguei a pensar nissso, se o tivesse feito seria uma das maiores &%%/(%/($##"(===»" que teria feito até hoje....
optei pelo leaf por ser o veiculo que neste momento deu as melhores provas de fiabilidade e também por ser o que me proporcionou o melhor negocio. Naõ estoua rrependido, tem 1 mes e 7 dias e vai com 2500km!
híbrido, nunca! plugin talvez! embora não seja adepto da ideia, REX sim mas só no caso de ser extremamente necessário.
O fumarento saiu ontem da garagem para ir ao aeroporto levar 3 pessoas, era para ir de eletrico (55km para cada lado) mas como me disseram que ter carros a gasoleo parados muito tempo não é bom, lá fui eu nele, nem imaginas o que me custou....
Deixa-me dar um exemplo de uma conversa animada que tive com uma pessoa uns dias atrás:
ele: tens um carro a pilhas?
eu: tenho!
ele: quanto é que isso dá de velocidade maxima?
eu: consigo leva lo a 150! mas raramente, muito raramente.
ele: só???
eu: porque?
ele: é pouco!
ele: e autonomia isso tem algo de jeito?
eu: mais ou menos, 140km, 160, 100, depende!!
ele: eu logo vi, para mim não dava, não tinha paciencia para isso!
eu: já agora,tu ainda tens o vw golf de 99 não é?
ele: sim
eu: ahhh ok?
eu: olha uma cena, queres vir no proximo fim de semana ao cinema? já muito tempo que não vou ao arrabida shopping a gaia! (60km para cada lado)
ele: para o porto! tas tolo! a gota tá cara!
eu: mas puxavas pelo carro fazia-lhe bem, metias isso a 120 na autoestrada... podia ser que o desmanchasses de vez!!
eu: já foste ao porto com ele não já?
ele: sim sim 2 vezes!
são estas conversas que até arrepiam.... ta tudo dito...
esquece lá isso do aluguer, volta a pedir um test drive durante mais uns dias e faz os percursos habituais e logo chegarás a uma conclusão.
mas... na madeira! hummm eu até acho que deveriam proibir os carros a combustão, nem que para issso dessem um forte incentivo a compra de eletricos.

Segundo, despachar a Megane.... e complementar com o outro carro, não me parece. Os cavalos só sabem correr, não sabem andar devagar, mais uma vez o desconhecimento de causa faz com que digas asneiras.Nestas estradas os cavalos sentem falta de mais companheiros. Quando vieres à Madeira traz o sistema nervoso de competição. Passeios domingueiros é em carros domingueiros.
Terceiro e já te desculpaste, do Porto Moniz ao Porto da Cruz e já viste tudo? 300kmts faz-se sem passares pela mesma estrada. Mas de Megane, de eletrico tens de carregar a meio caminho

Quarto, o senhor Rocha, meu amigo, que tem 2 ZOE's diz que faz os quase 200kmts. Faz as compras no Funchal e vai ao faial e volta 2 vezes. anda sim bem perto dos 200km, porque nao hei de acreditar no Homem se ele diz que anda lá perto? São as novas baterias (que só descobri que existiam quando falei com ele)
Quinto, 60€ 800kmts sim, devia fazer até mais. isto dá média de 7,5L aos 100. realmente devia ter o pé mais leve porque uma Megane até faz média mais baixa.
Sexto, Algo em que estamos de acordo, Baterias de aluguer nunca. Mas baterias de 5mil€ só com garantia de 5 ou já agora para ficar satisfeito, 10 anos.
E por fim a questão do híbrido, sim para mim penso que resultaria pois segundo uma opinião válida de alguém mais entendido que eu, para ir para a minha casa, gastaria sim a bateria toda mas ao sair de casa para algum sítio, seja lá qual for, tenho de fazer essa mesma descida e já carrega as baterias.
Resultado desta conversa toda, não julgues as pessoas por mentirosas ou inventoras. É que não tenho nada a provar mas se eu fosse um miudo de 18 anos ia te provar tudo o que escrevi facilmente mas como não tenho nada a provar, nem perco mais tempo. Mas sempre sem stress, não sou de me chatear em forums até porque depois estas coisas revelam-se má interpretação

Quanto ás restantes respostas ao meu tópico:
Não pensem que ando ausente porque me chateei com as opinioes, ando muito mais atento do que pensam e penso e estou a valorizar todas as opinioes sejam de acordo ou nao com a minha,e até ao fim do ano que vem comprar um segundo carro para que a minha esposa possa ter carro para ir á vidinha dela. Tem de ser automático, e tem de ser híbrido ou elétrico, com preferencia para elétrico. Carro a combustão SE e mas só SE tivesse que ser seria um SMART.
Gostei do que li sobre os veículos híbridos. Já absorvi mais info neste tópico do que em alguns meses de leitura.

-
Fico contente que tenhas aprendido novas coisas sobre os híbridos. Muita mais informação existe e posso-te encaminhar para o fórum mais correcto para absorveres mais informação, se quiseres.
No entanto a minha opinião é unânime com muitos dos users deste fórum: ficarias bem servido com um EV. Serão assim tantas as situações em que venhas a fazer mais kms que o alcance do veículo e sem ser em passeio? É bem provável que um Leaf de 30kWh te servisse e dentro de pouco mais de 2,5 meses a Hyundai também vai a apresentar a sua gama de HV, HV Plug-in e EV, sendo que o EV vai ter uma bateria de 40kWh utilizáveis
Se não tens pressa, também podes perfeitamente esperar mais um bocado a ver o que aí vem
No entanto a minha opinião é unânime com muitos dos users deste fórum: ficarias bem servido com um EV. Serão assim tantas as situações em que venhas a fazer mais kms que o alcance do veículo e sem ser em passeio? É bem provável que um Leaf de 30kWh te servisse e dentro de pouco mais de 2,5 meses a Hyundai também vai a apresentar a sua gama de HV, HV Plug-in e EV, sendo que o EV vai ter uma bateria de 40kWh utilizáveis

Se não tens pressa, também podes perfeitamente esperar mais um bocado a ver o que aí vem