
Leitor de Bateria com erro
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Deixo aqui um excerto da minha viagem de hoje para o trabalho, leaf 30, saída a 100% de bateria e a única subida a sério que apanho na AE ainda com 80% de bateria (80% no leafspy, no quadrante tinha mais) o carro "cortou" motor, como estou farto de "ficar na estrada" e o carro desligar, já sei e tiro logo acelerador para não ter problemas, e não chegou a aparecer a tartaruga.
Estavam percorridos apenas 18km desde a saída a 100%
Isto foi o leafspy ativo, com o "log" ativado de 5 em 5 segundos (não consigo meter mais rápido) e depois fui ao "disco" do tlm buscar o ficheiro .csv da pasta android/data/com.Turbo3.Leaf_Spy_Pro/files/LOG_FILES/Log_Uxxxx.csv
Estavam percorridos apenas 18km desde a saída a 100%
Isto foi o leafspy ativo, com o "log" ativado de 5 em 5 segundos (não consigo meter mais rápido) e depois fui ao "disco" do tlm buscar o ficheiro .csv da pasta android/data/com.Turbo3.Leaf_Spy_Pro/files/LOG_FILES/Log_Uxxxx.csv
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Podem ver ali a célula mais baixa nos 2.5v (sendo o SOC estava a 80%) e isso já dá 670mv de diferença.
Não é na verdade só 1 célula no meu caso, são já várias, e as "boas" já não estão nada boas.
Ainda no Domingo parei o carro com 0.6kWh no leafspy, carreguei 7.3kWh (contados no EVSE) e o BMS (leafspy) dizia que já tinha 54% da bateria (já não me lembro, mas era tipo 10 ou 11 kWh) o BMS tem a capacidade de "gerar" energia sozinho, e assim continua na sua a dizer que a bateria está a 66% de SOH e a barra não cai, nem garantia posso ativar
Estou a ver que vai ser um alonga exposição/ relatório para a Nissan a ver se assumem que o carro está a mentir nas barras, agora sim, tenho a certeza disso.
Não consigo mesmo fazer mais de 70km mesmo com consumos de 16/17 kWh/100km, ou seja, não consigo utilizar mais de 12kWh de energia! Quando o carro diz ter 18kWh ainda.
Não é na verdade só 1 célula no meu caso, são já várias, e as "boas" já não estão nada boas.
Ainda no Domingo parei o carro com 0.6kWh no leafspy, carreguei 7.3kWh (contados no EVSE) e o BMS (leafspy) dizia que já tinha 54% da bateria (já não me lembro, mas era tipo 10 ou 11 kWh) o BMS tem a capacidade de "gerar" energia sozinho, e assim continua na sua a dizer que a bateria está a 66% de SOH e a barra não cai, nem garantia posso ativar

Estou a ver que vai ser um alonga exposição/ relatório para a Nissan a ver se assumem que o carro está a mentir nas barras, agora sim, tenho a certeza disso.
Não consigo mesmo fazer mais de 70km mesmo com consumos de 16/17 kWh/100km, ou seja, não consigo utilizar mais de 12kWh de energia! Quando o carro diz ter 18kWh ainda.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leitor de Bateria com erro
Pois, quanto mais se arrastar esta situação pior ficam as restantes celulas.
Franksousa. também és do que está à respera da nissan trocar a bateria?
Franksousa. também és do que está à respera da nissan trocar a bateria?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Não, infelizmente ainda estou a espera que caia a 4 barra para poder apresentar à garantia, neste momento não posso apresentar na garantia facilmente porque não cai a barra, mas devia!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leitor de Bateria com erro
Pelo que percebo do meu 40 a info do SoH piora quanto mais pequenos forem os ciclos, não faz sentido mas é o que acontece, ou seja, quando comprei o i4 deixei o LEAF só para as voltinhas, o SoH baixou para os 85%, quando voltei a fazer viagens maiores subiu para os 90%, agora já vai outra vez nos 85%, estes valores são uma treta, mas são eles que determinam o acionamento da garantia, por isso acho que devias andar sempre a carregar a bateria a ver se perde essa barra.frankesousa Escreveu: ↑16 jan 2024, 17:48
Não, infelizmente ainda estou a espera que caia a 4 barra para poder apresentar à garantia, neste momento não posso apresentar na garantia facilmente porque não cai a barra, mas devia!

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Também acho isso, mas, tenho de fazer 80km por dia para ir trabalhar, e neste momento, isso é um ciclo completo até aos últimos eletrõescivic Escreveu: ↑16 jan 2024, 17:54Pelo que percebo do meu 40 a info do SoH piora quanto mais pequenos forem os ciclos, não faz sentido mas é o que acontece, ou seja, quando comprei o i4 deixei o LEAF só para as voltinhas, o SoH baixou para os 85%, quando voltei a fazer viagens maiores subiu para os 90%, agora já vai outra vez nos 85%, estes valores são uma treta, mas são eles que determinam o acionamento da garantia, por isso acho que devias andar sempre a carregar a bateria a ver se perde essa barra.![]()


Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leitor de Bateria com erro
Pois, assim é dificil, isto só prova que os valores de SoH são uma treta pegada.frankesousa Escreveu: ↑16 jan 2024, 17:58
Também acho isso, mas, tenho de fazer 80km por dia para ir trabalhar, e neste momento, isso é um ciclo completo até aos últimos eletrões![]()
![]()
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Mas olha que até isto descambar, o SOH andava bem alinhado com a realidade, eu até defendia que a atualização da Nissan veio mostrar a verdade e que o carro estava a ser pessimista demais, mas agora, vejo que afinaram as contas para ficar super otimista quando a coisa começa a "desregular"
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Leitor de Bateria com erro
No meu caso o SoH anda para cima e para baixo conforme fizeres ciclos maiores ou menores, não noto nada em termos de autonomia, obviamente que se tiveres sempre os mesmos percursos ele vai-se mantendo. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
Mais uma acha para a fogueira: https://sicnoticias.pt/programas/poligr ... --85cb80c4
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms