mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
mjr Escreveu:Mas para quem não tem EVSE de 10A, como eu, dá jeito poder regular. Além de que evita ter de andar com dois EVSEs no carro.
Tem outra grande vantagem na minha óptica, que é a possibilidade do mjr colocar definitivamente o EVSE num local fixo em casa/trabalho e quando chega é só ligar sem ter que desarrumar tudo e depois voltar a arrumar.
A comodidade é logo outra.
Esta poderá ser a razão principal para eu também adquirir...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.
No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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mjr Escreveu:Sim, é verdade. Mas no meu caso a coisa complica-se um bocado. Quando quiser usufruir de carga em casa 100% solar com os painéis foto-voltaicos, terei que usar o EVSE regulável pois o meu inversor não consegue fornecer os 3700W contínuos (3500VA em contínuo no máximo) que o carregador do Leaf pede, fora o consumo do resto da casa. Neste momento quando o faço, parte da energia vem dos painéis, outra parte da bateria do sistema foto-voltaico e outra parte da rede elétrica (a menor parte). Os 6A de corrente mínima permitem que possa carregar em casa sem ir buscar energia nenhuma à rede.
No meu caso o ideal são mesmo dois EVSEs destes
Eu compreendo a situação.
Mas se eu já não gosto de carregar a 10A por causa do aquecimento que o carregador faz ao pack, acho que menos iria gostar de carregar a 6A.
Mas pronto, 2 para o mjr, outro para o galt e já dá para um preço mais em conta.
Uma empresa até consegue comprar pelo valor do site mas um particular tem que suportar ainda mais o IVA.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
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Esse relé que está depois do cabo laranja não me inspira a mínima confiança!
Durante a soldadura derreteram o plástico do relé (onde estão os fios vermelhos).
Uma ficha J1772 não tem espaço suficiente para albergar um relé decentemente
Com soldaduras daquelas só mesmo para carregar a 6A... E mesmo assim vigiar o aquecimento.
A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.
Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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mjr Escreveu:A parte que me assusta mais é a fonte de alimentação de 12V "espremida" dentro da ficha. O relé é relativamente fácil de soldar corretamente e 16A é uma corrente muito baixa para uma soldadura. Não esquecer que isto é um protótipo, e por isso com este aspeto pouco profissional. Acredito que a versão de produção terá controlo de qualidade para evitar este tipo de problemas.
Dá para perceber porque é que a ficha com o EVSE dentro é muito mais cara do que a ficha apenas. Dá imenso trabalho colocar todas as peças lá dentro e voltar a fechar a ficha!
Penso que por isso é que acaba por ser mais fiável colocar essas electrónicas num SABONETE separado da ficha.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Encomendei o cabo com o EVSE incluído, mas ainda estou à espera da entrega.
Entretanto, apesar de não haver novidades fica aqui o gráfico mais recente de cargas a 80%:
Vamos ver como fica a partir de Maio...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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