rdias Escreveu:santanamos Escreveu:mjr Escreveu:Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Eu costumo dizer que "não podemos controlar a receita mas podemos controlar as despesas".
Se um VE se adapta ás necessidades de um taxi, claro que sim se não tiver que prescindir da receita. Cada caso é um caso. Se perder um serviço bom por ano devido à autonomia ser mais reduzida não faz mossa nenhuma, compensa nos outros serviços mais pequenos o facto de ser um VE.. se for um taxi com uma carteira de clientes muito especial (que faça emodialises, contratos, serviços de espera tipo casamentos,etc) esses estão safos; se andar na praça tem que andar mais. É realmente necessário uma destruição de PCRs e autonomia para os dias "melhores".
Eu acredito que um VE com carregamento rápido se adapta às necessidades de um Táxi. Aliás eu acredito piamente que o VE vai salvar o sector do Táxi. Um leaf mkII pode servir perfeitamente para táxi com PCR´s na área de trabalho . Quanto aos kms é muito relativo, pois depende de muitas variáveis, mas 40000 kms é muito curto se quiseres ter um ordenado mínimo decente e se tivermos em conta todos os investimentos e custos associados.
Do que conheço do Porto, talvez com um minimo de 50.000 kms anuais, trabalhando sozinho, seja possível.
O colega do Porto deve ter pago a pronto o Leaf e não tem em conta esse investimento, pois não entra como custo directo mensal. Se estivesse a pagar mensalmente uma prestação sobre a viatura, estaria em maus lençóis.
Mas acredito que os VE vão salvar sector do táxi.
No meu caso, com 320 kms reais ( mínimo ) deixo de estar dependente da rede pública de carregamento ( disponibilidade e preço ) e posso ter degradação durante uns anitos valentes sem ter de mudar packs e provavelmente nunca irei recusar um serviço

Caro Rdias o taxista em questão está a pagar o taxi mensalmente. O valor da prestação é inferior ao que pagava em Combustível no anterior cenário (CI). Sei que é taxista mas deve estar com um pequeno problema na forma que está a efetuar o seu pensamento em termos contabilisticos. Se pensarmos em 40000 ano com 10% de viagem não pagas dá aproximadamente 4000km/ano sobrando 36000 km pagos.
Face a um CI o VE tem um custo de operação mais baixo pois:
Neste caso o custo energia é quase 0 e carregando em casa tem majoração de custo para 120% - Se tiver domicilio como sede social pode deduzir a eletricidade e com 40000km com um veiculo que gastava uma média de 10l dá por ano SEM IVA (4200 euros para combustivel)
Custo de manutenção e de desgaste (pneus) mais reduzido
Ou seja, por baixo, terá um custo inferior face a um CI no minimo de 5000 euros ano. Se o VE sem IVA custar 25000€ em 5 anos tem um carro de graça.
A questão do IVA mencionada atrás não conta pois IVA quem paga é o Cliente o taxista/empresa apenas é fiel depositário do mesmo. COmo empresário se não o tiver de comprar matérias melhor. Como alguém disse ganha-se dinheiro é nas compras pois a vender toda a gente tem um preço definido, no vosso caso a bandeirada.
Att