Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jpgoncalves2 » 15 mar 2016, 14:51

Apr Escreveu:Mandei-lhe um email com duvidas vamos ver se responde

Andei a tentar adicionar aos graficos a variação da potencia, mas não ficou nada de jeito. Porque a questao incómoda (pelo menos para mim) que se levanta dos gráficos é saber se é mais eficiente conduzir a velocidade constante ou a potencia constante... A velocidade a variar de certeza que foram em periodos de conduçao pelas bolas de potencia do dashboard. Nao consigo provar isso com graficos.

Nao acreditem nos cosumos resumidos que lá coloquei até o turbo3 responder às minhas duvidas.
Ou já te responderam em privado, ou presumo que ninguém ainda se terá atrevido a responder-te!? :?
Com base nos meus parcos conhecimentos, aqui te deixo uma resposta...: ;)

"Bottom line up front" , como dizem os americanos e assim, a minha tese, que constitui a minha resposta, é: "É mais eficiente ( económico) manter a Velocidade constante num VE que disponha de sistema de regeneração de carga da bateria e sistema Cruise Control (CC), como é o caso do Leaf mk2 Acenta"

Os meu argumentos:
De acordo com as fórmulas do cálculo de Potência em Mecânica,
Imagem[/img]

Se mantivermos o peso a deslocar durante a viagem, neste caso estimo não mais do que 2000 Kg (Leaf+4 pessoas+ bagagem), corresponderá a 19613 N ( +/- 20000 N; 1kgf=9,807 N), então teremos a distância também constante e , por isso, variando o Tempo ( menor- maior velocidade), isto é a Velocidade, variaremos a Potência e a inversa é também verdade. Significa pois, em meu entender, que , em teoria, os 2 lados da equivalência se equivalem. Em teoria, seria então igualmente eficiente ( a mesma potência necessária) ter 2 carros idênticos a percorrer a mesma distância num mesmo tempo( velocidades iguais e constantes) ou po-los a percorrer percorrer essa mesma distância a uma potência constante ( daria velocidades constantes iguais também) :)

Mas passemos à prática... Teríamos agora que questionar da eficácia( ligado a resultados) dos processos em conseguir manter constantes aquelas duas variáveis. E neste campo, parece-me mais eficaz, num Leaf mk2 com CC e regeneração de bateria, manter a Velocidade constante. Antevejo que esta eficácia ditará, por seu turno, uma economia final, relativamente à tentativa de manter a potência constante e isso tornará esta opção "Velocidade Constante" mais eficiente ( ligada ao procedimento) no final. :)

É a minha opinião, ou verdade, aceito outras melhores, desde que comprovadas! ;)
Só queria ajudar e não deixar que este teu post tão interessante ficasse sem resposta! :)
Obrigado pela excelente partilha dos dados recolhidos! É uma mais valia para quem gosta de investigar e aprender! :)

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 15 mar 2016, 18:58

VETL Escreveu:Não concordo com os ~77,5wh/Gid.
Se toda a gente usa 80, porquê 77,5? Alterou o valor consensual até agora?
Não sei, foi-me transmitido pelo turbo3. Eu não faço contas com GIDs, para mim é confuso e não vejo necessidade, mas reconheço a importância. No manual da app que o jpgoncalves2 gentilmente cedeu noutro tópico está lá... 77,5 e 80... é escolher :)

jpgoncalves2, a tua abordagem é interessante, deixa-me pensar um pouco nela.

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 26 mar 2016, 17:55

A carregar o carro:

Imagem

e com notificações e tudo ( incluindo erros ortográficos)

Imagem

8-)

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 26 mar 2016, 18:39

e para ficar completo, o controlo completo através do tlm:

Imagem

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 26 mar 2016, 18:43

Muito fixe! Se bem percebi, construíste um EVSE inteligente com servidor WEB, que permite definir a corrente, programação horária, medição de corrente, tensão, potência, envia mails, etc?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Mensagem por pafi » 26 mar 2016, 19:19

Já vi ao vivo. É impressionante!
O António está de parabéns pelo que desenvolveu.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 26 mar 2016, 19:38

Mas que maravilha! Excelente, e muito útil.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 26 mar 2016, 21:46

Parabéns Apr! :) Muito versátil e com um interface gráfico atrativo! ;)

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 26 mar 2016, 22:16

mjr Escreveu:Muito fixe! Se bem percebi, construíste um EVSE inteligente com servidor WEB, que permite definir a corrente, programação horária, medição de corrente, tensão, potência, envia mails, etc?
sim! :-)

É um EVSE normal, em que tem a particularidade de ser implementado num ESP8266, que é um chip "arduino style" que tem WiFi nativo. Para aproveitar o facto de ter WiFi desenvolveu-se uma página para acesso imediato ao EVSE e para o configurar. Foi construido de forma a ser portátil ou fixo, ou as duas coisas. Quando está em casa liga-se ao wifi e fica disponivel para ser controlado por outros sistemas e para entregar dados estatisticos para fazer gráficos, etc. quando não está em casa é inicializado como um AP onde se pode ligar para o controlar/configurar. É possivel até ter os dois modos ativados ao mesmo tempo.

Adicionalmente tem um medidor de energia acopolodo que tem uma precisão muito porreira. Dá para "ver" valores instantaneos da potencia, volts e amperes durante a carga. E conta a energia consumida. O EVSE guarda em memória as ultimas 5 cargas efetuadas para poder consultar, tornando assim os testes da tomada fáceis de fazer, em casa ou fora de casa. Os temporizadores são relativos, ou seja, sem um relógio interno o EVSE não tem como saber que horas são, logo o temporizador pode ser ativado com um "atraso" para iniciar a carga e uma "duração de carga". é o melhor que se pode fazer.

o resto, emails e gráficos são já feitos noutros sistemas, que são todos de código aberto e correm muito bem até num raspberry pi dedicado.

Falta-me apenas um pouco para ter o EVSE a funcionar como quero - totalmente automático. Chega-se a casa e não é preciso decidir a potencia de carga, o sistema trata de indicar ao EVSE que potencia pode usar num determinado instante. Vão haver 3 modos - manual, automático a maximizar a potencia e automático a maximizar o solar.

Tenciono detalhar o sistema quando o concluir. Dava muito jeito ter o SOC do carro para tomar decisões com base nisso, mas acho que seria demaisado esforço e teria demaisadas variáveis para ser verdadeiramente universal.

Por agora o EVSE tem alguns bugs, nada de grave. A parte do EVSE propriamente dito parece estar muito robusto. Ah e tem um botão na caixa.....

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 26 mar 2016, 22:25

pafi, fil, jpgoncalves2, obrigado pelos vossos elogios. A minha mulher olhou para isto e disse: "bom , se isso te faz feliz, eu também fico contente. Agora larga isso e vai aspirar a sala". :oops:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”