Em teoria podemos ter um conversor DC/DC dentro da bateria de 400V sempre a fornecer os 12V.
Mas se a bateria 400V avariar não podemos ficar sem airbags por exemplo.
O sistema actual de 12V pode ser migrado para 24 ou 48V, mas continuamos com o mesmo problema, duas tensões.
Passar tudo para 400V é não só um risco de segurança mas obriga a maior isolamento nos cabos e novos equipamentos para tudo.
A questão da segurança é importante, num carro muitas coisas apanham água e nos acidentes cortam-se fios. Imaginem ter 400V nas luzes e ir mudar uma lâmpada. Seria também um pesadelo para a manutenção, ter que desligar tudo para mexer no carro.
Além disso os 400V não são fixos, podem variar entre 330 a 410V por exemplo, os equipamentos têm de estar preparados para isso, isto sem falar de migrar as baterias para tecnologia 800/900V.
O que poderemos ver é a bateria 12V ser substituída por supercondensadores ou algo assim do género que não tenha manutenção, mas precisamos sempre de um reservatório 12V com alguma energia em caso de emergência.