
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente
- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussãoFullElectric Escreveu: ↑06 mai 2021, 18:36Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente

- LuisG
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Confesso que o modelo de usar um cartão único em toda a rede é uma mais valia. E era isso que de facto gostaria, em toda a rede de carregadores usar o meu cartão multibanco e saber quanto vou pagar, só de olhar ao € afixado no posto



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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvarrimsilva Escreveu: ↑07 mai 2021, 15:33Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussãoFullElectric Escreveu: ↑06 mai 2021, 18:36Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente![]()
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ainda sobre o modelo (e daí talvez não), mas nem sei a quem é que podemos ou devemos apresentar reclamação.
Há uma série de postos "de 22kW" que na prática não o são. É mais ou menos óbvio que o problema são os 41,4kVA (logo 60A por fase) do fornecimento, que implicam que cada tomada possa ter, sem balanceamento de potência, 30A e não os 32A que devia ter.
Há uma série de postos "de 22kW" que na prática não o são. É mais ou menos óbvio que o problema são os 41,4kVA (logo 60A por fase) do fornecimento, que implicam que cada tomada possa ter, sem balanceamento de potência, 30A e não os 32A que devia ter.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu percebo e aceito um ponto de vista diferente, mas custa-me ver alguns OPCs serem colocados no mesmo "saco" de outros que são tão dispensaveis quanto os CEME e as taxas deste governo, podendo ser prejudicados na sua actividade só porque não têm supermercados próprios....FullElectric Escreveu: ↑07 mai 2021, 22:33O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvarrimsilva Escreveu: ↑07 mai 2021, 15:33Mas o continente é OPC? Não é, apenas tem uns estacionamentos de luxo, não se enquadra nesta discussãoFullElectric Escreveu: ↑06 mai 2021, 18:36Um exemplo de quem tem produções gigantescas nas coberturas dos carregadores é o Continente![]()
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Havendo OPCs "prejudicados" não será porque não têm supermercados próprios mas porque têm modelo, CEMEs e Mobie.e; já sabiam quando decidiram investir quem iriam ser os seus parceiros de negócios e que qualquer particular ou privado pode carregar os seus veículos, dos seus amigos, vizinhos, colaboradores, membros, associados ou clientes, nas suas residências ou instalações desde que tenha contrato de fornecimento e não fature energia mas outro serviço, tempo por exemplo, o que ironicamente é o que os OPC faturam.rimsilva Escreveu: ↑09 mai 2021, 17:49Eu percebo e aceito um ponto de vista diferente, mas custa-me ver alguns OPCs serem colocados no mesmo "saco" de outros que são tão dispensaveis quanto os CEME e as taxas deste governo, podendo ser prejudicados na sua actividade só porque não têm supermercados próprios....FullElectric Escreveu: ↑07 mai 2021, 22:33O exemplo do Continente foi precisamente para envenenar e mostrar como é simples as coisas funcionarem bem, de forma eficiente e com grandes vantagens tanto para fornecedor como para utilizador quando não há mobi.e e CEMEs a estorvar
Com uma diferença ainda de importância que carateriza este modelo no que respeita á produção de energia renovável no local mesmo do carregamento, a que o OPC não é incentivado e o particular ou privado pode julgar sob o aspeto financeiro a oportunidade de a ponderar.
A mobilidade elétrica seria realmente incentivada se esta aberração da venda e comercialização livres de energia deixasse de ser um tabu, a Coca-Cola, as Levi Strauss ou o monopólio dos serviços de notários e farmácias do século XXI. idem se parte ou a totalidade dos incentivos á compra de VEs tivesse sido utilizada para financiar a instalação de postos de carregamento segundo uma estratégia geográfica interessante para os utilizadores de veículos eléctricos.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, o caso da rede do Continente está instalada numa cadeia de supermercados, é win win
No caso da rede Tesla não há supermercado nenhum associado e é ainda maior que a rede continente.
Qualquer OPC pode, se quiser, ou quando se sentir prejudicado, criar uma rede sem ou com supermercados. Já há dois excelentes exemplos que podem copiar.
No caso da rede Tesla não há supermercado nenhum associado e é ainda maior que a rede continente.
Qualquer OPC pode, se quiser, ou quando se sentir prejudicado, criar uma rede sem ou com supermercados. Já há dois excelentes exemplos que podem copiar.
- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O que os OPCs sabiam era a lei existente em Portugal, esse argumento de que "não fature energia mas outro serviço" é o tipico chico espertismo, porque a actividade não deixa de ser a mesma, estando na rua ou dentro de um parque de estacionamento.JLMF Escreveu: ↑09 mai 2021, 20:54
Havendo OPCs "prejudicados" não será porque não têm supermercados próprios mas porque têm modelo, CEMEs e Mobie.e; já sabiam quando decidiram investir quem iriam ser os seus parceiros de negócios e que qualquer particular ou privado pode carregar os seus veículos, dos seus amigos, vizinhos, colaboradores, membros, associados ou clientes, nas suas residências ou instalações desde que tenha contrato de fornecimento e não fature energia mas outro serviço, tempo por exemplo, o que ironicamente é o que os OPC faturam.
Com uma diferença ainda de importância que carateriza este modelo no que respeita á produção de energia renovável no local mesmo do carregamento, a que o OPC não é incentivado e o particular ou privado pode julgar sob o aspeto financeiro a oportunidade de a ponderar.
A mobilidade elétrica seria realmente incentivada se esta aberração da venda e comercialização livres de energia deixasse de ser um tabu, a Coca-Cola, as Levi Strauss ou o monopólio dos serviços de notários e farmácias do século XXI. idem se parte ou a totalidade dos incentivos á compra de VEs tivesse sido utilizada para financiar a instalação de postos de carregamento segundo uma estratégia geográfica interessante para os utilizadores de veículos eléctricos.
Bem ou mal (neste caso muito mal) há uma lei a cumprir, para o bem e para o mal e quando as leis estão mal, alteram-se.
Para disponibilizar um carregamento de carros electricos e fazer disso um negócio é necessário energia, não há outra forma. Não é ironicamente que os OPCs não faturam energia, é porque a lei os obriga a isso.
Se prestar atenção ou verificar discussões mais antigas sobre este tema, vai verificar que devo ser dos membros que mais criticam este modelo e que apresento vários razões para o modelo ser mudado (pelo menos do meu ponto de vista), mas isso não quer dizer que possar valer tudo, nem que isso me tire o foco do que é uma actividade de carregamento de veiculos eléctricos.
FullElectric Escreveu: ↑09 mai 2021, 22:02Sim, o caso da rede do Continente está instalada numa cadeia de supermercados, é win win
No caso da rede Tesla não há supermercado nenhum associado e é ainda maior que a rede continente.
Qualquer OPC pode, se quiser, ou quando se sentir prejudicado, criar uma rede sem ou com supermercados. Já há dois excelentes exemplos que podem copiar.
E ainda há mais casos (como sejam os HUB da power dot ou o PCR do saldanha, que deve ter sido um dos primeiros casos), mas não é isso que está em causa, o que está em causa é a própria essência da actividade que a partir do momento em que passa a ser faturada deveria ter as mesmas regras para todos os operadores e neste exemplos as regras não são.
Como tenho referido nesta fase até se poderá viver com esta situação, mas não duvido que dentro de algum tempo a AT possa olhar para o assunto e que o Continente, a Tesla ou outros possam vir a ser multados.
No entanto não será isso o fundamental, o importante seria que a lei da ME fosse alterada, para bem de todos e sobretudo da ME.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
+1rimsilva Escreveu: ↑10 mai 2021, 09:07Bem ou mal (neste caso muito mal) há uma lei a cumprir, para o bem e para o mal e quando as leis estão mal, alteram-se.
Para disponibilizar um carregamento de carros electricos e fazer disso um negócio é necessário energia, não há outra forma. Não é ironicamente que os OPCs não faturam energia, é porque a lei os obriga a isso.
Se prestar atenção ou verificar discussões mais antigas sobre este tema, vai verificar que devo ser dos membros que mais criticam este modelo e que apresento vários razões para o modelo ser mudado (pelo menos do meu ponto de vista), mas isso não quer dizer que possar valer tudo, nem que isso me tire o foco do que é uma actividade de carregamento de veiculos eléctricos.
Em relação isto tenho algumas dúvidas. Repara no mapa que mostra a expansão da rede Continente. Ok, sabemos que o Continente esta a usar um subsidio qualquer (foram expertos, se existe vamos aproveitar), mas ainda assim os advogados devem saber bem o que estão a fazer. Fazer investimento tão grande correndo o risco de depois se perder tudo ou parte em tribunal com multas e afins.rimsilva Escreveu: ↑10 mai 2021, 09:07Como tenho referido nesta fase até se poderá viver com esta situação, mas não duvido que dentro de algum tempo a AT possa olhar para o assunto e que o Continente, a Tesla ou outros possam vir a ser multados.
No entanto não será isso o fundamental, o importante seria que a lei da ME fosse alterada, para bem de todos e sobretudo da ME.

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